Caça Letras Mágicas

Desenvolvida por: Natali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação e distinção de letras do alfabeto

A atividade 'Caça Letras Mágicas' envolve a criação de um jogo de tabuleiro, em que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental vão identificar e encaixar letras em palavras predefinidas. O propósito é estimular o reconhecimento das letras do alfabeto, ajudando os alunos a distinguirem letras de outros sinais gráficos. Ao caminhar pelo tabuleiro, os estudantes vivenciam uma experiência de aprendizado lúdico, envolvente e socializadora, em que cada vez que uma casa for alcançada, será necessário encontrar a letra correta que complete a palavra. O professor atuará como mediador, orientando os alunos e oferecendo dicas conforme necessário, assegurando um ambiente de aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Caça Letras Mágicas' focam no desenvolvimento do conhecimento ortográfico e na familiarização dos alunos com as representações gráficas das letras em um contexto divertido e interativo. Através do movimento e do jogo, os estudantes têm a oportunidade de internalizar o sistema de escrita, associando sons às respectivas letras, o que é essencial para a alfabetização.

  • Desenvolver a capacidade de identificar letras do alfabeto.
  • Estimular a distinção de letras entre outros sinais gráficos.
  • Fomentar a habilidade de associar letras aos sons correspondentes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático de 'Caça Letras Mágicas' envolve atividades práticas centradas na identificação de letras, distinção de sinais gráficos e familiarização com o som das letras. Os alunos são desafiados a utilizar essas habilidades para completar palavras, promovendo um aprendizado ativo e participativo. Essa abordagem facilita também a segmentação oral em sílabas, um passo importante na aquisição da leitura.

  • Identificação de letras do alfabeto.
  • Distinção de letras de outros sinais gráficos.
  • Associação de letra a som.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada no aprendizado lúdico, onde jogos e atividades práticas são utilizados para facilitar o reconhecimento e a diferenciação das letras do alfabeto. O uso do tabuleiro como recurso didático proporciona um ambiente dinâmico e estimulante, capaz de captar a atenção dos alunos e promover a colaboração e interação entre eles. A intervenção do professor como mediador é fundamental para guiar e apoiar o aprendizado.

  • Aprendizado lúdico com jogos de tabuleiro.
  • Interação aluno-aluno mediada pelo professor.
  • Uso de dicas e orientação pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade estende-se por duas aulas de 60 minutos cada, oferecendo tempo adequado para a introdução da atividade, a execução do jogo de tabuleiro e o fechamento com discussão e reflexão sobre as aprendizagens. Essa estrutura garante que os alunos possam experimentar, explorar e consolidar suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e início do tabuleiro.
  • Aula 2: Continuação e conclusão do jogo, com discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e observacional, focando na participação ativa e no progresso individual na identificação de letras e formação de palavras. O professor observará a capacidade dos alunos em distinguir letras dos demais símbolos e usar o som da letra corretamente ao completar palavras. Exemplos incluem a verificação se o aluno identifica corretamente a letra necessária para completar uma palavra no tabuleiro ou se mostra dificuldade na distinção de letras de sinais gráficos. Feedbacks imediatos e construtivos serão fornecidos para garantir que cada criança receba orientação sobre seu desenvolvimento e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade 'Caça Letras Mágicas' são simples, mas vitais para implementar a atividade de forma eficaz e envolvente. Ao disponibilizar um tabuleiro de fácil manuseio e letras destacáveis, criamos um ambiente acessível para que todos os alunos possam participar plenamente. Cartões com palavras predefinidas e um sino para marcar o avanço adicionam elementos de jogo e competição saudável, motivando os alunos a participarem e atingirem seus objetivos de aprendizagem.

  • Tabuleiro de jogo confeccionado em sala.
  • Letras destacáveis do alfabeto.
  • Cartões com palavras predefinidas.
  • Sino para sinalizar a conclusão das palavras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo