Caça-palavras mágico

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça-palavras mágico' é projetada para encorajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a reconhecer e aplicar o som da letra 'm' no início de palavras chave. Divididos em pequenos grupos, os alunos receberão cartões com imagens de objetos que começam com a letra 'm', como 'macaco', 'mãe' e 'mala'. Esta atividade prática visa a introdução e o reconhecimento de fonemas através de um método divertido e interativo, usando massinha de modelar. Os alunos irão trabalhar em equipe para identificar o som da letra 'm', modelar a letra com massinha e associá-la às imagens correspondentes. Após completarem esta tarefa, cada grupo vai apresentar suas palavras, segmentando-as oralmente em sílabas, o que facilitará o entendimento do conceito de sílabas e aprimorará as habilidades de fala e audição dos alunos. Este método de aprendizado ativo e 'Mão-na-massa' incentiva não apenas a alfabetização, mas também o trabalho em equipe, criatividade e comunicação eficaz entre os alunos. A atividade é projetada para ser tanto educativa quanto divertida, proporcionando uma base sólida para futuras habilidades de leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é facilitar a compreensão dos alunos sobre o sistema alfabético de escrita, reconhecendo os sons da fala representados por letras. Concentrando-se na letra 'm', os estudantes aprenderão a identificar o fonema correspondente no início das palavras e entenderão como as palavras são divididas em sílabas. Além disso, esta atividade promove habilidades sociais ao incentivar o trabalho em equipe e a comunicação oral durante as apresentações das palavras segmentadas. Por meio desta abordagem prática, os alunos desenvolverão uma base firme para futuras competências de leitura e escrita, fundamentais no processo de alfabetização.

  • Identificar o som da letra 'm' em diferentes palavras.
  • Usar a massinha de modelar para representar a letra 'm', associando-a a imagens correspondentes.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • Promover trabalho em equipe e habilidades de comunicação durante as apresentações.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

Esta atividade está enquadrada na perspectiva da alfabetização, focando na aquisição e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Através de uma interação direta com objetos tangíveis (massinha) e visuais (imagens), os alunos serão capazes de fazer conexões concretas entre sons, letras e significados. A segmentação de palavras e a identificação de fonemas constituem a base para a compreensão da estruturação da língua portuguesa, habilidades estas firmemente alinhadas com os objetivos de aprendizagem do 1º ano.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Identificação de fonemas
  • Segmentação de palavras em sílabas
  • Trabalho em equipe e comunicação

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' adotada nesta atividade propõe um aprendizado ativo, onde os alunos têm a oportunidade de construir o conhecimento de maneira prática e significativa. Através da manipulação da massinha de modelar e do contato visual com as imagens, os alunos podem explorar o som da letra 'm' de forma lúdica e colaborativa. As apresentações em grupo reforçam a fluência verbal e a capacidade de trabalhar cooperativamente, aspectos fundamentais no processo educativo.

  • Trabalho em grupo
  • Atividades com massinha de modelar
  • Associação de imagem-palavra
  • Apresentações orais

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução à atividade e a divisão dos materiais. Os alunos começarão a trabalhar com as massinhas e as imagens. A segunda parte será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade com massinha de modelar
  • Aula 1.5: Apresentações dos grupos e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de identificar o som da letra 'm' em diferentes palavras e de representar essa letra com a massinha de modelar, conectando-a corretamente com as imagens fornecidas. Também será considerada a habilidade dos alunos em segmentar oralmente as palavras em sílabas durante as apresentações. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe, a participação e o esforço demonstrado ao longo do processo serão critérios valiosos de avaliação. Observar como os alunos interagem entre si e com o material proposto oferece insights sobre seu desenvolvimento cognitivo e social.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários os seguintes materiais: cartões com imagens de objetos que iniciam com a letra 'm', massinha de modelar de diversas cores, espaço adequado para as crianças trabalharem em grupos e câmera ou dispositivo móvel para registrar o processo e as apresentações finais. Estes recursos foram escolhidos para estimular a criatividade, o engajamento e o aprendizado ativo dos alunos.

  • Cartões com imagens
  • Massinha de modelar
  • Espaço para trabalho em grupo
  • Câmera ou dispositivo móvel para registro

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