Caça-Palavras Sonoro

Desenvolvida por: Shyrle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça-Palavras Sonoro' é projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma abordagem lúdica e interativa da alfabetização. Ao longo da atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões com imagens que representam palavras de estrutura consoante-vogal (CV), tais como 'sol', 'pé', 'vi'. Junto aos cartões, serão fornecidas letras móveis – um recurso que permitirá às crianças manusear fisicamente as letras e explorar a formação de palavras de maneira tátil e visual. Através dessa abordagem prática, os alunos trabalharão em equipe para combinar as letras de forma a formar palavras que correspondam às imagens fornecidas. Após a montagem das palavras, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas aos colegas, explicando o processo de combinação das letras e compartilhando as estratégias utilizadas durante a atividade. Este exercício não apenas promove o reconhecimento de fonemas e suas representações gráficas, como também estimula a escrita autônoma e o pensamento crítico, fundamentais para o processo de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Caça-Palavras Sonoro' é estimular o reconhecimento de fonemas e a associação desses fonemas com suas representações gráficas, essenciais na jornada de alfabetização dos alunos do 1º ano. Pretende-se, através desta atividade lúdica e interativa, promover a escrita espontânea, facilitando o processo de aprendizagem da língua escrita. A dinâmica de trabalho em grupo visa também desenvolver habilidades sociais, como comunicação, colaboração e respeito, enquanto a apresentação das palavras formadas estimula a autoconfiança e habilidades oratórias nos jovens alunos.

  • Estimular a compreensão das relações fonema-grafema
  • Promover práticas de escrita espontânea através do manuseio das letras
  • Facilitar o reconhecimento visual de palavras com estruturas simples CV
  • Desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe
  • Encorajar a expressão oral e a autoconfiança dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Conteúdo Programático

A atividade Caça-Palavras Sonoro é inserida no contexto da alfabetização, abordando conceitos fundamentais como as relações fonema-grafema, a estrutura consoante-vogal de palavras, e a escrita espontânea. Além disso, trabalha habilidades sociais e emocionais através da dinâmica de grupo e exposição oral, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos no primeiro ano do ensino fundamental.

  • Relações fonema-grafema
  • Estrutura consoante-vogal (CV) em palavras
  • Técnicas de escrita espontânea
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em equipe
  • Práticas de comunicação e expressão oral

Metodologia

A metodologia proposta para a atividade 'Caça-Palavras Sonoro' combina técnicas ativas de aprendizagem, como a Atividade Mão-na-massa, que permite aos alunos aprender fazendo; a Roda de Debate, incentivando a expressão de ideias e o compartilhamento de descobertas; e a Aprendizagem Baseada em Jogos, tornando o processo de alfabetização mais divertido e engajador. Essas abordagens são implementadas com o objetivo de facilitar uma experiência educacional interativa e cooperativa, onde cada aluno tem a oportunidade de participar ativamente do seu processo de aprendizagem.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos. Inicialmente, será feita uma introdução ao objetivo e à mecânica da atividade. Nas sequências, os alunos formarão grupos para a atividade prática, seguida por sessões de apresentação e debates sobre as palavras formadas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos
  • Aulas 2-4: Atividade prática com letras móveis e imagens
  • Aula 5: Preparação das apresentações dos grupos
  • Aula 6: Apresentações dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Palavras Sonoro' focará no engajamento dos alunos durante a execução da atividade, na colaboração entre os membros do grupo, na capacidade de associar fonemas às suas respectivas representações gráficas e na habilidade de expressão oral durante as apresentações. O progresso do aluno será avaliado de forma formativa, observando a evolução do seu entendimento das relações fonema-grafema e sua habilidade de escrita espontânea. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação pelos pares, fortalecendo o senso crítico e a empatia entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento da atividade, serão necessários cartões com imagens que representam palavras de estrutura consoante-vogal, conjuntos de letras móveis que contemplem todo o alfabeto, espaço adequado para a formação dos grupos e a apresentação das palavras, e materiais de apoio para a realização de debates, como microfone ou amplificador, para garantir que todos os alunos sejam ouvidos.

  • Cartões com imagens CV
  • Letras móveis
  • Espaço para atividade em grupo
  • Microfone ou amplificador

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