Caça às Palavras Perdidas

Desenvolvida por: Luzima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação e análise de palavras

Nesta atividade interativa chamada 'Caça às Palavras Perdidas', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a desenvolver sua habilidade de leitura e escrita através de uma aventura empolgante dentro da própria sala de aula. Utilizando a metodologia ativa, os estudantes irão à busca de cartões com palavras 'perdidas' que estarão escondidas em locais variados da sala, criando um dinâmico cenário de caça ao tesouro. Esta caçada não apenas servirá como um estímulo para a movimentação física, mas também promoverá um engajamento cognitivo, à medida que precisarão ler e reconhecer as palavras encontradas. Após a etapa de coleta, os alunos terão o desafio de comparar as palavras localizadas com as palavras que eles próprios escrevem, identificando assim semelhanças, diferenças e, principalmente, observando características das letras, a ortografia correta e a disposição adequada das palavras em uma frase. Este processo visa a facilitar o ensino da escrita convencional, permitindo aos alunos refletirem sobre os padrões ortográficos da língua portuguesa de uma maneira prática e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos estudantes uma experiência lúdica e educativa, que os auxilie a entender e aplicar os conceitos da escrita convencional de maneira prática. Através desta caça ao tesouro, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar semelhanças e diferenças entre a escrita formal e as suas próprias produções escritas, percebendo a importância das regras ortográficas. Além disso, pretende-se desenvolver a habilidade de leitura, ampliando o vocabulário e a compreensão sobre a disposição das palavras em um texto. Desta forma, a atividade busca promover uma reflexão sobre a estrutura da língua portuguesa, estimulando o reconhecimento e a correção de padrões ortográficos de forma autônoma.

  • Identificar as semelhanças e diferenças entre a escrita convencional e as produções escritas pessoais
  • Desenvolver habilidades de leitura e ampliação de vocabulário
  • Estimular a reflexão sobre a ordem das palavras e a estrutura de frases
  • Promover o reconhecimento e correção de padrões ortográficos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça às Palavras Perdidas' é engajada ao conteúdo programático de Língua Portuguesa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, enfatizando a aprendizagem da leitura e da escrita através de métodos ativos. O conteúdo abrange a identificação e análise das características das palavras, a observação das regras ortográficas e a estrutura textual básica. Através desta dinâmica, os alunos terão a oportunidade de aplicar de maneira prática os conceitos vistos em sala de aula, como a diferenciação entre letras, a formação de palavras e a correta ortografia, desenvolvendo assim uma base sólida para a fluência em leitura e escrita.

  • Características das palavras
  • Regras ortográficas básicas
  • Estrutura de frases
  • Diferença entre letras maiúsculas e minúsculas

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade propõe um aprendizado ativo, onde os alunos são os principais agentes de seu processo educacional. Inicialmente, o professor esconderá cartões com palavras pela sala, incentivando os alunos a explorarem o espaço em busca desses cartões. A abordagem lúdica da caça ao tesouro permite que os estudantes se engajem fisicamente e cognitivamente na tarefa, favorecendo a memorização e a compreensão dos conteúdos de forma significativa. Após a coleta, será realizado um momento coletivo para a análise das palavras encontradas, onde os alunos poderão comparar as letras, a ortografia e a disposição das palavras com suas próprias escritas, promovendo uma discussão construtiva sobre as regras da língua portuguesa.

  • Caça ao tesouro
  • Comparação e análise de palavras
  • Discussão em grupo sobre padrões ortográficos
  • Atividades de leitura e escrita

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, realizará a introdução da atividade, explicação das regras e o início da caça aos cartões com palavras. A segunda aula será dedicada à comparação das palavras encontradas com as produções dos alunos, discussão sobre as regras ortográficas e correções necessárias, finalizando com atividades de reforço.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início da caça às palavras
  • Aula 2: Análise, discussão e atividades de reforço das aprendizagens

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, enfocando a participação, engajamento e contribuição individual de cada aluno durante as fases da caça ao tesouro e a análise das palavras encontradas. Observará-se o empenho na busca dos cartões, a capacidade de identificação e compreensão das palavras, bem como a habilidade de refletir sobre a própria escrita em comparação com as palavras padrão. Será valorizada a interação entre os pares, a expressão de ideias durante a discussão em grupo e o reconhecimento progressivo dos padrões ortográficos. O feedback será dado individualmente e em grupo, visando estimular o desenvolvimento de cada estudante e o reconhecimento das conquistas alcançadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça às Palavras Perdidas', serão necessários cartões ou papeis pequenos onde as palavras serão escritas e posteriormente escondidas pela sala, canetas ou marcadores para escrever nos cartões e um espaço adequado que permita a busca ativa. Além disso, será utilizado o quadro para anotações e discussões coletivas sobre as palavras encontradas por todos, promovendo a troca de conhecimentos. Esse conjunto de recursos simples, mas eficazes, auxiliará na execução da atividade, garantindo a interação e a dinâmica necessária para um aprendizado efetivo.

  • Cartões ou papéis pequenos
  • Canetas ou marcadores
  • Quadro e giz ou caneta para quadro
  • Espaço de sala de aula apropriado

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo