Esta atividade propõe uma imersão no mundo da linguagem poética por meio da criação coletiva de cantigas e parlendas que engajam os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na exploração do ritmo e da rima. Iniciando com uma roda de debate para escolha dos temas, centrados no cotidiano escolar, os estudantes serão estimulados a pensar criativamente sobre palavras e expressões que rimam, discutindo suas ideias em grupo. Após essa etapa inicial, eles serão divididos em pequenos grupos para que, colaborativamente, consigam estruturar quadras ou quadrinhas que representem as temáticas escolhidas. O processo de escrita será guiado e acompanhado pelo professor, garantindo que todos os alunos participem ativamente e contribuam com suas ideias. A apresentação das criações para a turma estimulará não só a valorização da produção dos colegas, mas também a prática da oralidade e o respeito pelas diversas formas de expressão.
Com esta atividade, objetiva-se fomentar nos alunos a capacidade de explorar a musicalidade das palavras através do ritmo e da rima, estimulando a criatividade e a expressão escrita e oral. Visa-se igualmente promover a colaboração e o trabalho em equipe, capacitando os alunos a planejar e produzir textos de forma coletiva. Espera-se ainda que, por meio da participação ativa, os estudantes melhorem sua habilidade de escuta e valorização das produções dos colegas, além de desenvolver a percepção das peculiaridades da língua escrita em contraste com suas próprias produções iniciais.
A atividade está estruturada para introduzir os alunos ao conceito de ritmo e rima, essenciais para a compreensão da estrutura da linguagem poética. Através da criação de cantigas e parlendas, os estudantes terão a oportunidade de se familiarizar com estes elementos de forma lúdica e interativa. A participação em rodas de debate estimulará a oralidade e a argumentação, enquanto o trabalho em grupo fortalecerá habilidades de colaboração e respeito mútuo entre os alunos.
Utilizaremos a metodologia ativa, combinando Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para conduzir os alunos ao universo da poesia de maneira lúdica. A roda de debate inicial permite a livre expressão e escolha de temas, enquanto o trabalho em grupo promove a colaboração direta na criação das cantigas e parlendas. O professor atuará como facilitador, orientando os processos de discussão e criação, e garantindo que todos os alunos estejam engajados e contribuindo com suas ideias.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, concentraremos na introdução dos conceitos, escolha de temas e início do processo de criação. A segunda aula será destinada à conclusão das criações e à sua apresentação para a turma.
A avaliação considerará o engajamento dos alunos no processo de criação, avaliando principalmente a busca por ritmo e rima nas composições, além da colaboração e participação nas atividades de grupo. A criatividade das produções, a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de apresentar seu trabalho para a turma também serão critérios relevantes. Será dada atenção especial à evolução da percepção dos alunos sobre as características da linguagem escrita.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, lápis e borracha para o processo de escrita. Além disso, poderão ser utilizados lápis de cor e marcadores para ilustrar as cantigas e parlendas. Um espaço adequado para a realização da roda de debate e das apresentações também é essencial, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula