A atividade intitulada 'Cantigas do Meu Jeito' tem como propósito desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura, escrita, oralidade e colaboração através da reescrita criativa de cantigas populares. Os alunos terão a oportunidade de escolher suas cantigas favoritas e, em grupos, irão discutir ideias para criar novas versões, mantendo o ritmo e o formato original. A atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito à cultura tradicional, proporcionando uma experiência rica de aprendizado que alia prazer e educação.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na capacidade dos alunos em reescrever textos de forma criativa, exercitando a leitura, escrita e oralidade. Através da reescrita de cantigas, os alunos experimentarão a recriação de narrativas, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o domínio da língua e para a expressão de suas ideias.
No conteúdo programático, os alunos vão explorar diferentes cantigas, analizando seus temas e estruturas. A compreensão do ritmo, a identificação de personagens e a criação de novas narrativas a partir dessas bases são competências trabalhadas durante a atividade. As crianças irão aplicar esses conhecimentos na prática ao reescreverem suas escolhas, construindo novas histórias com criatividade.
A metodologia envolve atividades práticas planejadas em um ambiente de aprendizagem colaborativa. Os alunos, organizados em grupos, irão vivenciar um processo de criação coletiva, desde a escolha das cantigas até a apresentação final, promovendo uma prática educativa ativa e lúdica. A reescrita criativa favorece a interação e cooperação entre as crianças, alinhada ao desenvolvimento das competências desejadas.
O cronograma proposto divide a atividade em dois momentos de uma hora cada. Na primeira aula, os alunos se concentram na escolha e análise das cantigas, enquanto na segunda aula, finalizam suas reescritas e realizam as apresentações, garantindo tempo adequado para reflexão e criação.
A avaliação considerará tanto o processo quanto o produto final da atividade. Os alunos serão avaliados pelo envolvimento nas discussões em grupo, pelo esforço criativo na reescrita das cantigas e pela clareza na apresentação oral. Exemplos de critérios incluem: participação ativa nas atividades em grupo, criatividade e fidelidade ao ritmo na reescrita, e a capacidade de se expressar de forma compreensível e confiante durante a apresentação.
Para efetivar a atividade, utilizaremos recursos que facilitem a criação e apresentação das cantigas, como materiais de escrita e tecnologias que possam apoiar a criatividade dos alunos. Esses materiais são essenciais para a execução e sucesso da proposta pedagógica, permitindo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula