Caça-Palavras Viajante

Desenvolvida por: Solang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Reconhecimento e Produção de Palavras

A atividade 'Caça-Palavras Viajante' foi desenvolvida com o objetivo de engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência lúdica de reconhecimento e escrita de palavras. Por meio de jogos de caça-palavras, os alunos terão a oportunidade de reconhecer diferentes padrões de grafia relacionados a temas familiares como animais, frutas e cores. O professor iniciará a atividade apresentando os caça-palavras e discutindo as formas convencionais das palavras. Os alunos, em seguida, resolverão os caça-palavras e criarão suas próprias versões, utilizando palavras que já conhecem. Este exercício não apenas melhora a habilidade de observação e escrita dos alunos, mas também estimula a comparação entre suas produções e as escritas convencionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o incentivo à escrita alfabética como forma de fixar o reconhecimento fonológico e o desenvolvimento da capacidade de observação de padrões de escrita. Além de ganhar confiança na escrita, os alunos são incentivados a refletir sobre a composição das palavras e suas estruturas, o que favorece o desenvolvimento de habilidades de escrita mais sofisticadas e conscientes.

  • Reconhecer e identificar padrões de grafia em caça-palavras.
  • Desenvolver habilidades de escrita e observação.
  • Estabelecer comparações entre a escrita convencional e suas produções escritas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve uma série de exercícios práticos que focam no reconhecimento e na produção de palavras, através de jogos de caça-palavras. Essa abordagem facilita uma aprendizagem significativa ao conectar as atividades com o cotidiano dos alunos, ao tratar de temas como animais, frutas e cores, que são parte do seu repertório cultural e linguístico.

  • Exercícios de reconhecimento de palavras em caça-palavras.
  • Criação e personalização de caça-palavras.
  • Discussão sobre grafias e padrões convencionais de escrita.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Caça-Palavras Viajante' se apoia na pedagogia ativa, onde os alunos são estimulados a participar de forma colaborativa e criativa. Utiliza ferramentas lúdicas para incentivar a curiosidade e a motivação dos alunos no aprendizado da leitura e escrita. A interação constante entre professor e alunos é fundamental para orientar o processo de ensino-aprendizagem.

  • Abordagem lúdica através de jogos de caça-palavras.
  • Momentos de apresentação e discussão guiada.
  • Criação colaborativa de caça-palavras personalizados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é planejado para garantir um bom escopo de atividades práticas e reflexivas ao longo das aulas. Cada aula é importante para o desenvolvimento do aluno, onde são respeitados os tempos para apresentação, prática e reflexão.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e introdução aos caça-palavras.
  • Aula 2: Resolução de caça-palavras relacionados a animais.
  • Aula 3: Resolução de caça-palavras relacionados a frutas.
  • Aula 4: Resolução de caça-palavras relacionados a cores.
  • Aula 5: Orientação e desenvolvimento da criação de caça-palavras pelos alunos.
  • Aula 6: Apresentação e compartilhamento das criações dos alunos, seguido por feedback.

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio de observação contínua durante a atividade e a participação nas discussões. Os critérios de avaliação incluem a capacidade de reconhecer padrões de grafia, a criatividade na formulação dos próprios caça-palavras e a participação colaborativa. Será considerada também a reflexão dos alunos sobre as diferenças entre suas produções e as escritas convencionais. Exemplos incluem a correta identificação das palavras nos caça-palavras, a originalidade das palavras utilizadas em seus próprios caça-palavras e o engajamento nas atividades de discussão.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade são recursos didáticos simples e acessíveis, que facilitam a interação e o envolvimento dos alunos. Materiais que permitem a construção e o compartilhamento de ideias, como quadros e materiais de escrita, são essenciais para o bom andamento das atividades propostas.

  • Folhas impressas com caça-palavras variados.
  • Material para escrita (lápis, borracha, canetas coloridas).
  • Quadro branco e canetas para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo