Caça-Palavras de Grandes Personalidades

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dia da Consciência Negra

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se engajar em uma experiência lúdica e educativa enquanto aprendem sobre o Dia da Consciência Negra. Utilizando caça-palavras com nomes de personalidades negras importantes, essa prática permite a conexão entre a diversão e o aprendizado. Após a localização dos nomes no caça-palavras, os estudantes serão desafiados a escrever frases ou pequenos parágrafos sobre cada personalidade, recorrendo a palavras-chave previamente fornecidas pelo professor. Este método estimula não apenas a escrita alfabética e a observação da ortografia convencional, mas também promove uma reflexão sobre a contribuição e o impacto dessas figuras históricas. A atividade é desenhada para ser intuitiva e inclusiva, assegurando que cada aluno possa participar e contribuir para a discussão coletiva, enquanto pratica e desenvolve suas habilidades de escrita de palavras e frases de maneira significativa e contextuada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a chance de desenvolver suas habilidades de escrita alfabética e observação ortográfica de uma maneira divertida e significativa. Utilizar o tema do Dia da Consciência Negra permite aos estudantes uma conexão cultural e histórica, promovendo, ao mesmo tempo, uma conscientização sobre diversidade e inclusão. Ao escrever sobre personalidades negras históricas, os alunos estarão não apenas aprendendo sobre figuras importantes que moldaram a nossa sociedade, mas também melhorando suas habilidades de escrita através da prática de escrita convencional e criativa.

  • Desenvolver habilidades de escrita alfabética e observação ortográfica.
  • Promover a conscientização acerca do Dia da Consciência Negra.
  • Estimular a pesquisa e o aprendizado sobre personalidades negras históricas.
  • Explorar a escrita de palavras e frases de maneira significativa.
  • Facilitar a conexão entre aprendizado histórico-cultural e prática de escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade engloba o reconhecimento e a valorização de personalidades negras na história, assim como a prática da escrita alfabética e a observação da ortografia convencional. Ao conectarem-se com estas figuras históricas, os estudantes aprenderão mais sobre os fundamentos do Dia da Consciência Negra e a importância de reconhecer e celebrar contribuições significativas à cultura e sociedade. Simultaneamente, a escrita de palavras e frases pertinentes aos indivíduos estudados permitirá aos alunos praticar e aprimorar sua capacidade de expressão escrita de acordo com as normas ortográficas.

  • Importância do Dia da Consciência Negra.
  • Biografias de personalidades negras importantes.
  • Prática da escrita alfabética.
  • Observação da ortografia convencional.
  • Composição de frases e parágrafos.

Metodologia

A metodologia desta atividade centra-se na aprendizagem ativa, em que os alunos serão encorajados a participar de forma proativa na busca de nomes no caça-palavras e subsequente escrita sobre as personalidades encontradas. O professor desempenhará um papel de facilitador, provendo as ferramentas necessárias como o caça-palavras, as palavras-chave e informações básicas sobre cada personalidade para guiar as discussões. Após a fase de pesquisa e escrita, haverá um momento de compartilhamento, em que os alunos poderão apresentar suas descobertas e escritas ao grupo, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo e de troca de conhecimentos.

  • Uso de caça-palavras para introduzir personalidades negras.
  • Escrita guiada utilizando palavras-chave.
  • Discussões em grupo sobre as figuras históricas estudadas.
  • Apresentações individuais ou em pequenos grupos.
  • Feedback construtivo e encorajador pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser realizada em uma única sessão de 60 minutos.

  • Aula 1: Introdução ao Dia da Consciência Negra, caça-palavras, escrita e discussão sobre personalidades negras.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no envolvimento dos estudantes durante toda a atividade e na capacidade de expressar suas ideias através da escrita. Observar-se-á a correta utilização das palavras-chave, a aderência à ortografia convencional e a capacidade de compor frases e parágrafos coerentes sobre as personalidades estudadas. Mais do que uma avaliação quantitativa, interesse está na reflexão e no crescimento individual dos alunos. Será valorizado o esforço pessoal, a participação e a criatividade na exploração do tema.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários caça-palavras personalizados contendo os nomes das personalidades negras a serem exploradas, folhas de papel ou cadernos para os alunos realizarem suas escritas, lápis ou canetas, e informação de apoio sobre as personalidades para orientar as discussões e a escrita. Além disso, o uso de recursos visuais como imagens ou pequenos vídeos poderá tornar a experiência ainda mais rica e envolvente para os estudantes.

  • Caça-palavras impressos
  • Folhas de papel ou cadernos
  • Lápis e canetas
  • Informações impressas ou digitais sobre as personalidades
  • Recursos visuais como imagens ou vídeos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo