Caça-Letras Divertido

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade Caça-Letras Divertido é uma jornada educativa que transforma a sala de aula em um ambiente de exploração e descoberta, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma emocionante caça ao tesouro em busca de letras do alfabeto escondidas. Essa proposta metodológica ativa e interativa visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender de forma lúdica e significativa. À medida que cada aluno encontra uma letra, terá a tarefa de colá-la em um grande mural, organizando-as corretamente e distinguido-as de números e outros símbolos gráficos. O objetivo é não apenas encontrá-las, mas também compreender a importância e o papel de cada letra dentro do sistema de escrita alfabética. Ao final da atividade, será realizada uma discussão guiada pelo professor sobre as descobertas feitas pelos alunos, reforçando a aprendizagem do alfabeto e de como as letras se diferenciam de outros sinais gráficos, além de promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver as habilidades de distinção entre letras e outros sinais gráficos nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, além de promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. O Caça-Letras Divertido busca também estimular a capacidade de segmentar palavras oralmente em sílabas, uma competência fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Por meio desta atividade prática e lúdica, os alunos terão a oportunidade de explorar o ambiente, colaborar com os colegas e aprender de forma significativa, fortalecendo a base para uma alfabetização sólida.

  • Distinguir letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Segmentar palavras oralmente em sílabas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado em explorar de maneira interativa e prática o aprendizado das letras do alfabeto, distinguindo-as de outros sinais gráficos. Através da caça ao tesouro, os alunos aprenderão a identificar cada letra e suas peculiaridades, compreendendo o papel essencial que desempenham no sistema de escrita alfabética e na formação de palavras. O engajamento nesta atividade promove a consciência fonológica, à medida que os estudantes são incentivados a segmentar as palavras encontradas em sílabas.

  • Alfabeto
  • Diferença entre letras e sinais gráficos
  • Sistema de escrita alfabética
  • Segmentação de palavras em sílabas
  • Consciência fonológica

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, esta atividade é projetada para incentivar os alunos a aprender pela experiência direta. Colocando-os no centro do processo de aprendizagem, os estudantes se tornam detetives do alfabeto, explorando a sala de aula em busca de letras escondidas. Essa abordagem prática estimula a investigação, a resolução de problemas e a interação entre os alunos, ao mesmo tempo em que integra conhecimentos de forma dinâmica e divertida. A discussão em grupo ao final permite refletir sobre o aprendizado e solidificar o conhecimento adquirido.

  • Caça ao tesouro para encontrar letras
  • Colagem de letras em mural
  • Diferenciação entre letras e outros símbolos
  • Discussão e reflexão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, explicação das regras e início da caça às letras. A segunda aula será dedicada à conclusão da caça, montagem do mural e discussão sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Conclusão da caça, montagem do mural e discussão.

Avaliação

A avaliação da atividade Caça-Letras Divertido será formativa, observando a participação ativa dos alunos durante todas as etapas. Será considerado o entusiasmo em buscar as letras, a habilidade em distinguir letras de outros símbolos gráficos, a capacidade de trabalhar em equipe durante a caça e a participação na discussão final. Exemplos de competências observadas incluem a correção na colagem das letras no mural, respeito pelos colegas e material, além da expressão oral durante a segmentação de palavras em sílabas e no debate sobre as letras encontradas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis. Letras do alfabeto previamente preparadas e escondidas pela sala representam o cerne da atividade, incentivando a exploração e a descoberta. Além disso, um grande mural para a colagem das letras, cola, fita adesiva e cartolinas estarão entre os recursos fundamentais para o desenvolvimento da caça ao tesouro e para a etapa final de discussão e consolidação do aprendizado.

  • Letras do alfabeto em papel ou cartolina
  • Grande mural ou cartolina para montagem do mural
  • Cola ou fita adesiva
  • Cartolinas para anotações e discussão
  • Espaço de sala de aula adequado para a realização da atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo