Cantigas do Meu Jeito

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação e Reescrita de Cantigas

A atividade intitulada 'Cantigas do Meu Jeito' tem como propósito desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura, escrita, oralidade e colaboração através da reescrita criativa de cantigas populares. Os alunos terão a oportunidade de escolher suas cantigas favoritas e, em grupos, irão discutir ideias para criar novas versões, mantendo o ritmo e o formato original. A atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito à cultura tradicional, proporcionando uma experiência rica de aprendizado que alia prazer e educação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na capacidade dos alunos em reescrever textos de forma criativa, exercitando a leitura, escrita e oralidade. Através da reescrita de cantigas, os alunos experimentarão a recriação de narrativas, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o domínio da língua e para a expressão de suas ideias.

  • Desenvolver a habilidade de escrever de forma criativa respeitando a estrutura rítmica das cantigas.
  • Estimular a capacidade de trabalhar em colaboração e respeitar as ideias dos colegas.
  • Promover a comunicação oral através da apresentação das cantigas reescritas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático, os alunos vão explorar diferentes cantigas, analizando seus temas e estruturas. A compreensão do ritmo, a identificação de personagens e a criação de novas narrativas a partir dessas bases são competências trabalhadas durante a atividade. As crianças irão aplicar esses conhecimentos na prática ao reescreverem suas escolhas, construindo novas histórias com criatividade.

  • Análise e compreensão do ritmo de cantigas.
  • Identificação de temas e personagens nas cantigas escolhidas.
  • Criação de narrativas novas a partir das cantigas originais.

Metodologia

A metodologia envolve atividades práticas planejadas em um ambiente de aprendizagem colaborativa. Os alunos, organizados em grupos, irão vivenciar um processo de criação coletiva, desde a escolha das cantigas até a apresentação final, promovendo uma prática educativa ativa e lúdica. A reescrita criativa favorece a interação e cooperação entre as crianças, alinhada ao desenvolvimento das competências desejadas.

  • Discussão em grupos sobre as cantigas favoritas.
  • Reescrita das cantigas de forma criativa.
  • Apresentação das novas criações para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto divide a atividade em dois momentos de uma hora cada. Na primeira aula, os alunos se concentram na escolha e análise das cantigas, enquanto na segunda aula, finalizam suas reescritas e realizam as apresentações, garantindo tempo adequado para reflexão e criação.

  • Aula 1: Escolha e análise das cantigas, discussão em grupo.
  • Aula 2: Reescrita das cantigas e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação considerará tanto o processo quanto o produto final da atividade. Os alunos serão avaliados pelo envolvimento nas discussões em grupo, pelo esforço criativo na reescrita das cantigas e pela clareza na apresentação oral. Exemplos de critérios incluem: participação ativa nas atividades em grupo, criatividade e fidelidade ao ritmo na reescrita, e a capacidade de se expressar de forma compreensível e confiante durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para efetivar a atividade, utilizaremos recursos que facilitem a criação e apresentação das cantigas, como materiais de escrita e tecnologias que possam apoiar a criatividade dos alunos. Esses materiais são essenciais para a execução e sucesso da proposta pedagógica, permitindo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Papel e lápis para esboços.
  • Quadro branco e canetas para exposição de ideias.
  • Reprodutor de áudio para escuta das cantigas originais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo