Caça-palavras da Natureza

Desenvolvida por: Gilmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Lingua Portuguesa
Temática: Natureza e Alfabetização

A atividade 'Caça-palavras da Natureza' é uma prática pedagógica colaborativa destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos trabalharão em grupos pequenos para ilustrar e escrever nomes de elementos naturais, como sol, árvore e rio, em papéis. Este exercício é projetado para servir como uma introdução lúdica à escrita e à comparação de suas próprias produções com as escritas convencionais. Após a criação das palavras, os grupos organizarão seus desenhos em um grande quadro na sala de aula, formando um caça-palavras coletivo. Este caça-palavras será um catalisador para reflexão e discussão em classe sobre as diferenças e semelhanças entre a escrita infantil e a convencional. A atividade visa incentivar a observação e aprendizado colaborativo, promovendo a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe entre os alunos. Os alunos serão incentivados a explorar suas próprias representações da escrita e a participar ativamente no processo de descoberta de palavras nas representações dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é estimular o reconhecimento e o uso das escritas convencionais através da comparação com as produções dos próprios alunos. Além disso, a atividade visa promover a colaboração entre os alunos e incentivar a observação crítica sobre o processo de escrita.

  • Estimular o reconhecimento de palavras e escrita.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Incentivar a observação crítica e comparação entre diferentes formas de escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na ampliação do vocabulário referente a elementos da natureza e no desenvolvimento de habilidades iniciais de escrita. Através do processo de comparação e discussão, os alunos irão aprimorar suas ideias sobre a estrutura das palavras e seus significados contextuais.

  • Vocabulário relacionado à natureza.
  • Desenvolvimento de habilidades iniciais de escrita.
  • Comparação entre escrita infantil e convencional.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada em práticas colaborativas e lúdicas. Utilizando os desenhos e escritas em papel, os alunos participam ativamente da construção de um conhecimento coletivo. Esse método incentiva a participação e interação entre os estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e dinâmico.

  • Trabalho em grupo para criação de palavras.
  • Organização colaborativa do caça-palavras.
  • Discussão coletiva sobre escritas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula é dedicada à criação dos desenhos e palavras, enquanto a segunda é voltada para a organização do caça-palavras e discussão em classe. Esta divisão permite que os alunos tenham tempo suficiente para reflexão e participação ativa em ambas as etapas do processo.

  • Aula 1: Criação e ilustração de palavras.
  • Aula 2: Organização do caça-palavras e discussão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será conduzida de maneira contínua e formativa ao longo da atividade. Durante a criação e organização do caça-palavras, o professor observará o envolvimento e a colaboração dos alunos, bem como sua capacidade de refletir sobre as diferenças entre as escritas criadas e as convencionais. Exemplos incluem anotar a participação ativa dos alunos em grupos e suas contribuições para o caça-palavras coletivo. A observação individual também será realizada para identificar o entendimento de cada aluno sobre a representação escrita correta das palavras que escolheram.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais básicos de desenho e escrita, bem como um espaço na sala de aula onde possa ser afixado o caça-palavras coletivo. Esses recursos são essenciais para garantir que a atividade seja participativa e os alunos tenham a experiência tátil do processo de escrita.

  • Papel e lápis de cor ou canetas.
  • Quadro ou mural para afixar o caça-palavras.
  • Fitas adesivas ou tachinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo