Caça-Palavras Sonoros

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização Fonética

A atividade 'Caça-Palavras Sonoros' é projetada para auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no reconhecimento e associação entre som e símbolo, elementos fundamentais no processo de alfabetização. Utilizando cartões com imagens e suas respectivas palavras escritas, além de um conjunto de letras móveis, os alunos serão incentivados a ouvir atentamente a pronúncia feita pelo professor das palavras correspondentes às imagens. Através da fragmentação sonora das palavras, os estudantes deverão utilizar as letras móveis para reconstruir as palavras, apoiando-se na percepção auditiva dos fonemas. Esta atividade interativa preza pela metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu aprendizado, explorando a correspondência som-grafema de maneira lúdica e significativa. Ao comparar suas construções com os nomes nos cartões, haverá uma autoverificação que reforça o aprendizado das estruturas básicas da língua portuguesa, estimulando o desenvolvimento da leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover a compreensão e identificação da relação entre sons da fala e sua representação gráfica, facilitando o reconhecimento de que as letras possuem valores sonoros específicos. Visa desenvolver habilidades de leitura e escrita inicial, alavancando o processo de alfabetização de maneira participativa e dinâmica. Ao manipular letras para formar palavras, os alunos exercitarão a percepção auditiva, reconhecimento visual e memória, elementos críticos no processo de aprendizagem da língua. A escolha desta metodologia ativa permite que os estudantes interajam diretamente com o conteúdo, encorajando a autodisciplina, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

  • Familiarizar os alunos com o sistema alfabético de representação dos sons da fala.
  • Desenvolver habilidades de percepção auditiva e visual através da correspondência entre som e letra.
  • Promover a capacidade de autodisciplina e autoverificação ao comparar as palavras formadas com os modelos dos cartões.
  • Incentivar a prática de leitura e escrita através de uma atividade lúdica e interativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

A atividade se insere na abordagem de alfabetização fonética, um pilar fundamental no processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Trabalhando com o reconhecimento das letras e sua correlação fonética, esta proposta visa capacitar os alunos a estabelecerem conexões entre os sons da fala e sua representação escrita, um componente essencial da competência leitora e escritora. Este conteúdo é introduzido de maneira que os alunos possam interagir ativamente com os elementos da língua, consolidando conhecimento de forma participativa e significativa.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Correspondência som-grafema
  • Percepção auditiva e visual
  • Leitura e escrita de palavras

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa em que os estudantes são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através do uso de letras móveis e cartões ilustrados, os alunos serão desafiados a escutar, pensar e agir ativamente na construção das palavras. A interação com o material concreto suporta a construção do conhecimento de forma mais efetiva, facilitando a compreensão dos conceitos de forma dinâmica e significativa. O professor atuará como facilitador, guiando os alunos através de questionamentos que promovam reflexão e exploração.

  • Pronúncia lenta e articulada pelo professor das palavras representadas nos cartões.
  • Uso de letras móveis para a construção das palavras com base nos sons.
  • Autoverificação das palavras montadas com os nomes nos cartões.
  • Discussões em grupo sobre as dificuldades e estratégias de montagem.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em três momentos, totalizando uma carga horária de 3 horas, divididas em três aulas de 50 minutos cada, permitindo uma imersão significativa no conteúdo e metodologia proposta.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, explicação das regras e início da prática com palavras simples.
  • Aula 2: Continuação da prática com palavras de complexidade moderada e discussão em pequenos grupos.
  • Aula 3: Prática com palavras de maior complexidade, consolidação do aprendizado e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando-se a participação ativa, o envolvimento com a atividade e o progresso individual de cada aluno na compreensão da relação som-grafema. Serão consideradas a habilidade de ouvir e reconstruir as palavras corretamente, bem como a capacidade de autoverificação e correção. Momentos de reflexão conjunta permitirão que os alunos expressem suas dificuldades e estratégias de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento coletivo da turma. Exemplos específicos de acertos e ajustes serão utilizados para feedback e encorajamento.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cartões com imagens e palavras correlatas, conjuntos de letras móveis suficientes para todos os alunos e espaço adequado na sala de aula para trabalho em grupos. A seleção de imagens deve abranger um vocabulário acessível à faixa etária, promovendo inclusão e interesse pela atividade.

  • Cartões ilustrados com palavras
  • Letras móveis em material resistente
  • Espaço de sala de aula organizado para atividade em grupo

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