A proposta Caça-palavras Natureza é uma atividade pedagógica prática desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que utiliza a metodologia de Saída de Campo. Esta atividade tem como foco a observação e registro dos elementos da natureza, como plantas, animais e insetos, durante uma visita guiada a um jardim ou parque próximo. De volta à sala de aula, os alunos realizarão uma atividade mão-na-massa, onde utilizarão massinha para moldar as letras e formar as palavras dos elementos observados. Este processo além de reforçar o aprendizado das vogais, também desenvolve habilidades de escrita autônoma e promove uma rica interação com o meio ambiente. Além disso, a atividade inclui momentos de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos poderão compartilhar suas observações e aprendizados, e Aprendizagem Baseada em Jogos, com a criação de um caça-palavras coletivo.
Esta atividade prática visa estimular a observação ativa e o registro da biodiversidade presente na vida dos alunos, integrando saberes sobre linguagem e natureza. Objetiva-se promover a alfabetização de maneira lúdica e significativa, reforçando o conhecimento sobre vogais e a formação inicial de palavras. Além disso, almeja-se desenvolver a habilidade de escrita autônoma, potencializar a capacidade de trabalho em equipe e sensibilizar para a conservação do ambiente natural.
O conteúdo programático abordará a biodiversidade, com ênfase na observação de diferentes tipos de plantas, animais e insetos. A atividade também focará na alfabetização, através da identificação de letras e formação de palavras. Serão integradas habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas, aliadas à consciência ambiental.
A atividade será desenvolvida através da metodologia de Saída de Campo, onde os alunos observarão e registrarão elementos da natureza. Após a observação, na sala de aula, eles trabalharão com massinhas para formar as palavras observadas, integrando a Aprendizagem Mão-na-massa. Utilizaremos também a Roda de Debate para compartilhar as experiências e a Aprendizagem Baseada em Projetos para a construção do caça-palavras coletivo. A Aprendizagem Baseada em Jogos será explorada com a atividade do caça-palavras, reforçando o aprendizado de forma lúdica.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, dividida em 1 aula de 240 minutos, onde os alunos realizarão a saída de campo, a modelagem das letras e a construção do caça-palavras.
A avaliação será formativa, focada no processo de aprendizagem dos alunos. Será considerado o engajamento durante a atividade de campo, a colaboração na formação das palavras com as massinhas, a participação na roda de debate e o envolvimento na construção coletiva do caça-palavras. O objetivo é observar habilidades como trabalho em equipe, criatividade, habilidade manual e capacidade de observação e registro.
Para realizar essa atividade, serão necessários recursos como massinhas de modelar, cadernos ou pranchetas para registros durante a saída de campo, câmera fotográfica ou tablets para registro visual (opcional), e uma sala de aula equipada com espaços para a modelagem das letras e a organização da roda de debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula