Caça às Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Caça ao Tesouro Literário

Nesta atividade lúdica e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental embarcarão numa emocionante aventura de caça ao tesouro dentro da própria sala de aula. A missão principal será encontrar 'palavras mágicas' escondidas pelo ambiente, palavras estas que estarão diretamente relacionadas a objetos comuns do cotidiano escolar. Cada participante, munido de sua curiosidade e ânimo, terá a tarefa de descobrir uma palavra, lê-la em voz alta para os demais colegas e, em seguida, escrevê-la corretamente. Após a caçada, a turma se reunirá para uma atividade coletiva onde construirão frases utilizando as palavras descobertas, promovendo assim, não só a prática da escrita espontânea e a correção ortográfica, mas também estimulando a observação das formas convencionais das palavras e a percepção de semelhanças e diferenças entre elas. Esta atividade não só faz a ponte entre o jogo e a aprendizagem formal, mas também favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito pela vez do colega.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem significativa e divertida, que os auxilie a desenvolver competências importantes na alfabetização, como a habilidade de escrever palavras e frases de forma alfabética, a capacidade de observar e comparar suas próprias escritas com as convencionais, além de perceber as semelhanças e diferenças fonéticas entre palavras. Deseja-se, assim, que ao final da atividade, os alunos tenham avançado na sua capacidade de leitura e escrita, tendo maior familiaridade com a ortografia das palavras estudadas e com a construção frasal básica, elementos fundamentais para a formação de um indivíduo competente na língua materna.

  • Utilizar a alfabetização para explorar e interagir com o ambiente ao seu redor.
  • Promover a compreensão e escrita de palavras de uso frequente no cotidiano escolar.
  • Reconhecer a estrutura fonética das palavras e sua representação gráfica.
  • Encorajar a leitura e escrita espontâneas dentro de um contexto significativo e lúdico.
  • Desenvolver habilidades sociais como colaboração, escuta ativa e compartilhamento de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade foi pensado para favorecer a aplicação prática e interativa dos primeiros passos na jornada da alfabetização. Além de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de escrita espontânea e ortografia correta, esta atividade proporciona uma experiência rica em observação das normas convencionais da língua portuguesa, estimulando a análise e reflexão sobre a estrutura fonética das palavras. Ao integrar a ludicidade de uma caça ao tesouro com o processo educativo, desenvolve-se uma abordagem didática inovadora que visa uma maior fixação do conteúdo programático através da vivência e prática.

  • Escrita espontânea
  • Ortografia
  • Análise fonética
  • Construção de frases
  • Trabalho em equipe

Metodologia

Esta atividade adota a metodologia ativa 'Mão-na-massa', implicando numa abordagem educativa centrada no aluno, que o coloca em posição de protagonista do seu próprio aprendizado. Por meio da exploração do espaço da sala de aula e da interação com objetos e palavras, os alunos são instigados a utilizar seus conhecimentos prévios e novas habilidades adquiridas para cumprir tarefas desafiadoras. O aprendizado ocorre na prática, através da execução de uma tarefa concreta: a busca e a subsequente utilização das palavras encontradas em um contexto de criação coletiva.

  • Caça ao tesouro
  • Leitura e escrita de palavras
  • Construção de frases em grupo
  • Discussão em grupo
  • Reflexão sobre aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está prevista para ser realizada em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. A distribuição do conteúdo e das tarefas se dará de maneira a maximizar o aproveitamento do tempo e dos recursos disponíveis, garantindo que cada etapa contribua para o alcance dos objetivos pedagógicos propostos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração initial do ambiente.
  • Aula 2: Caça às palavras e leitura em voz alta.
  • Aula 3: Escrita das palavras encontradas.
  • Aula 4: Construção de frases e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no processo de aprendizagem individual e coletivo dos alunos. Observar-se-á a participação ativa, o entusiasmo, a colaboração entre pares e a disposição para realizar as atividades propostas. A correção das palavras e das frases produzidas pelos alunos servirá tanto como ferramenta de diagnóstico do avanço de cada um no processo de alfabetização quanto como meio para promover discussões construtivas sobre os erros e acertos, estimulando a auto-correção e o aprendizado cooperativo. A capacidade de reflexão sobre o próprio aprendizado também será valorizada, considerando a importância da metacognição no desenvolvimento de habilidades de estudo autônomo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão utilizados materiais simples e acessíveis, que estimulem a criatividade e a interação entre os alunos. A preparação do espaço físico e a organização dos materiais didáticos serão fundamentais para criar um ambiente propício ao engajamento e ao foco na tarefa.

  • Palavras impressas escondidas pela sala
  • Papel e lápis para a escrita
  • Objetos relacionados às palavras mágicas
  • Quadro-negro ou lousa digital
  • Câmera para registrar momentos da atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo