Caça-Palavras do Tesouro

Desenvolvida por: Valeri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça-Palavras do Tesouro' é uma proposta lúdica e interativa voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de trabalhar a identificação, leitura e construção de palavras e frases simples. Utilizando o ambiente da sala de aula como cenário de uma caçada ao tesouro, o professor irá esconder cartões coloridos contendo palavras simples em diversos pontos. Os alunos, munidos de lanternas de papel, serão incentivados a buscar os cartões. Ao encontrar um cartão, o aluno deverá ler a palavra em voz alta e fixá-la em um mural, com o desafio de formar frases simples colaborativamente. Este método ativo de aprendizagem promove a participação ativa dos estudantes, estimula a leitura espontânea e o reconhecimento da estrutura frasal, incluindo a importância dos espaços em branco entre as palavras.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos no processo de identificação e leitura de palavras, bem como na construção de frases simples, de forma lúdica e colaborativa. Ao permitir que as crianças participem ativamente da construção do conhecimento por meio da caçada aos cartões, busca-se desenvolver habilidades essenciais de leitura e escrita. Além disso, a atividade proporciona uma compreensão prática sobre a separação das palavras por espaços em branco na escrita, um aspecto fundamental da língua escrita. Este engajamento ativo com o texto promove a autonomia, a colaboração e o entusiasmo pela aprendizagem.

  • Identificar palavras simples no contexto de uma atividade lúdica.
  • Praticar a leitura espontânea diante de um público.
  • Compreender e aplicar a noção de espaços em branco entre as palavras na construção frasal.
  • Desenvolver habilidades de colaboração ao participar da formação de frases em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Conteúdo Programático

A atividade integra práticas de leitura e escrita, focando especialmente na identificação de palavras e na construção de frases simples. Ao envolver os alunos numa caçada ao tesouro pelas palavras, aplica-se uma metodologia ativa que promove o aprendizado por descoberta. Os alunos têm a oportunidade de explorar a fenomenologia da língua, percebendo de maneira prática a separação das palavras por espaços e a importância da ordem das palavras na construção de frases com sentido. Assim, alinha-se o conteúdo programático à estrutura da atividade, oferecendo uma aprendizagem significativa e divertida.

  • Identificação de palavras
  • Leitura espontânea de palavras simples
  • Construção de frases simples
  • Importância dos espaços em branco na escrita

Metodologia

Para implementar esta atividade, utilizaremos a metodologia ativa de 'Atividade Mão-na-massa' combinada com 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Os alunos serão instigados a explorar o ambiente, procurando por cartões escondidos como se fossem tesouros. Essa busca ativa estimula a curiosidade e a motivação. Ao encontrar os cartões, a tarefa de ler a palavra em voz alta e colaborar na construção de frases simples promove a prática da leitura e escrita de forma participativa e lúdica. Essa abordagem prática é essencial para a internalização dos conceitos ensinados.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e a explicação das regras. Na segunda e terceira aulas, os alunos realizarão a caçada ao tesouro com a leitura e montagem das frases, com uma revisão final dos conceitos aprendidos ao final da terceira aula.

  • Aula 1: Introdução e explicação das regras (40 minutos)
  • Aula 2: Caçada ao tesouro - procura e leitura dos cartões (40 minutos)
  • Aula 3: Continuação da caçada, montagem das frases no mural e revisão dos conceitos (40 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação, o entusiasmo e a colaboração dos alunos durante a caçada ao tesouro, assim como a capacidade de leitura em voz alta e de formar frases simples. Será dada atenção especial à compreensão dos espaços em branco entre as palavras e à correção na formação das frases. Feedback construtivo será oferecido ao longo da atividade, com momentos de reflexão em grupo sobre os desafios encontrados e as estratégias de solução.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem cartões coloridos com palavras impressas, lanternas de papel ou pequenas lanternas para cada aluno, fita adesiva para fixar os cartões no mural, e um grande mural ou espaço na parede da sala de aula. Esses recursos são simples, mas eficazes para criar um ambiente lúdico e interativo, promovendo uma experiência de aprendizagem prática e envolvente.

  • Cartões coloridos com palavras impressas
  • Lanternas de papel ou pequenas lanternas
  • Fita adesiva
  • Grande mural ou espaço na parede

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo