Carimbos de Letras Divertidas

Desenvolvida por: Divani… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem Oral e Escrita
Temática: Desenvolvimento da Escrita e Leituras Iniciais

Nesta atividade prática, intitulada 'Carimbos de Letras Divertidas', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao encantador mundo das letras e palavras utilizando carimbos feitos manualmente. A dinâmica começa com a personalização de borrachas de apagar, transformando-as em carimbos de letras do alfabeto. A partir deste processo, os alunos desenvolverão habilidades motoras finas e reforçarão o aprendizado das letras. O objetivo é formar palavras específicas ao carimbarem folhas de papel, o que permitirá que eles explorem a escrita espontânea e a ortografia correta. Após a atividade prática, haverá um momento de discussão em que os alunos poderão comparar suas produções com a escrita convencional e interpretar as diferenças observadas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ajudar os alunos a reconhecer e formar palavras através da experiência prática e lúdica de criar e usar seus próprios carimbos de letras. Esta atividade visa não apenas melhorar a habilidade de reconhecer letras e palavras, mas também fomentar um ambiente colaborativo onde a aprendizagem acontece através da interação e do compartilhar de ideias. Ao utilizar carimbos, os alunos promoverão uma prática intensiva da formação de palavras, o que ajudará a solidificar o reconhecimento de padrões e a aplicação da ortografia correta.

  • Identificar as letras do alfabeto e seus sons.
  • Construir palavras utilizando carimbos de letras.
  • Distinguir entre produções escritas pessoais e ortografia convencional.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na introdução à alfabetização, estimulando a prática de leitura e escrita por meio de atividades lúdicas que fortalecem o reconhecimento de letras e o desenvolvimento fonético. A atividade baseada em carimbos de letras visa criar uma interatividade maior com a linguagem, permitindo que os alunos experimentem a construção de palavras de maneira visual e descontraída.

  • Alfabetização inicial e reconhecimento de letras.
  • Formação de palavras e ortografia básica.
  • Comparação entre escrita espontânea e ortografia convencional.

Metodologia

A metodologia envolve uma abordagem prática e envolvente de aprendizagem, onde o foco é a interação ativa dos alunos com o material didático. A realização de carimbos promove habilidades motoras finas e criatividade, enquanto a atividade de carimbar palavras melhora as habilidades de escrita e leitura. Esta estratégia pedagógica encoraja a autodescoberta através de desafios práticos e estimula a cooperação entre pares durante as interações.

  • Criação manual de carimbos de letras.
  • Exploração de escrita através de atividades práticas.
  • Momentos de discussão para estímulo à reflexão crítica sobre a escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para oferecer um equilíbrio entre a instrução prática e o tempo dedicado ao feedback e reflexão sobre o aprendido. Com 2 horas de aula divididas igualmente, permite-se que a atividade seja realizada sem pressa, dando tempo aos alunos para a exploração individual e o trabalho colaborativo.

  • Aula 1: Introdução e criação dos carimbos de letras.
  • Aula 2: Utilização dos carimbos para formar palavras e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em observação contínua e na análise das produções individuais durante a atividade. Critérios incluem a habilidade em criar letras corretamente, formar palavras com os carimbos e a participação nas discussões em grupo. Exemplos de avaliação prática incluem verificar se as letras estão corretamente esculpidas e se a palavra carimbada corresponde à palavra alvo. Durante as discussões, será observado se o aluno consegue identificar diferenças e semelhanças entre sua produção e a escrita convencional.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são selecionados para atender o objetivo de facilitar a criação de carimbos e a exploração escrita pelas crianças. Estes materiais são escolhidos para serem seguros e manuseáveis por crianças pequenas, incentivando a autonomia e o aprendizado interativo.

  • Borracha de apagar em formato de bloco.
  • Lápis para esboçar a letra.
  • Estilete de segurança para esculpir as letras sob supervisão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo