A atividade 'Caça-Palavras Sonoros' é projetada para auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no reconhecimento e associação entre som e símbolo, elementos fundamentais no processo de alfabetização. Utilizando cartões com imagens e suas respectivas palavras escritas, além de um conjunto de letras móveis, os alunos serão incentivados a ouvir atentamente a pronúncia feita pelo professor das palavras correspondentes às imagens. Através da fragmentação sonora das palavras, os estudantes deverão utilizar as letras móveis para reconstruir as palavras, apoiando-se na percepção auditiva dos fonemas. Esta atividade interativa preza pela metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu aprendizado, explorando a correspondência som-grafema de maneira lúdica e significativa. Ao comparar suas construções com os nomes nos cartões, haverá uma autoverificação que reforça o aprendizado das estruturas básicas da língua portuguesa, estimulando o desenvolvimento da leitura e escrita.
Esta atividade tem como objetivo promover a compreensão e identificação da relação entre sons da fala e sua representação gráfica, facilitando o reconhecimento de que as letras possuem valores sonoros específicos. Visa desenvolver habilidades de leitura e escrita inicial, alavancando o processo de alfabetização de maneira participativa e dinâmica. Ao manipular letras para formar palavras, os alunos exercitarão a percepção auditiva, reconhecimento visual e memória, elementos críticos no processo de aprendizagem da língua. A escolha desta metodologia ativa permite que os estudantes interajam diretamente com o conteúdo, encorajando a autodisciplina, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
A atividade se insere na abordagem de alfabetização fonética, um pilar fundamental no processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Trabalhando com o reconhecimento das letras e sua correlação fonética, esta proposta visa capacitar os alunos a estabelecerem conexões entre os sons da fala e sua representação escrita, um componente essencial da competência leitora e escritora. Este conteúdo é introduzido de maneira que os alunos possam interagir ativamente com os elementos da língua, consolidando conhecimento de forma participativa e significativa.
Utilizaremos a metodologia ativa em que os estudantes são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através do uso de letras móveis e cartões ilustrados, os alunos serão desafiados a escutar, pensar e agir ativamente na construção das palavras. A interação com o material concreto suporta a construção do conhecimento de forma mais efetiva, facilitando a compreensão dos conceitos de forma dinâmica e significativa. O professor atuará como facilitador, guiando os alunos através de questionamentos que promovam reflexão e exploração.
Esta atividade será desenvolvida em três momentos, totalizando uma carga horária de 3 horas, divididas em três aulas de 50 minutos cada, permitindo uma imersão significativa no conteúdo e metodologia proposta.
A avaliação será formativa, observando-se a participação ativa, o envolvimento com a atividade e o progresso individual de cada aluno na compreensão da relação som-grafema. Serão consideradas a habilidade de ouvir e reconstruir as palavras corretamente, bem como a capacidade de autoverificação e correção. Momentos de reflexão conjunta permitirão que os alunos expressem suas dificuldades e estratégias de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento coletivo da turma. Exemplos específicos de acertos e ajustes serão utilizados para feedback e encorajamento.
Para a execução desta atividade, serão necessários cartões com imagens e palavras correlatas, conjuntos de letras móveis suficientes para todos os alunos e espaço adequado na sala de aula para trabalho em grupos. A seleção de imagens deve abranger um vocabulário acessível à faixa etária, promovendo inclusão e interesse pela atividade.
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