Caça-Notícias

Desenvolvida por: Lurdya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão leitora e produção oral

A atividade 'Caça-Notícias' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aprimorar a leitura, compreensão e expressão oral por meio de uma abordagem lúdica e colaborativa. Neste exercício, os estudantes serão chamados a atuar como jovens detetives das notícias, promovendo um mergulho no mundo do jornalismo e da informação de maneira adaptada à sua faixa etária. O professor preparará um conjunto de notícias curtas e fotolegendas, selecionadas de acordo com relevância e valor educativo, abrangendo temas variados que possam instigar a curiosidade dos alunos. Trabalhando em grupos, os alunos terão a tarefa de ler e analisar o material fornecido para extrair informações chave - quem, o quê, onde, quando - desenvolvendo a habilidade de sintetização e reportagem. Após a análise, cada grupo irá apresentar uma pequena reportagem oral para o resto da classe, simulando uma verdadeira equipe de jornalistas mirins. Esta dinâmica permite não só o aprofundamento da compreensão leitora, mas também a desenvoltura na expressão oral, trabalho em equipe e noção básica de estruturas noticiosas, alinhando-se de forma efetiva com os objetivos da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central da atividade 'Caça-Notícias' é estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura, compreensão e expressão oral, seguindo princípios alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Objetiva-se promover uma leitura colaborativa entre os participantes, incentivando o engajamento ativo na interpretação de textos curtos e fotolegendas, além de aprimorar a capacidade de sintetizar informações relevantes para construção de uma narrativa coerente. Essa metodologia ativa propõe uma imersão lúdica no universo jornalístico, permitindo o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade. Além disso, a atividade fomenta habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito, escuta ativa e desenvolve a autoconfiança através da apresentação oral, preparando os alunos para futuras situações de expressão em público e colaboração.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual.
  • Promover a capacidade de sintetizar informações
  • Exercitar a expressão oral e a apresentação em público.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a curiosidade e o pensamento crítico ao explorar diferentes temas e notícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP08: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP10: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP16: Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica Caça-Notícias envolve conhecimentos relacionados à leitura, compreensão e produção oral baseada em textos jornalísticos adaptados para crianças. Utilizará um conjunto variado de notícias curtas e fotolegendas para permitir aos alunos explorar diferentes facetas da comunicação e do jornalismo. O conteúdo foi cuidadosamente selecionado para abordar temas educativos e relevantes, visando ao mesmo tempo entreter e informar os estudantes, além de incentivá-los a desenvolver um olhar crítico sobre a informação. A atividade se desdobra em uma experiência de aprendizado integral, cobrindo desde a leitura atenta de gêneros jornalísticos até estratégias para a construção de uma narrativa oral coesa.

  • Leitura de notícias curtas e fotolegendas.
  • Identificação dos elementos-chave de notícias: quem, o quê, onde, quando.
  • Técnicas de síntese de informações.
  • Preparação e apresentação de reportagens orais.
  • Exercício de escuta ativa e crítica durante as apresentações.

Metodologia

Para a implementação da atividade 'Caça-Notícias', será adotada uma abordagem pedagógica centrada no aluno, utilizando metodologias ativas que promovem a interação, colaboração e engajamento direto no processo de aprendizagem. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para incentivar o trabalho em equipe. Cada grupo receberá notícias curtas e fotolegendas para lerem juntos, discutirem e identificarem as informações principais. Posteriormente, eles deverão organizar uma pequena reportagem oral, simulando uma equipe de jornalismo. Esta etapa inclui a preparação do roteiro da notícia e a divisão de tarefas na apresentação. Toda a atividade será conduzida em um ambiente de aprendizagem suportivo, onde os alunos sentirão segurança para expressar suas ideias e dúvidas.

  • Trabalho em grupo para análise de textos jornalísticos.
  • Debate em grupo sobre o conteúdo das notícias.
  • Construção coletiva de uma reportagem oral.
  • Apresentação das reportagens para a classe.
  • Feedback construtivo após as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de execução. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao conceito da atividade, divididos em grupos e começarão a explorar as notícias e discutir em seus grupos. Na segunda aula, eles finalizarão as preparações de suas reportagens e realizarão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e análise das notícias.
  • Aula 2: Preparação final e apresentação das reportagens.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Notícias' será formativa, considerando o envolvimento dos alunos durante todo o processo, sua participação ativa nos grupos, a capacidade de compreensão leitora das notícias, a sintetização das informações essenciais e a qualidade da reportagem oral produzida. Não se buscará apenas a correção nas respostas, mas também a criatividade, cooperação e esforço despendido na preparação. Feedbacks serão fornecidos individualmente e por grupo, destacando pontos positivos e áreas para desenvolvimento. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na expressão oral, a organização da apresentação, a precisão na informação relatada, além da dinâmica de grupo e a contribuição de cada membro.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caça-Notícias', serão necessários recursos como uma seleção variada de notícias curtas e fotolegendas adaptadas ao nível de compreensão dos alunos do 1º ano, equipamento para reprodução de imagens (projetor ou impressões), além de materiais básicos de sala de aula como papel, canetas e lápis para anotações e preparação das reportagens. O ambiente de aprendizagem precisa ser organizado de forma a acomodar os alunos em grupos, favorecendo a interação e discussão.

  • Notícias curtas e fotolegendas impressas ou digitais.
  • Projetor ou cópias impressas das notícias para os grupos.
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis).
  • Espaço físico adequado para o trabalho em grupo e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo