Caça-palavras Natureza

Desenvolvida por: Adeild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Natureza e biodiversidade

A proposta Caça-palavras Natureza é uma atividade pedagógica prática desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que utiliza a metodologia de Saída de Campo. Esta atividade tem como foco a observação e registro dos elementos da natureza, como plantas, animais e insetos, durante uma visita guiada a um jardim ou parque próximo. De volta à sala de aula, os alunos realizarão uma atividade mão-na-massa, onde utilizarão massinha para moldar as letras e formar as palavras dos elementos observados. Este processo além de reforçar o aprendizado das vogais, também desenvolve habilidades de escrita autônoma e promove uma rica interação com o meio ambiente. Além disso, a atividade inclui momentos de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos poderão compartilhar suas observações e aprendizados, e Aprendizagem Baseada em Jogos, com a criação de um caça-palavras coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade prática visa estimular a observação ativa e o registro da biodiversidade presente na vida dos alunos, integrando saberes sobre linguagem e natureza. Objetiva-se promover a alfabetização de maneira lúdica e significativa, reforçando o conhecimento sobre vogais e a formação inicial de palavras. Além disso, almeja-se desenvolver a habilidade de escrita autônoma, potencializar a capacidade de trabalho em equipe e sensibilizar para a conservação do ambiente natural.

  • Reforço do aprendizado das vogais
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita autônoma
  • Promoção da interação com o meio ambiente
  • Estímulo à observação ativa e registro de elementos da natureza
  • Conscientização sobre conservação ambiental

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a biodiversidade, com ênfase na observação de diferentes tipos de plantas, animais e insetos. A atividade também focará na alfabetização, através da identificação de letras e formação de palavras. Serão integradas habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas, aliadas à consciência ambiental.

  • Biodiversidade local
  • Formação de palavras a partir de observação direta
  • Alfabetização focada em letras e vogais
  • Habilidades de trabalho em equipe
  • Consciência e educação ambiental

Metodologia

A atividade será desenvolvida através da metodologia de Saída de Campo, onde os alunos observarão e registrarão elementos da natureza. Após a observação, na sala de aula, eles trabalharão com massinhas para formar as palavras observadas, integrando a Aprendizagem Mão-na-massa. Utilizaremos também a Roda de Debate para compartilhar as experiências e a Aprendizagem Baseada em Projetos para a construção do caça-palavras coletivo. A Aprendizagem Baseada em Jogos será explorada com a atividade do caça-palavras, reforçando o aprendizado de forma lúdica.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, dividida em 1 aula de 240 minutos, onde os alunos realizarão a saída de campo, a modelagem das letras e a construção do caça-palavras.

  • Saída de campo para observação da natureza (120 minutos)
  • Modelagem de letras com massinha e formação de palavras (60 minutos)
  • Construção coletiva do caça-palavras e roda de debate (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa, focada no processo de aprendizagem dos alunos. Será considerado o engajamento durante a atividade de campo, a colaboração na formação das palavras com as massinhas, a participação na roda de debate e o envolvimento na construção coletiva do caça-palavras. O objetivo é observar habilidades como trabalho em equipe, criatividade, habilidade manual e capacidade de observação e registro.

Materiais e ferramentas:

Para realizar essa atividade, serão necessários recursos como massinhas de modelar, cadernos ou pranchetas para registros durante a saída de campo, câmera fotográfica ou tablets para registro visual (opcional), e uma sala de aula equipada com espaços para a modelagem das letras e a organização da roda de debate.

  • Massinhas de modelar
  • Cadernos ou pranchetas
  • Câmera fotográfica ou tablets (opcional)
  • Sala de aula com espaço adequado

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo