Caixa das Histórias Encantadas

Desenvolvida por: Zoraid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interação oral e escrita através de histórias

A atividade 'Caixa das Histórias Encantadas' é uma prática pedagógica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, onde as crianças participam de uma roda de debates para compartilhar histórias favoritas trazidas de casa, seja em forma de desenho ou pequenos textos. O professor atua como facilitador, orientando a comparação entre as produções dos alunos e modelos convencionais de histórias, discutindo semelhanças e diferenças. Além disso, os alunos são incentivados a formularem perguntas ou pedirem esclarecimentos sobre as histórias dos colegas, promovendo assim a interação e o aprimoramento da oralidade. Esta atividade tem a proposta de desenvolver a observação das escritas, comparando formatos e estilos, além de melhorar as habilidades de escuta atenta e a capacidade de comunicação dos alunos. É uma oportunidade para integrar a leitura com a criação artística, elevando o protagonismo dos alunos ao permitir que compartilhem experiências pessoais, expressando-se de maneira lúdica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fortalecer a habilidade de escutar atentamente, promover a capacidade de formular perguntas e solicitar esclarecimentos, assim como fomentar a comparação entre produções escritas convencionais e as dos alunos. A interação em grupo, mediada pelo professor, estimula o desenvolvimento de competências comunicativas, favorecendo a expressividade e o entendimento de diferentes narrativas e formas de contação de histórias.

  • Desenvolver habilidades de escuta ativa.
  • Fomentar a comunicação e interação oral entre os alunos.
  • Estimular a comparação entre produções próprias e convencionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático contempla o incentivo à expressão através de narrativas, a valorização das diferentes formas de linguagem, o reconhecimento de estruturas narrativas e a prática da atenção e da escuta ativa. Os alunos são levados a explorar sua criatividade enquanto integram suas experiências pessoais às práticas de leitura e produção textual.

  • Expressão verbal e não-verbal em narrativas.
  • Reconhecimento e comparação de estruturas narrativas.
  • Prática de escuta ativa.

Metodologia

A metodologia empregada envolve a construção coletiva do conhecimento, onde os alunos são incentivados a expressar-se sobre suas histórias favoritas e a interagir com as produções dos colegas. A troca de experiências, mediada pelo professor, visa proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativa, promovendo a descoberta e reflexão sobre as diferentes formas de narrativa.

  • Dinâmica de roda de debates.
  • Mediação e facilitação pelo professor.
  • Interação colaborativa entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas aulas, totalizando duas horas. Cada aula é cuidadosamente estruturada para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para apresentar suas histórias, participar de discussões, receber feedback e refletir sobre suas produções e as dos colegas.

  • Aula 1: Apresentação das histórias e discussão inicial (60 minutos).
  • Aula 2: Perguntas, comparações e reflexão coletiva (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, focando na participação ativa dos alunos durante as discussões e na capacidade de formular perguntas pertinentes. Será observada a habilidade dos alunos em relacionar suas produções com modelos convencionais e em demonstrar compreensão das histórias apresentadas pelos colegas. Exemplos de critérios incluem a coerência na formulação de perguntas, a capacidade de escuta e a habilidade de apresentar ideias de forma clara e organizada. O professor deverá utilizar registros de observação, resumos das discussões e autoavaliações para monitorar o progresso dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais simples que facilitarão a expressão e a interação entre os alunos. O uso de desenhos e textos incentivará a criatividade, enquanto o ambiente de roda de debates proporcionará um espaço adequado para a comunicação e a partilha de ideias.

  • Papel e lápis de cor para desenhos.
  • Textos impressos ou manuscritos.
  • Espaço organizado para roda de debates.

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