Cadeia de Sons

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Cadeia de Sons' foi desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de fortalecer o reconhecimento dos sons iniciais das palavras e sua representação no sistema de escrita alfabética. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá cartões com imagens de objetos, animais ou ações. Os alunos deverão identificar o som inicial de cada palavra representada pelas imagens e, depois, participar de uma roda de debate para apresentar suas descobertas e discutir a importância do som correto das letras na formação das palavras. Esta atividade pedagógica prática promove uma abordagem colaborativa para o aprendizado da leitura e da escrita, permitindo que os alunos explorem e compartilhem conhecimentos sobre como os sons se conectam com as letras para formar palavras. Além disso, a metodologia ativa da roda de debate e da sala de aula invertida será utilizada para fomentar a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a alfabetização, particularmente no que diz respeito ao reconhecimento dos sons da fala e sua representação gráfica por meio do sistema de escrita alfabética. Os alunos trabalharão em equipe para identificar os sons iniciais das palavras, promovendo o trabalho colaborativo, a escuta ativa e o respeito pelas contribuições dos colegas. A atividade estimula o pensamento crítico e a habilidade de argumentação, conforme os alunos discutem a importância dos sons na formação das palavras durante a roda de debate. Através desta prática, esperamos que os alunos aprimorem a percepção auditiva, a associação fonema-grafema e o entendimento da estrutura das palavras, contribuindo para o processo de alfabetização de forma significativa e engajadora.

  • Identificar os sons iniciais das palavras com base em imagens
  • Reconhecer a relação entre os sons da fala e sua representação gráfica
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Fomentar a habilidade de argumentação e a escuta ativa
  • Compreender a importância dos sons corretos na formação de palavras

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o reconhecimento e identificação dos sons da fala e sua representação no sistema de escrita alfabética. Os alunos serão introduzidos à noção de som inicial das palavras, explorando como diferentes sons são associados a diferentes letras e como essa relação é fundamental para a escrita e leitura eficientes. Além disso, a atividade envolverá debates e discussões em grupo, permitindo aos alunos praticar habilidades de comunicação, argumentação e escuta. Este conteúdo é especialmente desenhado para apoiar o processo de alfabetização dos alunos no início de sua jornada educacional, fornecendo-lhes ferramentas e experiências práticas para a compreensão da língua escrita.

  • Sons iniciais das palavras
  • Relação entre fonemas e grafemas
  • Processo de alfabetização e aquisição da leitura e escrita
  • Trabalho em equipe e comunicação
  • Debate e argumentação

Metodologia

Para a realização desta atividade utilizaremos a metodologia ativa de Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos receberão cartões com imagens em grupos e irão discutir entre si para identificar os sons iniciais das palavras representadas. Essa parte da atividade promove a interação e colaboração entre os alunos, permitindo que compartilhem conhecimentos e hipóteses. Posteriormente, na roda de debate, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e argumentar sobre a importância do som correto das letras. Esta abordagem estimula o pensamento crítico, a escuta ativa e a habilidade de argumentação dos alunos, enquanto os familiariza com a dinâmica da sala de aula invertida, onde o aprendizado é centrado no aluno.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Distribuição de cartões com imagens para identificação dos sons iniciais
  • Discussão em grupo sobre os sons identificados
  • Roda de debate para apresentação e discussão das descobertas
  • Utilização de metodologias ativas para engajar os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Cadeia de Sons' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos receberão os cartões com imagens e começarão o trabalho de identificação dos sons iniciais. Na segunda aula, os alunos participarão da roda de debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas e participará da discussão sobre a importância dos sons na formação das palavras.

  • Aula 1: Introdução à atividade e trabalho em grupos para identificação dos sons
  • Aula 2: Roda de debate sobre as descobertas e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, sua habilidade de trabalhar em equipe, a precisão na identificação dos sons das palavras, bem como na qualidade das argumentações apresentadas durante a roda de debate. Será levado em consideração o engajamento do aluno com a atividade, sua contribuição para o grupo e a relevância e coerência das ideias apresentadas. Exemplos de expressões adequadas, identificação correta dos sons e argumentações bem fundamentadas serão valorizados. A avaliação será formativa, visando o desenvolvimento contínuo do aluno no processo de alfabetização.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Cadeia de Sons', os recursos necessários incluem cartões com imagens de objetos, animais ou ações que serão utilizados pelos alunos para identificar os sons iniciais das palavras. Também será necessário um espaço adequado para a realização da roda de debate, garantindo a participação de todos os alunos. Materiais de suporte como quadro branco, marcadores e sons gravados de diferentes palavras podem ser utilizados para complementar a experiência de aprendizagem.

  • Cartões com imagens
  • Espaço adequado para roda de debate
  • Quadro branco e marcadores
  • Gravações de sons de palavras (opcional)

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