Caça-Palavras na Natureza

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Natureza e Alfabetização

A atividade 'Caça-Palavras na Natureza' propicia aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência lúdica e educativa ao ar livre, integrando a alfabetização às ciências da natureza. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar o ambiente escolar, como pátio ou jardim, em busca de palavras relacionadas à natureza que estarão estrategicamente escondidas. Cada criança receberá um 'kit explorador' composto por uma lupa de papelão e uma lista de palavras simples como 'sol', 'flor', 'pedra'. O objetivo é localizar essas palavras utilizando a lupa, incentivando a observação e a interação com o meio ambiente. Ao encontrar uma palavra, os alunos tentarão escrevê-la no caderno de campo, aplicando seus conhecimentos sobre letras e fonemas de maneira espontânea. A conclusão da atividade envolve um momento de partilha e discussão em grupo sobre as diferentes formas de escrita encontradas, promovendo o reconhecimento da diversidade linguística e o desenvolvimento da percepção auditiva e visual dos fonemas. Esta interação não apenas estimula a consciência fonológica e a capacidade de escrita, como também fortalece a relação aluno-natureza, valorizando o aprendizado ao ar livre.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é fomentar a habilidade de reconhecimento e escrita de palavras simples em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma experiência direta com o ambiente natural. Através dessa abordagem prática, pretende-se estimular a observação, a curiosidade e o raciocínio, aspectos fundamentais na fase inicial de alfabetização. Outro ponto essencial é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, correlacionando-os com as letras correspondentes. Além disso, busca-se promover a interação social e a cooperação entre os alunos, características importantes para o desenvolvimento emocional e cognitivo. A atividade engaja os estudantes de forma lúdica, incentivando o gosto pela leitura e pela escrita e reforçando a conexão com o mundo natural.

  • Promover a habilidade de reconhecimento e escrita espontânea de palavras.
  • Desenvolver a percepção auditiva e visual dos fonemas.
  • Estimular a observação e a interação com o meio ambiente.
  • Incentivar a aprendizagem cooperativa e a interação social.
  • Reforçar a conexão aluno-natureza e promover educação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética \u2013 usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

Essa atividade integra o processo de alfabetização aos conhecimentos sobre a natureza, proporcionando aos alunos uma maneira dinâmica e significativa de aprender a ler e a escrever. A exploração do ambiente e a caça às palavras tornam-se um instrumento didático para abordar conteúdos linguísticos, tais como o reconhecimento de fonemas, a escrita espontânea e a leitura. Ao mesmo tempo, o contato com o ambiente natural estimula a valorização do entorno da escola como espaço de aprendizado, incluindo tópicos de educação ambiental. Tais práticas pedagógicas buscam beneficiar o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos, alinhando-se às diretrizes curriculares que ressaltam a importância de uma aprendizagem vivencial e significativa.

  • Alfabetização e letramento.
  • Consciência fonológica e reconhecimento de fonemas.
  • Escrita espontânea de palavras.
  • Educação ambiental e conhecimento do meio.
  • Socialização e aprendizagem cooperativa.

Metodologia

A metodologia para a condução desta atividade envolve abordagens ativas de aprendizagem, como a Saída de Campo e Atividade Mão-na-massa, que propiciam aos alunos uma experiência educativa imersiva e participativa. A estratégia de 'caçar' palavras escondidas no ambiente natural estimula a exploração sensorial e a curiosidade. Utilizar lupas de papelão para encontrar palavras realça o aspecto lúdico e investigativo da atividade, promovendo a observação atenta. O momento de escrita espontânea das palavras encontradas coloca o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, enquanto a discussão coletiva das diferentes formas de escrita fomenta a reflexão sobre a linguagem e a ortografia de maneira colaborativa.

  • Exploração do ambiente escolar com lupas de papelão.
  • Caça a palavras relacionadas à natureza escondidas pelo local.
  • Escrita espontânea das palavras encontradas em caderno de campo.
  • Discussão em grupo sobre as diferentes formas de escrita observadas.
  • Reflexão sobre o aprendizado e a experiência ao ar livre.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma semana, distribuída em cinco aulas de 60 minutos, totalizando uma carga horária de 5 horas. Cada aula contará com etapas específicas que promovem a progressão do aprendizado e a integração dos objetivos pedagógicos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e confecção das lupas de papelão.
  • Aula 2: Primeira saída para 'caça' de palavras no ambiente escolar.
  • Aula 3: Continuação da atividade de caça-palavras e início das escritas no caderno de campo.
  • Aula 4: Última saída para caça-palavras e finalização das escritas no caderno.
  • Aula 5: Discussão das palavras encontradas e reflexão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Palavras na Natureza' será qualitativa, centrada no processo de aprendizagem e na participação dos alunos durante todas as etapas. Observar-se-á a capacidade de exploração do ambiente, a interação social, a tentativa de escrita espontânea de palavras e a contribuição nas discussões em grupo. O foco está no desenvolvimento de habilidades linguísticas, como reconhecimento de fonemas e escrita, além da capacidade de trabalhar em equipe e valorizar o meio ambiente. O professor registrará as observações para fornecer feedback individual, estimulando o reconhecimento dos avanços e áreas para desenvolvimento. Exemplos de momentos avaliativos incluem a observação da curiosidade e engajamento durante a busca por palavras, a criatividade nas tentativas de escrita e a participação ativa nas discussões coletivas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários alguns materiais básicos e de fácil acesso, garantindo uma experiência rica e envolvente para os alunos. Importante ressaltar que os recursos são adaptáveis conforme a disponibilidade da escola e do ambiente ao redor.

  • Lupas de papelão (confeccionadas previamente com os alunos).
  • Placas com palavras impressas relacionadas à natureza escondidas pelo ambiente escolar.
  • Caderno de campo (pode ser um caderno usual ou folhas avulsas).
  • Lápis ou canetas para anotações e escrita no caderno de campo.
  • Lista de palavras a serem procuradas, fornecida aos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo