Caça às Sílabas Perdidas

Desenvolvida por: Flavia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fonética e Fonologia

A atividade 'Caça às Sílabas Perdidas' é uma proposta lúdica e interativa, idealizada para auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a compreenderem melhor a relação entre os elementos sonoros das palavras (sílabas e fonemas) e suas representações escritas. Divididos em equipes, os alunos receberão cartões com palavras segmentadas em sílabas. O desafio consistirá em percorrer a sala à procura das sílabas corretas para montar as palavras indicadas por imagens em um grande cartaz. A atividade será enriquecida pelo uso de palavras com sílabas de sonoridades semelhantes, mas grafias distintas, o que estimula a atenção e a capacidade de diferenciação sonora e visual dos alunos, além de promover um ambiente de aprendizado coletivo e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a associação entre os elementos sonoros das palavras e suas representações escritas, habilidade fundamental na fase inicial de alfabetização. Espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade de comparar e identificar semelhanças e diferenças sonoras entre as sílabas, especialmente aquelas com grafias diferentes, reforçando assim o entendimento sobre fonemas e a consciência fonológica nos processos de leitura e escrita.

  • Desenvolver habilidades de reconhecimento dos elementos sonoros das palavras.
  • Associar com precisão os fonemas às suas representações escritas.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e cooperação.
  • Promover a atenção e percepção auditiva na diferenciação entre sílabas.
  • Incentivar a interação lúdica com a língua escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica engloba conteúdos de fonética e fonologia, focando em elementos como sílabas, fonemas e a construção de palavras, visando a promoção da fluência em leitura e escrita. Além disso, estimula o desenvolvimento cognitivo relacionado à percepção sonora e visual, além de competências socioemocionais por meio do trabalho em equipe.

  • Elementos sonoros das palavras: sílabas e fonemas.
  • Representação escrita dos sons.
  • Diferenciação fonética e fonológica.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade, colocando os alunos como protagonistas da sua própria aprendizagem. Através de uma abordagem hands-on, os participantes engajarão em uma busca ativa pelas sílabas, estimulando a aprendizagem através da exploração e da interação direta com o material didático e entre si, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Aprendizado baseado em jogos.
  • Abordagem lúdica para o ensino de leitura e escrita.
  • Trabalho em equipe para solucionar desafios.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 10 horas, divididas em 10 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução teórica aos conceitos de fonética e fonologia. Nas aulas subsequentes, serão realizadas as atividades práticas de montagem das palavras e associação com as imagens. A última aula será dedicada à revisão dos conceitos e ao feedback sobre a aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à fonética e fonologia.
  • Aulas 2 a 9: Atividades práticas de montagem das palavras.
  • Aula 10: Revisão e feedback.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento dos alunos durante a atividade e sua capacidade de trabalhar em equipe. Observará a precisão na associação das sílabas às imagens correspondentes, a participação ativa nas discussões e a habilidade de reconhecer as diferenças sonoras entre as sílabas. Feedbacks serão fornecidos ao longo das sessões para promover o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões com sílabas, cartazes com imagens das palavras a serem montadas, cola e tesoura. Materiais adicionais, como marcadores coloridos e fita adesiva, também podem ser utilizados para facilitar a organização e a visualização das palavras montadas pelos alunos.

  • Cartões com sílabas.
  • Cartazes com imagens.
  • Cola e tesoura.
  • Marcadores coloridos.
  • Fita adesiva.

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