Caça-Palavras do Cotidiano

Desenvolvida por: Bereni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Vida cotidiana e escrita espontânea

Na atividade 'Caça-Palavras do Cotidiano', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar o ambiente ao seu redor para identificar e listar palavras presentes em seu dia a dia. Em grupos, eles irão discutir e selecionar palavras relacionadas a temas como objetos da sala de aula, alimentos, e brinquedos. Posteriormente, cada grupo utilizará sua lista para criar um caça-palavras no papel, que será resolvido por outro grupo. Esta atividade promove a prática da escrita espôntanea, a atenção às formas alfabéticas das palavras, colaboração entre estudantes e o desenvolvimento da conscientização fonológica. O professor atuará como facilitador, orientando os alunos na escrita correta das palavras e na estruturação adequada do caça-palavras, além de estimular a reflexão acerca da estrutura das palavras e a conexão entre sons e letras.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é promover a consciência fonológica e a familiarização com a forma alfabética das palavras de uma maneira interativa e divertida, facilitando o aprendizado da leitura e da escrita. Pretende-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, enquanto os alunos engajam-se na seleção de palavras, discussão de ideias e colaboração para a criação de caça-palavras. Esta atividade também visa incentivar a escrita espontânea e a autocorreção, à medida que os alunos refletem sobre a ortografia das palavras e exploram a estrutura das mesmas.

  • Desenvolver a consciência fonológica e o reconhecimento das formas alfabéticas das palavras.
  • Praticar escrita espontânea e colaborativa.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Promover a reflexão sobre a estrutura e ortografia das palavras.
  • Incentivar a exploração lúdica da língua através de jogos de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética \u2013 usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora práticas de escrita espôntanea e discussão colaborativa como meio de explorar a natureza fonética e ortográfica das palavras. Ao criar e resolver caça-palavras, os alunos aplicam conhecimentos sobre a forma das palavras, sua estrutura e ortografia, além de desenvolver habilidades de leitura e escrita através de uma abordagem lúdica. A inclusão de momentos de reflexão e autocorreção contribui para o aprofundamento da compreensão dos aspectos linguísticos abordados.

  • Reconhecimento e escrita de palavras
  • Consciência fonológica
  • Ortografia e estrutura das palavras
  • Colaboração e trabalho em equipe
  • Leitura e interpretação de caça-palavras

Metodologia

A metodologia ativa empregada incentiva a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Através da Atividade Mão-na-massa, eles se envolvem diretamente na criação dos caça-palavras, explorando materiais e ideias de forma concreta. A Aprendizagem Baseada em Projetos proporciona um contexto significativo para a escrita e leitura das palavras, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos promove engajamento e motivação através do lúdico. A colaboração e interação entre os alunos são fundamentais para o sucesso da atividade, potencializando o processo de aprendizado.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Discussão em grupo e colaboração
  • Orientação e feedback do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão a elaboração das listas de palavras e o desenho dos caça-palavras. A segunda aula será dedicada à finalização dos caça-palavras e à troca entre os grupos para solução dos mesmos, seguida de uma discussão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Discussão inicial, seleção e listagem de palavras, início da criação dos caça-palavras.
  • Aula 2: Finalização e troca dos caça-palavras, resolução pelos grupos, discussão e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando o engajamento dos alunos na elaboração das listas de palavras, sua participação na criação do caça-palavras e na resolução dos caça-palavras de outros grupos. A habilidade de trabalhar em equipe, a criatividade na seleção de palavras e a capacidade de reflexão sobre a estrutura das palavras serão aspectos avaliados. Será incentivada a autoavaliação e o feedback entre pares para promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Exemplos concretos de sucesso incluirão a correta identificação e escrita das palavras, colaboração efetiva dentro dos grupos e capacidade de resolver o caça-palavras proposto por outros grupos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, borrachas e lápis de cor ou canetas coloridas. Além disso, pode-se utilizar quadro-negro ou quadro branco para orientações gerais e discussões coletivas. O ambiente da sala de aula será aproveitado como fonte de inspiração para as palavras, mas também será incentivado que os alunos reflitam sobre palavras do seu cotidiano fora da sala de aula.

  • Papel ofício ou sulfite
  • Lápis e borrachas
  • Lápis de cor ou canetinhas
  • Quadro-negro ou quadro branco
  • Exemplos de caça-palavras para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo