Caça às Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Caça às Palavras Mágicas' é uma proposta inovadora e envolvente destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Essa prática pedagógica tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da escrita, da leitura e da consciência fonológica por meio de uma busca ativa e divertida por palavras escondidas na sala de aula. Utilizando pistas sonoras dadas pelo educador, os alunos terão o desafio de localizar as palavras dispersas pelo ambiente e transcrevê-las utilizando letras móveis em um grande mural coletivo. Essa metodologia ativa, conhecida como 'Mão-na-massa', engaja os estudantes em uma experiência de aprendizado prática, onde eles são os principais agentes de seu processo educativo, explorando o ambiente, colaborando entre si e fazendo conexões significativas entre os sons (fonemas), a escrita (grafemas) e a fala.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover a familiarização dos alunos com a relação entre sons e letras, desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e significativa, e estimular a colaboração e a comunicação entre os participantes. Espera-se que, ao engajar os alunos em uma tarefa ativa de busca e identificação de palavras, eles possam explorar de maneira prática e envolvente os princípios da alfabetização fonética, aprimorando sua capacidade de associar fonemas a seus correspondentes grafemas, além de fortalecer a confiança em sua habilidade leitora e escritora.

  • Estimular o desenvolvimento da consciência fonológica.
  • Promover a prática de escrita de palavras e frases de forma alfabética.
  • Favorecer a leitura colaborativa em voz alta.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Aprimorar a associação entre fonemas e grafemas.

Conteúdo Programático

Esta atividade envolve conceitos chave da alfabetização, tais como a consciência fonológica, a relação fonema-grafema e estratégias iniciais de leitura e escrita. Ao trazer estes elementos para um contexto lúdico, propõe-se um ambiente rico em oportunidades para o desenvolvimento desses aspectos fundamentais do processo de alfabetização de forma integrada.

  • Consciência fonológica.
  • Relação fonema-grafema.
  • Estratégias de leitura e escrita.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa', aplicada nesta atividade, propõe uma abordagem prática e participativa de aprendizado. Por meio da caça ao tesouro, os alunos deverão encontrar as palavras escondidas, utilizando suas habilidades de escuta, leitura e escrita. As pistas sonoras funcionarão como gatilhos para a busca, incentivando a percepção auditiva e a associação fonema-grafema. A construção coletiva do mural com as palavras encontradas favorece a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

  • Caça ao tesouro de palavras escondidas.
  • Utilização de pistas sonoras para encontrar as palavras.
  • Construção de um mural coletivo com as palavras encontradas.
  • Leitura em voz alta das palavras pelo grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 3 horas, divididas em três aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos objetivos da atividade e as primeiras buscas por palavras. Na segunda aula, a busca continuará com o desafio aumentado através de pistas mais complexas. Na terceira aula, os alunos finalizarão a montagem do mural e farão a leitura em voz alta das palavras, com uma reflexão final sobre o aprendizado alcançado.

  • Aula 1: Introdução e início da caça às palavras.
  • Aula 2: Continuação da busca com pistas adicionais.
  • Aula 3: Finalização do mural e leitura coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa, observando o engajamento dos alunos na busca pelas palavras, a colaboração no grupo durante a atividade, a capacidade de associar os fonemas às suas respectivas letras ou palavras e a contribuição para a construção do mural coletivo. Além disso, a leitura em voz alta das palavras encontradas ajudará a avaliar a fluência de leitura e a confiança dos alunos em sua capacidade leitora. Exemplos de bom desempenho incluirão a demonstração de entusiasmo na busca, a interação produtiva com colegas e o uso correto dos fonemas na identificação de palavras.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem letras móveis de papel ou feltro, que serão utilizadas na construção do mural coletivo. Além disso, serão preciso cartões ou papéis onde serão escritas as palavras escondidas pela sala, e um espaço apropriado no mural ou parede para a fixação das palavras encontradas. Instrumentos de escrita, como canetas e marcadores, serão utilizados pelos alunos na anotação das pistas e na preparação das letras móveis.

  • Letras móveis de papel ou feltro.
  • Cartões ou papéis para as palavras escondidas.
  • Espaço no mural ou parede para fixação das palavras.
  • Canetas e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo