Caça-Palavras Sonoro

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Integração de habilidades auditivas e escrita

Nesta atividade, intitulada 'Caça-Palavras Sonoro', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a aprimorar suas habilidades de escrita e percepção auditiva. O professor proferirá em voz alta sons de palavras escolhidas, e as crianças deverão identificar e escrever estas palavras, empregando letras que representem os sons ouvidos de maneira mais próxima possível. Após essa etapa, as palavras corretas serão apresentadas pelo professor no quadro. Os alunos terão a oportunidade de comparar suas respostas com as palavras-modelo, observando e refletindo sobre as semelhanças e as discrepâncias entre elas. Esta atividade foi desenhada para não apenas estimular a percepção auditiva dos alunos, mas também desenvolver a capacidade de representar fonemas com grafemas de maneira espontânea ou através de ditado. Esta metodologia ativa visa promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde os estudantes engajam-se ativamente no processo de aprendizagem por meio de práticas reflexivas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar o desenvolvimento das habilidades de escrita alfabética dos alunos, alinhando-se às metas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar sons e representá-los em forma escrita, utilizando letras e grafemas adequadamente. Além disso, almeja-se que possam observar as convenções da escrita convencional, comparando-as com suas próprias produções e reconhecendo tanto as semelhanças quanto as discrepâncias.

  • Desenvolver habilidades de escrita alfabética.
  • Estimular a percepção auditiva.
  • Aprimorar a identificação e representação de fonemas com grafemas.
  • Fomentar a capacidade de autoavaliação e comparação de escritas.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado neste plano de aula concentra-se fundamentalmente na interação entre as habilidades auditivas e a escrita. Tal abordagem está diretamente alinhada ao aprendizado de linguagem no 1º ano do Ensino Fundamental, onde a compreensão e representação fonética desempenha papel crucial. O caça-palavras sonoro funciona como um recurso didático que encoraja os estudantes a fazerem conexões entre os sons das palavras e suas representações gráficas, reforçando a consciência fonológica e a alfabetização.

  • Representação fonética de palavras.
  • Consciência fonológica.
  • Escrita alfabética.
  • Comparação entre escrita espontânea e convenções da língua.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizado. Através de uma abordagem lúdica e participativa, os estudantes serão desafiados a ouvir atentamente e a transcrever os sons ouvidos em palavras. Esta metodologia promove não apenas a compreensão auditiva, mas também a reflexão pessoal sobre as formas de representação escrita, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e estimulante.

  • Ditado de palavras pelo professor.
  • Escrita individual pelos alunos.
  • Comparação coletiva das respostas com o modelo.
  • Reflexão e discussão em grupo sobre as diferenças observadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dada ênfase à introdução da atividade e à prática do caça-palavras sonoro. Na segunda aula, focaremos na análise e discussão das palavras escritas pelos alunos, comparando-as com as corretas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e execução do caça-palavras sonoro.
  • Aula 2: Comparação das respostas, reflexão e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos, a capacidade de ouvir e transcrever sons em palavras, bem como a habilidade em reconhecer e refletir sobre as diferenças entre sua escrita e a escrita convencional. Será dada especial atenção ao progresso dos alunos em relação a seus pontos de partida, destacando a importância do processo de aprendizagem em si, além de simplesmente alcançar 'respostas certas'. Deste modo, incentiva-se uma abordagem mais holística, valorizando todos os aspectos do desenvolvimento do aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários apenas alguns recursos básicos, tais como quadro branco, marcadores, apagador, cadernos ou folhas de papel para os alunos e canetas ou lápis. A simplicidade dos recursos requeridos enfatiza o foco na interação e na habilidade cognitiva dos alunos, em vez de depender de tecnologias ou materiais complexos.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Cadernos ou folhas de papel.
  • Canetas ou lápis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo