Caça às Letras

Desenvolvida por: Janaina (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade Caça às Letras é uma proposta lúdica e interativa para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, onde eles terão a oportunidade de explorar a sala de aula, transformada em um ambiente mágico repleto de letras coloridas. Equipados com lanternas, os pequenos irão em busca das letras do alfabeto, seguindo uma lista individual com letras específicas a serem encontradas. A cada letra localizada, o aluno deve pronunciar em voz alta o som correspondente àquela letra, praticando assim a identificação visual e auditiva de cada caracter. Esta atividade é projetada não apenas para diferenciar as letras do alfabeto de outros símbolos gráficos, mas também incentiva a reconhecer o sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala. Além de promover habilidades de segmentação oral de palavras em sílabas. Esse exercício dinâmico aproveita a natureza ativa e curiosa dos alunos, incentivando a aprendizagem através do jogo e da descoberta, ao mesmo tempo em que fortalece a memória visual e auditiva.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Caça às Letras visa desenvolver nos alunos do 1º ano do ensino fundamental a habilidade de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, reforçar a compreensão do sistema alfabético como representação dos sons da fala, e aprimorar a capacidade de segmentar oralmente palavras em sílabas. Através de uma metodologia ativa, os alunos se engajam em uma experiência de aprendizado que promove a observação, a escuta ativa, e a participação ativa, estimulando seu desenvolvimento cognitivo, habilidades de linguagem e alfabetização de maneira divertida e significativa.

  • Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo de Língua Portuguesa, focando no processo inicial de alfabetização. Ela engloba a identificação e distinção visual e auditiva das letras, compreensão do alfabeto como um sistema representativo dos sons da fala e a segmentação de palavras em sílabas, essenciais para o desenvolvimento da leitura e escrita. A natureza lúdica da atividade fortalece a memória e a aprendizagem significativa, aliando teoria à prática de forma divertida e envolvente.

  • Identificação das letras do alfabeto.
  • Distinção entre letras e outros sinais gráficos.
  • Prática da representação sonora das letras.
  • Segmentação oral de palavras em sílabas.

Metodologia

A metodologia adotada para essa atividade inclui a aprendizagem ativa e lúdica, onde os alunos são incentivados a se movimentarem pela sala em busca das letras do alfabeto e a interagirem tanto com o ambiente quanto com os colegas. Isso promove a autonomia do aluno, o trabalho em equipe, e a aplicação direta dos conceitos aprendidos em aulas anteriores, tais como os sons de cada letra e a segmentação de palavras em sílabas, através de uma experiência prática e envolvente.

  • Busca ativa por letras com uso de lanterna.
  • Pronúncia dos sons das letras encontradas.
  • Interpretação lúdica para a distinção das letras.

Aulas e Sequências Didáticas

Essa atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução sobre a importância de conhecer as letras e seus sons, seguida pelo início da Caça às Letras. Na segunda aula, os alunos continuarão a atividade, e ao final, haverá uma rodada de discussão sobre as letras encontradas e os sons correspondentes, reforçando o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e início da caça às letras.
  • Aula 2: Continuação da caça e discussão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação individual e no engajamento durante a caça às letras. Observar-se-á a capacidade de cada aluno de localizar as letras específicas, pronunciar corretamente os sons correspondentes e, quando possível, segmentar palavras simples em sílabas. Feedback personalizado será dado, valorizando os avanços e entendimento de cada aluno sobre a matéria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários letras coloridas de grande formato espalhadas pela sala, lanternas para cada aluno, listas individuais de letras específicas para encontrar, e um espaço adequado que permita a movimentação e exploração pelos alunos. Esses recursos são essenciais para criar um ambiente estimulante e adequado para o aprendizado ativo e participativo.

  • Letras coloridas de grande formato.
  • Lanternas para cada aluno.
  • Listas individuais com letras específicas a serem encontradas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo