Caça-Palavras Interativo

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Nesta atividade prática, com duração total de 2 horas divididas em duas sessões, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental trabalharão em grupos para formar palavras usando letras móveis. O professor iniciará a atividade pronunciando palavras de uso frequente, conforme a habilidade EF12LP01 da BNCC, de forma clara e pausada. Os alunos, diante do desafio, buscarão entre as letras disponíveis aquelas que correspondem aos sons ouvidos para montar as palavras no chão ou em uma mesa grande. Esta atividade interativa não só favorece a associação precisa entre grafemas e fonemas melhorando a habilidade de leitura e escrita, mas também promove a colaboração, oralidade e o pensamento crítico entre os alunos à medida que eles discutem e decidem juntos quais letras formam a palavra ouvida. Por fim, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas palavras aos colegas, promovendo uma roda de debate onde poderão discutir as diferentes palavras formadas e a importância de cada uma no contexto utilizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos uma experiência de aprendizado ativa e participativa, onde o foco é a construção conjunta do conhecimento. Visa-se promover a alfabetização por meio da associação entre sons (fonemas) e sua representação gráfica (grafemas), essencial para o processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. Além disso, a atividade busca fomentar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito às opiniões alheias e comunicação eficaz. Espera-se que, ao final, os estudantes demonstrem maior familiaridade com palavras de uso frequente, compreendam a estrutura das palavras e sejam capazes de ler palavras novas com maior precisão.

  • Associar fonemas a grafemas
  • Ler e escrever palavras de uso frequente
  • Desenvolver a leitura global por memorização
  • Promover a colaboração e oralidade entre os alunos
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica está estruturada para abordar conceitos fundamentais da alfabetização, com ênfase no reconhecimento de palavras por meio da associação entre sons e letras. Através da metodologia mão-na-massa e da roda de debate, os alunos serão incitados a refletir sobre as formas escritas das palavras enquanto praticam a leitura e a escrita de maneira colaborativa. Essa abordagem intencional visa criar uma base sólida para o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita, além de estimular a interação social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Associação entre grafemas e fonemas
  • Leitura e escrita de palavras de uso frequente
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Trabalho colaborativo e desenvolvimento socioemocional
  • Comunicação oral e resolução de problemas

Metodologia

Utilizar-se-á de metodologias ativas de aprendizagem, em especial a atividade mão-na-massa e a roda de debate, para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. A atividade mão-na-massa permitirá que os alunos manipulem fisicamente as letras, facilitando a compreensão da relação entre fonemas e grafemas. Já a roda de debate estimulará a discussão em grupo sobre as palavras formadas, promovendo a oratória e a capacidade de argumentação dos estudantes. Esta combinação de metodologias visa criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, após a apresentação do objetivo da atividade, será realizada a parte prática de formação de palavras. Na segunda sessão, os alunos apresentarão suas palavras aos colegas e participarão da roda de debate para discussão das palavras formadas.

  • Aula 1: Apresentação e formação de palavras (50 min)
  • Aula 2: Apresentação das palavras e Roda de Debate (50 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, considerando a participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo. Observar-se-á a capacidade de associar fonemas a grafemas na formação de palavras, bem como a habilidade de ler e entender palavras de uso frequente. A contribuição de cada aluno nas discussões e a capacidade de trabalhar em equipe também serão critérios importantes. A apresentação das palavras formadas e a participação ativa na roda de debate servirão como momento de autoavaliação e feedback entre os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos simples, mas essenciais para o seu sucesso. Isso inclui um conjunto de letras móveis (magnéticas ou de papel), vastas para permitir a formação de várias palavras. Além disso, uma mesa grande ou espaço no chão para a montagem das palavras permitirá a interação e colaboração entre os alunos. Materiais adicionais como lousa e marcadores auxiliarão na organização das ideias e no debate.

  • Letras móveis (magnéticas ou de papel)
  • Mesa grande ou espaço no chão
  • Lousa e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo