Esta atividade propõe uma experiência integrada onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão inicialmente se envolver na arte do origami para criar suas próprias borboletas, seguido de uma experiência musical envolvente que aborda o tema borboletas. Os alunos serão expostos a uma música infantil selecionada que menciona borboletas, incentivando a escuta ativa e a capacidade de fazer associações entre a música e o origami que realizaram. Após a audição, serão convidados a cantar junto, potencializando suas habilidades de expressão oral e memorização. Concluímos com uma discussão coletiva, voltada a compreender as interpretações dos alunos sobre a música e correlacioná-las com seus aprendizados sobre as borboletas, promovendo assim um ambiente de aprendizagem holística que atravessa as barreiras entre arte manual e compreensão leitora.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de escuta ativa, bem como a capacidade de associação entre diferentes formas de expressão artística – a música e a arte do origami. Espera-se também que, através da prática do canto, os alunos melhorem sua expressão oral e capacidade de memorização. Por meio da discussão sobre o que foi entendido da música, almeja-se desenvolver habilidades de interpretação, oferecendo uma oportunidade para que os alunos expressem suas ideias e compreensões, promovendo assim um aprendizado significativo e integrado.
O conteúdo programático desta atividade é projetado para cruzar fronteiras entre linguagens artísticas, integrando arte visual, música e expressão corporal de maneira harmônica. Ao longo desta jornada, os alunos irão explorar a arte do origami, praticar a audição e interpretação de músicas infantis e participar de atividades que estimulem a expressão oral e memorização. Este enfoque multidisciplinar visa proporcionar uma experiência de aprendizado rica e diversificada, preparando os alunos para reconhecer e valorizar diferentes formas de arte e comunicação.
Adotaremos uma metodologia ativa de 'Mão-na-massa' para esta atividade, facilitando um ambiente de aprendizado experiencial. Os alunos serão engajados em uma série de tarefas práticas que começam com a criação de origami de borboletas, seguidas pela escuta de uma música infantil temática. Promoveremos um ambiente onde os alunos possam sentir-se confortáveis para cantar em conjunto, incentivando a expressão oral. A fase final envolve uma discussão orientada sobre as percepções da música e sua relação com as borboletas, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e compreensões.
A atividade será dividida em 20 aulas de 60 minutos cada, ao longo de quatro semanas. Nas primeiras cinco aulas, focaremos na introdução ao origami e na criação das borboletas. As próximas cinco aulas serão dedicadas à audição da música, discussão sobre suas letras e prática do canto. Na sequência, outras cinco aulas serão usadas para aprofundar na expressão oral e memorização da canção. As últimas cinco aulas serão destinadas a discussão em grupo, reforçando o aprendizado e compartilhando percepções sobre a atividade.
A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e processual. Observaremos a participação dos alunos em cada etapa da atividade, avaliando sua habilidade de escuta ativa, participação no canto coletivo, capacidade de memorização e expressão de ideias durante as discussões em grupo. Será dada ênfase ao envolvimento, criatividade, cooperação entre pares e habilidade de fazer conexões entre a música e o origami. Exemplos de bom desempenho incluirão a habilidade de refletir sobre a música de forma crítica, expressar ideias sobre as borboletas criadas e participar ativamente das atividades propostas.
Para a execução desta atividade, utilizaremos uma variedade de materiais e recursos. Incluímos papel de origami colorido para a criação das borboletas, dispositivos de áudio para a reprodução da música infantil, letras impressas da música para facilitar a memorização e espaços adequados que permitam a movimentação e expressão dos alunos durante o canto. A escolha desses recursos visa criar um ambiente rico em estímulos visuais e auditivos, apoiando efetivamente o processo de ensino-aprendizagem.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula