Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Rute S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Ortografia

A atividade 'Caça-Palavras Mágico' propõe uma jornada lúdica de incentivo à leitura e desenvolvimento das habilidades de ortografia entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse percurso, os alunos se engajam em uma caça ao tesouro literário, utilizando livros de histórias infantis como campo de busca. Ao receberem uma lista de palavras selecionadas, eles são estimulados a mergulhar nas páginas dos livros para encontrar os termos indicados, promovendo uma leitura atenta e detalhada. Esta atividade se estrutura a partir da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os próprios estudantes são os protagonistas de sua aprendizagem, explorando os livros e trabalhando em equipe para alcançar um objetivo comum. Dessa forma, além de fomentar a capacidade de identificação de palavras e a prática da ortografia, a caça ao tesouro literário também enriquece a experiência da leitura compartilhada, abrindo espaço para discussões em grupo e fortalecendo a habilidade de trabalhar coletivamente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é incentivar a leitura atenta e o reconhecimento de palavras, contribuindo para o desenvolvimento da ortografia nos alunos do 1º ano. Além disso, pretende-se fomentar habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz, à medida que os alunos colaboram para buscar as palavras nas histórias. Através da exploração de livros infantis, esta atividade também visa expandir o repertório literário dos estudantes, instigando a curiosidade e o interesse pela leitura, aspectos fundamentais para a formação de leitores proficientes e críticos.

  • Incentivar a leitura atenta em crianças.
  • Desenvolver habilidades de ortografia através do reconhecimento de palavras.
  • Promover a capacidade de trabalho em equipe e comunicação entre os alunos.
  • Expandir o repertório literário dos estudantes.
  • Instigar a curiosidade e o interesse pela leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF15LP03 - Ler palavras com sílabas simples.
  • EF15LP26 - Participar de situações de intercâmbio oral, escutando com atenção e formulando perguntas.

Conteúdo Programático

A caça ao tesouro literário se entrelaça diretamente com os conteúdos programáticos do 1º ano do Ensino Fundamental, abrangendo leitura e identificação de palavras, ortografia e trabalho em equipe. Através da busca por palavras em livros, os alunos praticam a decodificação de letras e sílabas, essencial para o desenvolvimento da fluência leitora. Além disso, o aspecto colaborativo da atividade reforça a importância do diálogo e da escuta ativa, competências valiosas em qualquer processo de aprendizado.

  • Decodificação de letras e sílabas
  • Ortografia básica
  • Leitura compartilhada
  • Trabalho em equipe

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão estimulados a participar ativamente em sua aprendizagem. Grupos pequenos serão formados para fomentar a cooperação e garantir que cada criança tenha a oportunidade de participar ativamente da busca. Os livros infantis selecionados para a caça ao tesouro serão dispostos ao redor da sala, e cada grupo receberá uma lista com as palavras-chave para encontrar. Dessa forma, além da leitura individual, a atividade estimula a discussão e o consenso dentro dos grupos, reforçando o entendimento dos conceitos por meio de práticas lúdicas e interativas.

  • Formação de grupos para o trabalho colaborativo.
  • Distribuição de listas de palavras-chave por grupo.
  • Busca ativa das palavras nos livros distribuídos pela sala.
  • Discussão e compartilhamento das descobertas com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, distribuídas em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, a formação dos grupos e a distribuição das listas de palavras. A busca ativa pelas palavras nos livros se iniciará nesta etapa. Na segunda aula, os grupos continuarão a busca pelas palavras que faltaram e, após encontrar todas as palavras, cada grupo compartilhará o que aprendeu com a turma.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação dos grupos, distribuição das listas de palavras e início da busca.
  • Aula 2: Continuação da busca pelas palavras, finalização da atividade e compartilhamento das descobertas.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, o engajamento com a atividade e a capacidade de trabalhar em grupo. A observação do professor será fundamental para avaliar o desenvolvimento das habilidades de leitura e ortografia de cada aluno, assim como a cooperação dentro dos grupos. Além disso, após a conclusão da busca, cada grupo fará um pequeno relato sobre as palavras encontradas, como foram encontradas e o que aprenderam. Esta apresentação também fará parte da avaliação, sendo utilizada para verificar a compreensão e a capacidade de comunicação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos livros de histórias infantis que contenham as palavras-chave listadas para cada grupo. Além dos livros, será preciso listas de palavras impressas e materiais para anotação, como lápis, borracha e papel. Também recomendamos o uso de marcadores coloridos para que os alunos possam destacar as palavras encontradas nos livros, facilitando a discussão e o compartilhamento posterior com todo o grupo.

  • Livros de histórias infantis.
  • Listas de palavras impressas.
  • Lápis, borracha e papel.
  • Marcadores coloridos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo