Caça-Palavras Vivas

Desenvolvida por: Alaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Oralidade

A atividade 'Caça-Palavras Vivas' transformará a sala de aula em um animado tabuleiro de caça-palavras, onde os alunos, organizados em equipes, terão o desafio de encontrar palavras escondidas pelo ambiente. Essas palavras servirão como base para a criação coletiva de histórias, estimulando a imaginação, a criatividade e o trabalho em equipe. Ao longo da atividade, os alunos serão orientados a considerar aspectos cruciais na construção de suas narrativas, como o público-alvo, os objetivos da história, o ambiente de circulação e o formato. Terão também à disposição recursos para pesquisar informações que possam enriquecer seus textos. A conclusão da atividade se dará com a apresentação das histórias criadas, proporcionando um espaço para a prática da oralidade e para a valorização do esforço coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de incentivar a criatividade e a oralidade. Através da busca por palavras e da construção de histórias, os estudantes poderão praticar a organização textual e a narrativa, considerando diferentes aspectos da comunicação e da composição literária, como o público-alvo e o propósito da história.

  • Estimular a leitura e a escrita de forma lúdica e colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Praticar a oralidade e apresentação em público.
  • Fomentar a criatividade e imaginação na criação de histórias.
  • Ensinar a importância do planejamento textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

Ao explorar a atividade de caça-palavras para a criação de histórias, este plano situa-se no campo da produção textual e oralidade, estimulando o desenvolvimento de competências linguísticas essenciais. Passearemos pela leitura ativa, interpretação, produção escrita, planejamento textual e apresentação oral, elementos fundamentais para a construção de bases sólidas no aprendizado da língua portuguesa.

  • Leitura e interpretação de palavras.
  • Criação e planejamento de histórias.
  • Práticas de escrita colaborativa.
  • Oralidade e prática de apresentação.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão essenciais neste plano. Por meio de uma abordagem prática e lúdica, os alunos serão levados a interagir com o conteúdo de maneira dinâmica e engajadora. O tabuleiro de caça-palavras servirá como base para a exploração de conceitos de linguagem e criação textual, promovendo um ambiente de aprendizagem cooperativa e estimulante.

  • Utilização da sala de aula como tabuleiro de caça-palavras.
  • Orientação na elaboração do planejamento textual.
  • Estímulo à pesquisa para enriquecimento das histórias.
  • Apresentação oral das histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Com um total de 1,5 aulas de 40 minutos, esta atividade será dinâmica e envolvente, garantindo a participação ativa dos alunos na criação de histórias e na exploração de palavras.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação das equipes, caça às palavras e início do planejamento das histórias.
  • Aula 1.5: Finalização das histórias e apresentações orais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, considerando a participação ativa dos alunos, o trabalho em equipe, a criatividade no desenvolvimento da história e a capacidade de utilizar as palavras encontradas de maneira coerente e criativa. A apresentação oral das histórias também será um componente chave nesta avaliação, onde observaremos a clareza, a fluência e a habilidade de engajar o público. Feedback construtivo será fornecido, valorizando os esforços dos alunos e incentivando a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, tais como palavras impressas para serem escondidas pela sala, materiais para anotação e pesquisa, além de um espaço adequado para a movimentação dos alunos e para as apresentações finais.

  • Palavras impressas para o caça-palavras.
  • Cadernos e lápis para anotação.
  • Recursos de pesquisa (livros, tablets ou computadores, se disponível).
  • Espaço amplo para movimentação e apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo