Caça-Palavras Poético

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poemas e Vocabulário

A atividade 'Caça-Palavras Poético' é uma incursão lúdica e educativa no universo da poesia, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de explorar a sala de aula em busca de cartões contendo palavras que evocam o imaginário poético, como 'estrela', 'amor', 'lua', entre outras. Ao encontrar esses cartões, os estudantes, organizados em duplas, são desafiados a construir frases ou versos poéticos com as palavras coletadas. Esta atividade não apenas promove o trabalho em equipe e a criatividade mas também serve como uma estratégia eficaz para o ensino de vocabulário específico ligado à poesia. Preparada pelo professor, essa caça ao tesouro poético visa motivar os alunos a se engajarem ativamente no aprendizado, explorarem a riqueza da língua portuguesa e desenvolverem um aprecio inicial pela poesia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular o interesse dos alunos pelo universo poético, promover o conhecimento de vocabulário específico relacionado a poemas, incentivar a criatividade na formação de versos, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e promover a leitura e a escrita de forma lúdica e engajadora. Através desta metodologia ativa, espera-se que os alunos possam reconhecer a beleza da poesia, expandir seu vocabulário e entender a importância da colaboração e do pensamento criativo no processo de aprendizagem.

  • Estimular o interesse pela poesia e pelo vocabulário poético.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Promover a criatividade na composição de versos poéticos.
  • Ampliar o vocabulário dos alunos com palavras específicas da poesia.
  • Incentivar a prática da leitura e da escrita de forma divertida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP26 - Reconhecer o valor estético em textos poéticos e identificar rimas, aliterações e outros recursos expressivos.
  • EF15AR01 - Valorizar e utilizar os conhecimentos da cultura visual para perceber, ter contato, fruir, refletir, apreciar, interagir e produzir cultura visual de diferentes tempos e culturas, nos contextos históricos, sociais, políticos, estéticos, éticos e tecnológicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos básicos de poesia, introdução a vocabulário poético, e técnicas iniciais de composição de versos. A atividade visa proporcionar uma compreensão inicial sobre a estrutura de um poema, os recursos linguísticos e estilísticos utilizados na poesia, assim como a importância do ritmo, rima e metáfora na criação de textos poéticos.

  • Introdução à poesia e vocabulário poético.
  • Técnicas básicas de composição poética.
  • Recursos linguísticos e estilísticos em poesias.
  • Importância do ritmo, rima e metáfora.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão aplicadas nesta atividade. Os alunos participarão ativamente na caça aos cartões com palavras poéticas, promovendo a interação e colaboração entre eles. Após a coleta, as duplas tentarão formar versos ou frases poéticas, estimulando a criatividade, a reflexão e o raciocínio. Discussões em grupo e compartilhamento dos versos criados serão incentivados para aprimorar o aprendizado e promover o apreço pela poesia.

  • Caça ao tesouro com palavras poéticas.
  • Criação colaborativa de versos ou frases poéticas.
  • Discussão em grupo e compartilhamento das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao vocabulário poético e a explicação das regras da caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à busca pelos cartões, formação dos versos em duplas, e ao compartilhamento das criações poéticas com a turma.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário poético e regras da atividade.
  • Aula 2: Caça ao tesouro poético, criação de versos e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, focando no envolvimento dos alunos durante a busca pelos cartões e criatividade na composição dos versos. Será observada a capacidade de trabalhar em equipe, o uso criativo do vocabulário encontrado e o esforço em formar versos poéticos. Feedback construtivo será oferecido para encorajar o desenvolvimento contínuo dos alunos no aprendizado da língua portuguesa e sua expressão poética.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões coloridos com palavras poéticas impressas, envelopes para esconder os cartões pela sala, um cantinho específico para a discussão e criação dos versos em duplas, além de papel e lápis para a anotação das criações. O ambiente da sala de aula será preparado de forma a estimular a imaginação e o conforto dos alunos durante a atividade.

  • Cartões coloridos com palavras poéticas.
  • Envelopes para esconder os cartões.
  • Papel e lápis para anotação dos versos.
  • Espaço apropriado para discussão e criação em duplas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo