Caixa de Histórias

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita colaborativa e leitura

Nesta atividade pedagógica, denominada 'Caixa de Histórias', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita colaborativa, leitura e interpretação de maneira criativa e lúdica. Inicialmente, cada grupo de alunos receberá uma caixa contendo uma variedade de objetos, como brinquedos pequenos, figuras de animais, veículos, entre outros. A primeira etapa da atividade consiste em explorar e se familiarizar com os objetos contidos na caixa; este momento é crucial para estimular a imaginação e a curiosidade dos alunos. Posteriormente, o professor lançará o desafio de criar uma história que integre todos os objetos encontrados dentro da caixa. Os alunos, trabalhando em grupo, discutirão ideias, planejarão a trama e desenvolverão a história, sendo guiados e auxiliados pelo professor no processo de escrita do texto narrativo. Esse exercício de escrita colaborativa não só promove o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura entre os alunos, como também incentiva o trabalho em equipe e a resolução criativa de problemas. Ao final da atividade, cada grupo terá a chance de apresentar sua história para a classe, praticando habilidades de falar em público e compartilhamento de ideias de forma respeitosa e construtiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é estimular o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de uma metodologia ativa e participativa. Ao trabalharem em grupo para criar uma história que integre objetos diversos, os alunos estarão praticando a escrita colaborativa, desenvolvendo, assim, não apenas suas competências linguísticas, mas também habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, respeito pelas ideias dos outros, criatividade e resolução de problemas. Adicionalmente, a apresentação das histórias diante da turma visa fortalecer a autoconfiança e as habilidades de comunicação e expressão em público. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham melhorado sua capacidade de produzir textos narrativos coesos e coerentes, além de desenvolver uma maior apreciação pela leitura e pelo compartilhamento de histórias.

  • Desenvolver habilidades de escrita colaborativa entre os alunos.
  • Aprimorar a capacidade de leitura, interpretação e produção de texto.
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos.
  • Promover o trabalho em equipe e a resolução criativa de problemas.
  • Fortalecer habilidades de falar em público e de compartilhar ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caixa de Histórias' está alinhada ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, integrando habilidades essenciais propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O conteúdo programático abordado inclui a escrita e leitura colaborativas, interpretação de texto, criatividade na produção de narrativas e a prática da oratória. Através desta atividade, os alunos terão a chance de vivenciar o processo de criação de texto de forma coletiva, explorando diferentes perspectivas e ideias e, ao mesmo tempo, aprendendo a respeitar e considerar os pontos de vista de seus colegas. Essencialmente, a atividade visa aprofundar a compreensão e o uso da língua escrita e falada de maneira divertida e significativa.

  • Escrita colaborativa de textos narrativos.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Desenvolvimento da criatividade na produção escrita.
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Prática de apresentação oral.

Metodologia

Para a execução da atividade 'Caixa de Histórias', será adotada uma abordagem baseada em metodologias ativas, em específico a atividade Mão-na-massa. Os alunos serão divididos em grupos e estimulados a explorar o conteúdo das caixas com objetos variados. Seguindo uma abordagem construtivista, eles serão guiados pelo professor, mas terão liberdade para discutir, argumentar e tomar decisões coletivas sobre a construção da história. O professor atuará como mediador, oferecendo suporte e incentivo ao diálogo e à colaboração entre os alunos. Essa metodologia permitirá que os estudantes sejam os protagonistas do processo de aprendizagem, promovendo a autonomia, a interação social e o desenvolvimento de habilidades cognitivas de forma integrada e significativa.

  • Divisão da turma em grupos pequenos.
  • Exploração dos objetos contidos nas caixas.
  • Discussão e planejamento da história em grupo.
  • Escrita colaborativa do texto narrativo.
  • Apresentação das histórias para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caixa de Histórias' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à exploração dos objetos e ao planejamento da história em grupo. Na segunda aula, os grupos finalizarão a escrita da história e prepararão sua apresentação para a turma. Tempo adicional poderá ser dedicado para o compartilhamento das histórias e retroalimentação pela turma e pelo professor.

  • Aula 1: Exploração dos objetos e planejamento da história (50 minutos).
  • Aula 2: Finalização da escrita e preparação da apresentação (50 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caixa de Histórias' será formativa e processual, levando em conta o envolvimento e a participação de cada aluno durante as diferentes etapas da atividade. Será avaliado o empenho dos alunos na construção colaborativa da história, a criatividade, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de integrar todos os objetos em uma narrativa coesa. A apresentação das histórias também fará parte da avaliação, considerando a clareza da exposição, a expressividade e a interação com a audiência. Feedback construtivo será fornecido pelos colegas e pelo professor, valorizando os aspectos positivos e sugerindo melhorias. Exemplos de critérios podem incluir a coerência da história, a originalidade e o trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caixa de Histórias', serão necessários materiais simples e acessíveis. Cada grupo de alunos receberá uma caixa contendo diversos objetos, que servirão como estímulo para a criação das histórias. Além disso, papel, lápis, borrachas e outros materiais de escritório serão fornecidos para o desenvolvimento do texto narrativo. Recursos adicionais, como quadro branco e marcadores, poderão ser utilizados durante a fase de apresentação dos trabalhos. Fomentando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, esses recursos simples desempenharão papel fundamental para o engajamento e a criatividade dos alunos.

  • Caixas com diversos objetos pequenos (brinquedos, figuras de animais, veículos, etc.).
  • Papel, lápis, borrachas e materiais de escritório para a escrita da história.
  • Quadro branco e marcadores para auxiliar na apresentação das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo