Caça-Palavras Falante

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de uma caça ao tesouro interativa com foco na alfabetização. Escondidas pela sala, estarão palavras que os alunos deverão encontrar, ler em voz alta e escrever em um cartaz de maneira coletiva, promovendo a prática da escrita alfabética e a distinção das letras do alfabeto de outros símbolos. Este exercício estimula não apenas o reconhecimento e a escrita das palavras, mas também fortalece a consciência espacial entre as palavras no texto. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para transformar o processo de aprendizagem em uma experiência divertida e engajante, incentivando os alunos a participarem ativamente na construção do seu conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover a alfabetização e o letramento dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, focando na habilidade de distinguir letras do alfabeto de outros sinais gráficos, assim como na prática da escrita de palavras e frases de forma alfabética. Através desta caça ao tesouro interativa, espera-se que os alunos desenvolvam uma melhor consciência espacial entre as palavras, um aspecto fundamental para a fluência na leitura e escrita. Ao mesmo tempo, busca-se fomentar a colaboração, o trabalho em equipe e a aprendizagem ativa, utilizando para isso uma metodologia baseada em jogos que propicie um ambiente divertido e motivador.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e distingui-las de outros símbolos gráficos.
  • Desenvolver habilidades de escrita alfabética através da prática espontânea e por ditado.
  • Fomentar a consciência espacial entre palavras no processo da escrita.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a alfabetização e o letramento de forma lúdica e engajadora.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética \u2013 usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o reconhecimento das letras do alfabeto, a prática de escrita alfabética e o desenvolvimento da consciência espacial nas práticas de leitura e escrita. Além disso, a atividade propõe uma abordagem lúdica da educação, por meio da aprendizagem baseada em jogos, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo para os alunos. Esta abordagem visa não só a aquisição de conhecimentos técnicos da língua, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como colaboração e trabalho em equipe.

  • Letras do alfabeto
  • Escrita alfabética de palavras e frases
  • Consciência espacial entre palavras
  • Colaboração e trabalho em equipe
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Metodologia

A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que se mostra eficaz no engajamento e na motivação dos alunos. Iniciaremos com uma contextualização breve, seguida da explicação das regras da caça ao tesouro. Os alunos serão encorajados a explorar a sala de aula em busca das palavras escondidas, ler em voz alta ao encontrá-las e depois escrevê-las coletivamente em um cartaz. A estratégia visa estimular a aprendizagem colaborativa, a leitura e a escrita de forma lúdica e interativa, garantindo que o processo de alfabetização seja tanto desafiador quanto divertido.

  • Contextualização da atividade para os alunos
  • Explicação das regras da caça ao tesouro
  • Atividade prática de busca, leitura e escrita das palavras
  • Registro coletivo das palavras encontradas em um cartaz
  • Discussão em grupo sobre as palavras encontradas e o jogo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 1 hora, dividida em duas partes de 30 minutos. Na primeira metade, os alunos participarão ativamente da caça ao tesouro, buscando e escrevendo as palavras. Na segunda metade, haverá uma discussão coletiva sobre as palavras encontradas e a experiência de aprendizagem, além da leitura conjunta do cartaz produzido.

  • Primeira aula de 30 minutos: Explicação e início da caça ao tesouro
  • Segunda aula de 30 minutos: Discussão em grupo e leitura coletiva do cartaz

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo e na capacidade de trabalhar em equipe. Observaremos a habilidade de cada aluno para reconhecer letras, ler e escrever palavras em um ambiente colaborativo. Também será considerado o envolvimento na discussão em grupo após a atividade. Este método de avaliação busca não só verificar o aprendizado individual, mas também valorizar o processo coletivo e a disposição dos alunos em auxiliar uns aos outros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cartazes em branco, canetas ou marcadores coloridos, e palavras impressas para serem escondidas pela sala de aula. Será importante também preparar um espaço amplo e seguro para que os alunos possam se movimentar livremente durante a caça ao tesouro. O uso de decoração temática pode tornar a atividade ainda mais envolvente e divertida para os alunos.

  • Cartazes em branco e marcadores coloridos
  • Palavras impressas
  • Espaço amplo e seguro para movimentação
  • Decoração temática opcional para engajamento

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo