Caça aos Sons Misteriosos

Desenvolvida por: Pri Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fonemas e Grafemas

A atividade 'Caça aos Sons Misteriosos' é desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental visando aprimorar a compreensão dos fonemas, a unidade sonora das palavras, e sua correlação com as letras, ou grafemas. Mediante a utilizância de um jogo interativo, os alunos serão expostos a fonemas diversos através de um alto-falante e estimulados a identificar e associar esses sons às letras correspondentes que receberão em cartões. Divididos em pequenos grupos, esse exercício fomentará tanto o conhecimento linguístico quanto habilidades de trabalho em equipe, concentração e escuta ativa. Este jogo é uma maneira divertida e engajadora de explorar os conceitos básicos da fonética, oferecendo uma ponte concreta entre sons abstratos e suas representações gráficas, fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é projetada para promover o reconhecimento de fonemas, sua associação com as letras correspondentes, e motivar o emprego de estratégias cooperativas de aprendizado. O objetivo é fortalecer a base fonética para leitura e escrita, essencial neste estágio de desenvolvimento educacional. Através da prática lúdica, os alunos terão a oportunidade de escutar atentamente, diferenciar sons similares, e colaborar com colegas para alcançar um objetivo comum, fundamentos estes que atravessam disciplinas e anos escolares.

  • Reconhecer fonemas como unidades básicas de som
  • Associar fonemas às suas representações gráficas
  • Desenvolver habilidades de escuta e concentração
  • Incentivar o trabalho em equipe e a resolução cooperativa de problemas
  • Promover a compreensão da variação fonética dentro de palavras

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos de fonética e grafia, explorando a relação entre som e letra, diferenciando letras em formatos diversos e identificando ritmos e sons em contextos variados. Esta abordagem multidisciplinar permite uma compreensão aprofundada da linguagem, essencial para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

  • Relação entre fonemas e grafemas
  • Diferenciação de letras em formatos variados
  • Práticas de escuta ativa
  • Trabalho em equipe e cooperação

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade engaja os alunos através de uma caça ao tesouro sonora, onde o aprender fazendo é o foco. Divididos em grupos, interagirão com fonemas reproduzidos, identificando-os e relacionando-os com as letras correspondentes. Este processo cooperativo estimula a participação ativa, diálogo entre pares e a aplicação prática de conceitos fonéticos em um contexto lúdico.

  • Dinâmica de grupo para incentivar a colaboração
  • Uso de recursos auditivos para representar fonemas
  • Atividade prática de associação fonema-grafema
  • Estratégias lúdicas para facilitar o aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução dos conceitos e a explicação das regras. A segunda aula será destinada à execução da caça ao tesouro sonora, seguida de uma reflexão conjunta sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao fonema e grafema, revisão das regras do jogo.
  • Aula 2: Execução da caça ao tesouro sonora e discussão final.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação, engajamento e a colaboração entre os alunos durante a atividade. Será dado foco na capacidade de escuta, identificação correta dos fonemas e associação com as letras. Reflexões pós-atividade ajudarão a avaliar o entendimento dos conceitos. A evolução do grupo, em vez de resultados individuais, será o principal indicador de sucesso, refletindo a ênfase na aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluirão alto-falante para reprodução dos sons, cartões com letras impressas para associação fonema-grafema, espaço físico adequado para movimentação dos grupos, e materiais de apoio didático para introdução dos conceitos de fonemas e letras.

  • Alto-falante ou dispositivo para reprodução de sons
  • Cartões com letras em diferentes formatos
  • Espaço físico adequado para a atividade
  • Materiais didáticos de apoio

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