A atividade 'Caça-Palavras Folclóricos' é uma proposta lúdica e educativa, projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que visa associar a diversão da caça ao tesouro com o processo de alfabetização. Durante esta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões com imagens de personagens folclóricos brasileiros, acompanhados de palavras correspondentes desmembradas, seja em sílabas ou letras misturadas. A missão dos alunos será reorganizar estas letras e sílabas para formar corretamente os nomes dos personagens. Para enriquecer ainda mais essa experiência de aprendizagem, o professor lerá as palavras em voz alta, permitindo uma associação direta entre os sons e sua representação gráfica. Essa metodologia ativa busca promover uma maior compreensão sobre a natureza alfabética da escrita, enfatizando sua função de representação dos sons da fala.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e aplicar o sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala. Adicionalmente, espera-se que, através desta tarefa lúdica, os alunos consigam identificar fonemas e suas respectivas representações por letras, bem como relacionar elementos sonoros, como sílabas e partes de palavras, com sua representação escrita. Além de promover o desenvolvimento da alfabetização, esta atividade também visa enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o folclore brasileiro, valorizando nossa cultura e tradições orais.
O conteúdo programático para esta atividade envolve a integração de conhecimentos linguísticos e culturais, abrangendo desde a alfabetização básica, centrada na compreensão do sistema de escrita alfabética e na decodificação de palavras, até uma abordagem introdutória ao riquíssimo universo do folclore brasileiro. Com ênfase na leitura e na escrita, a atividade é projetada para reforçar a identificação de letras e sílabas, a formação de palavras e o desenvolvimento da compreensão leitora, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental.
A metodologia ativa empregada nesta atividade incentiva a participação ativa dos alunos, colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Por meio da exploração direta dos materiais (cartões com imagens e palavras desmembradas) e da interação constante com seus pares, os alunos são guiados a construir seu conhecimento de forma colaborativa. O papel do professor, neste contexto, é de facilitador e orientador, fornecendo suporte e estímulo ao raciocínio crítico e à compreensão dos conceitos abordados.
A atividade está planejada para um total de 2 horas, divididas em 3 aulas de aproximadamente 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução à atividade e aos personagens folclóricos. Na segunda, os alunos realizarão a caça aos tesouros linguísticos em grupos. Na última aula, haverá a correção coletiva e a discussão sobre as descobertas feitas pelos alunos.
A avaliação será formativa e processual, considerando o envolvimento e a participação do aluno durante todo o processo. Será dado especial atenção ao progresso individual na identificação e organização das letras e sílabas, bem como o trabalho em equipe. Além disso, serão avaliadas a capacidade de escuta ativa, quando do acompanhamento da leitura das palavras pelo professor, e a habilidade de relacionar a palavra falada com a sua representação escrita. Exemplos de interações positivas e construtivas entre os alunos, bem como tentativas de decodificação dos nomes dos personagens, mesmo que imprecisas, serão valorizadas.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cartões impressos com imagens dos personagens folclóricos e as palavras correspondentes desmembradas, espaços adequados para a formação de pequenos grupos e um ambiente acolhedor que propicie a interação e a aprendizagem. Além disso, é essencial a presença de um professor ou mediador capacitado para guiar a atividade, fazendo a ponte entre os alunos e os conteúdos propostos.
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