Nesta atividade, intitulada 'Caça-Palavras Sonoro', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a aprimorar suas habilidades de escrita e percepção auditiva. O professor proferirá em voz alta sons de palavras escolhidas, e as crianças deverão identificar e escrever estas palavras, empregando letras que representem os sons ouvidos de maneira mais próxima possível. Após essa etapa, as palavras corretas serão apresentadas pelo professor no quadro. Os alunos terão a oportunidade de comparar suas respostas com as palavras-modelo, observando e refletindo sobre as semelhanças e as discrepâncias entre elas. Esta atividade foi desenhada para não apenas estimular a percepção auditiva dos alunos, mas também desenvolver a capacidade de representar fonemas com grafemas de maneira espontânea ou através de ditado. Esta metodologia ativa visa promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde os estudantes engajam-se ativamente no processo de aprendizagem por meio de práticas reflexivas.
O objetivo principal desta atividade é fomentar o desenvolvimento das habilidades de escrita alfabética dos alunos, alinhando-se às metas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar sons e representá-los em forma escrita, utilizando letras e grafemas adequadamente. Além disso, almeja-se que possam observar as convenções da escrita convencional, comparando-as com suas próprias produções e reconhecendo tanto as semelhanças quanto as discrepâncias.
O conteúdo abordado neste plano de aula concentra-se fundamentalmente na interação entre as habilidades auditivas e a escrita. Tal abordagem está diretamente alinhada ao aprendizado de linguagem no 1º ano do Ensino Fundamental, onde a compreensão e representação fonética desempenha papel crucial. O caça-palavras sonoro funciona como um recurso didático que encoraja os estudantes a fazerem conexões entre os sons das palavras e suas representações gráficas, reforçando a consciência fonológica e a alfabetização.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizado. Através de uma abordagem lúdica e participativa, os estudantes serão desafiados a ouvir atentamente e a transcrever os sons ouvidos em palavras. Esta metodologia promove não apenas a compreensão auditiva, mas também a reflexão pessoal sobre as formas de representação escrita, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e estimulante.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dada ênfase à introdução da atividade e à prática do caça-palavras sonoro. Na segunda aula, focaremos na análise e discussão das palavras escritas pelos alunos, comparando-as com as corretas.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos, a capacidade de ouvir e transcrever sons em palavras, bem como a habilidade em reconhecer e refletir sobre as diferenças entre sua escrita e a escrita convencional. Será dada especial atenção ao progresso dos alunos em relação a seus pontos de partida, destacando a importância do processo de aprendizagem em si, além de simplesmente alcançar 'respostas certas'. Deste modo, incentiva-se uma abordagem mais holística, valorizando todos os aspectos do desenvolvimento do aluno.
Para a realização dessa atividade, serão necessários apenas alguns recursos básicos, tais como quadro branco, marcadores, apagador, cadernos ou folhas de papel para os alunos e canetas ou lápis. A simplicidade dos recursos requeridos enfatiza o foco na interação e na habilidade cognitiva dos alunos, em vez de depender de tecnologias ou materiais complexos.
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