Cantando o Alfabeto

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Arte
Temática: Alfabetização e Música

A atividade 'Cantando o Alfabeto' é desenhada para favorecer a alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma maneira lúdica e musical. Através da interação com músicas que apresentam o alfabeto, e do desenvolvimento de habilidades musicais e criativas para a criação de suas próprias versões da canção do alfabeto, os estudantes serão capazes de estreitar seu relacionamento com as letras, suas sonoridades e sequências, promovendo assim uma memorização eficaz. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos e atividades práticas, a atividade tem um foco imersivo na aprendizagem experimental, onde a reprodução do conhecimento ocorre no contexto de atividades que são tanto educativas quanto divertidas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma forma interativa e prazerosa de aprender a sequência do alfabeto, distinguir letras de outros símbolos e segmentar palavras em sílabas. Através da introdução de canções do alfabeto e encorajamento à criação musical, pretende-se desenvolver não só a memorização das letras, mas também incentivar a expressão artística, a colaboração entre pares e a autoria. Este método visa criar um ambiente de aprendizado onde os alunos se sintam livre para explorar e expressar suas ideias enquanto consolidam seu conhecimento do alfabeto de forma significativa e contextualizada.

  • Reconhecimento e memorização da sequência do alfabeto.
  • Distinção entre letras e outros sinais gráficos.
  • Segmentação de palavras em sílabas através de atividades musicais.
  • Desenvolvimento da criatividade na criação de novas versões da canção do alfabeto.
  • Estímulo à cooperação e ao trabalho em equipe através de apresentações musicais em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo por trás da atividade engloba aspectos fundamentais da alfabetização, como o reconhecimento das letras do alfabeto, a diferenciação entre letras e outros signos gráficos e a capacidade de segmentar palavras em sílabas de forma lúdica e envolvente. Através do uso da música como veículo de aprendizado, esta atividade também introduz noções básicas de musicalidade, ritmo e colaboração, habilidades que são essenciais no desenvolvimento integral dos alunos.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Diferenciação entre letras e sinais gráficos.
  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Introdução a conceitos básicos de música e ritmo.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, o que implica em um processo de ensino e aprendizagem focado na experiência prática dos alunos. Partindo da apresentação de canções tradicionais do alfabeto, os estudantes serão guiados a explorarem sua criatividade musical por meio da criação de versões próprias dessas canções utilizando instrumentos simples e percussão corporal. O engajamento prático será complementado por reflexões e discussões em grupo, estimulando os alunos a pensarem criticamente sobre o conteúdo aprendido e a colaborarem entre si para o desenvolvimento musical e cognitivo.

  • Apresentação de canções tradicionais do alfabeto.
  • Criação de versões próprias das canções do alfabeto.
  • Utilização de instrumentos musicais simples e percussão corporal.
  • Reflexões e discussões em grupo sobre o processo de aprendizagem.
  • Apresentações das canções criadas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 18 aulas de 40 minutos cada, divididas em três fases: introdução ao alfabeto através de músicas, exploração e criação musical, e por fim, as apresentações. Esta estrutura proporciona um equilíbrio entre aprendizagem teórica e prática, permitindo o tempo necessário para a absorção do conteúdo e para a preparação das apresentações dos alunos.

  • Aula 1-3: Introdução e exploração de canções do alfabeto.
  • Aula 4-12: Atividades práticas de criação musical.
  • Aula 13-18: Preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos com as atividades, na qualidade criativa das canções produzidas, e na capacidade de trabalhar em equipe. Observará também a evolução da memorização das letras do alfabeto e a habilidade de segmentar palavras em sílabas. Feedbacks serão dados individualmente e em grupo, valorizando os avanços e sugerindo melhorias de forma construtiva. O objetivo é encorajar os alunos a reconhecerem seus próprios progressos e áreas para desenvolvimento, promovendo uma postura ativa na própria aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples como instrumentos musicais básicos (tamborins, chocalhos, flautas, etc.), materiais para percussão corporal, e aparelhos de som para a reprodução de músicas. Além disso, será importante disponibilizar espaços adequados para a prática musical e apresentações, assim como materiais de apoio para o registro de letras e partituras das criações dos alunos.

  • Instrumentos musicais simples (tamborins, chocalhos, flautas)
  • Aparelhos de som para reprodução de músicas
  • Espaços adequados para prática musical e apresentações
  • Materiais para registro de letras e partituras
  • Recursos para percussão corporal

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo