Caça-Palavras Falante

Desenvolvida por: Daiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem e escrita

O Caça-Palavras Falante é uma atividade prática e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os estudantes serão agrupados em pequenos times e receberão cartões contendo palavras simples. O objetivo é que busquem dentro da sala de aula ou em revistas fornecidas pelo professor, objetos ou imagens que representem as palavras indicadas nos cartões. Após essa busca, cada equipe terá a tarefa de apresentar os objetos ou imagens encontradas ao restante da classe e, em seguida, tentará escrever no quadro a palavra correspondente de maneira colaborativa. Este momento será especialmente rico, pois permitirá que os alunos observem as tentativas de escrita de seus colegas, comparem com as formas convencionais das palavras e discutam as diferenças, sempre com a orientação do professor. Esta abordagem estimula não apenas a escrita espontânea e a consciência sobre a ortografia convencional, mas também fomenta a oralidade, a colaboração e o pensamento crítico ao discutir e planejar as ações em grupo, facilitadas pela metodologia ativa. O papel ativo dos alunos na construção do conhecimento, através da experimentação, discussão e reflexão sobre a própria aprendizagem, são aspectos fundamentais desta atividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover um ambiente de aprendizado ativo onde os alunos possam explorar e expressar suas compreensões sobre a linguagem escrita de forma lúdica e colaborativa. Espera-se que, por meio do Caça-Palavras Falante, os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais como a capacidade de escrever palavras e frases de forma alfabética, utilizando letras que representem os sons de maneira convencional. Além disso, busca-se que eles possam observar e comparar suas produções escritas com as formas convencionais, identificando semelhanças e diferencias para aprimorar sua escrita. Também, visa-se estimular a habilidade de planejar e produzir textos simples em colaboração, entendendo aspectos básicos da situação comunicativa. A oralidade será crucial durante todo o processo, uma vez que a discussão em grupo sobre as escolhas e estratégias de escrita e a apresentação dos resultados serão essenciais para a consolidação da aprendizagem.

  • Estimular a escrita espontânea e por ditado, utilizando a forma alfabética.
  • Promover a observação e discussão sobre as formas convencionais de escrita.
  • Incentivar o planejamento e produção colaborativa de textos simples, considerando a situação comunicativa.
  • Desenvolver habilidades de oralidade através de discussões e apresentações em grupo.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de refletir sobre o próprio aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Esta atividade é baseada na exploração da linguagem escrita e oral, focando na identificação, discussão e aplicação das convenções da escrita alfabética. Enfatiza-se o desenvolvimento da capacidade de observar e questionar as próprias produções textuais e as dos colegas, comparando-as com as formas ortográficas convencionais. Além disso, o planejamento e realização de tarefas de escrita em equipe são fundamentais para estimular a colaboração, a comunicação eficaz e o entendimento da funcionalidade dos diferentes gêneros textuais no cotidiano. Esses conteúdos são essenciais para a formação básica dos alunos no campo da linguagem, servindo como ponto de partida para a aquisição de competências comunicativas mais complexas.

  • Escrita espontânea e orientada de palavras e frases
  • Convenções e formas convencionais da escrita
  • Produção colaborativa de textos
  • Discussão sobre o uso e a funcionalidade da escrita
  • Desenvolvimento da oralidade e habilidades de apresentação

Metodologia

Para a implementação desta atividade, adotaremos a metodologia ativa, na qual os alunos terão o papel central na construção do conhecimento. A estratégia de aprendizagem baseia-se na interação direta com os objetos de estudo (palavras e suas representações) e na reflexão sobre as experiências vivenciadas durante as tarefas de busca, discussão, e escrita. Promoverá a autonomia dos alunos ao encorajá-los a fazer escolhas, tomar decisões e resolver problemas em grupo. Discussões guiadas pelo professor permitirão que compartilhem insights e construam conhecimentos de forma coletiva. Esta abordagem visa também desenvolver habilidades sociais, como a colaboração e a comunicação eficaz entre os pares.

  • Agrupamento dos alunos em pequenas equipes
  • Distribuição de cartões com palavras e busca de representações
  • Apresentação dos objetos ou imagens encontrados e tentativa de escrita coletiva
  • Discussões e reflexões sobre as tentativas de escrita
  • Uso de feedback imediato e construtivo pelo professor para orientar as reflexões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caça-Palavras Falante será realizada ao longo de duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução ao exercício e formação dos grupos, os alunos entrarão na fase de busca e seleção dos itens. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos, tentativas de escrita no quadro e discussões coletivas guiadas pelo professor. Este cronograma permite uma distribuição equilibrada entre as etapas de planejamento, execução e reflexão sobre a atividade, essenciais para o aprendizado significativo.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da busca por palavras.
  • Aula 2: Apresentação dos grupos, escrita no quadro e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, focando nas habilidades de escrita, colaboração e reflexão dos alunos sobre sua aprendizagem. Observaremos a capacidade dos alunos de trabalhar em conjunto durante a busca e seleção de objetos ou imagens, assim como sua disposição para discutir e entender as formas convencionais de escrita. Especial atenção será dada à evolução da escrita espontânea em direção a formas mais convencionais, considerando as tentativas iniciais e as melhorias após as discussões. A participação nas discussões em grupo e a capacidade de oferecer e receber feedback construtivo também serão critérios importantes. Exemplos específicos de contribuições individuais e melhorias coletivas serão destacados como indicativos de sucesso na atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cartões ou pequenos papéis com palavras simples impressas, revistas ou jornais com uma variedade de imagens, e recursos básicos de sala de aula como quadro branco, marcadores e borracha. A seleção de revistas e jornais deve considerar a diversidade de imagens que possam atender às palavras selecionadas para estimulação da busca. O uso de objetos reais da sala de aula enriquecerá a experiência, aproximando a aprendizagem do contexto real dos alunos. A preparação adequada desses recursos é fundamental para o bom andamento da atividade e para a maximização das oportunidades de aprendizagem.

  • Cartões com palavras simples
  • Revistas e jornais com imagens diversas
  • Quadro branco com marcadores e borracha
  • Objetos diversos presentes na sala de aula

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo