Cartazes Falantes: Importância da Vacinação

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Importância da Vacinação

Nesta atividade, os alunos criarão cartazes destacando a importância da vacinação. Primeiro, haverá uma roda de debate onde discutirão sobre as vacinas, suas funções e a importância para a saúde pública. Depois, em grupos, os estudantes produzirão cartazes utilizando frases curtas e imagens, exercitando a escrita e a associação de imagens com as palavras. Por fim, apresentarão suas criações, aprimorando a oralidade e escuta entre os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a compreensão sobre a importância das vacinas, ao mesmo tempo que se trabalham habilidades essenciais de alfabetização e comunicação para o 1º ano do Ensino Fundamental. Ao articular o tema da vacinação com experiências de escrita e oralidade, busca-se engajar os alunos na reflexão sobre um tema de saúde pública relevante, permitindo que eles explorem a linguagem e os símbolos de maneira contextualizada. As etapas da atividade – do debate à apresentação dos cartazes – estão desenhadas para estimular o protagonismo, incentivando os alunos a expressarem suas ideias de maneira organizada e criativa. Esta abordagem não apenas é crucial para o desenvolvimento das competências linguísticas, mas também facilita a internalização de práticas sociais responsáveis desde cedo.

  • Fomentar a compreensão e a importância da vacinação.
  • Estimular a escrita e associação de imagens com palavras.
  • Promover a oralidade e a escuta ativa entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades sociais e de cooperação ao trabalhar em grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
  • EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos da alfabetização nas suas dimensões oral e escrita, fundamentais para o desenvolvimento inicial da comunicação dos alunos. É feita uma interligação entre a aprendizagem do sistema alfabético e o contexto social da importância da vacinação, de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa. Além disso, as interações, por meio de discussões e exposições, reforçam a prática da linguagem em contextos reais, permitindo que os alunos compreendam a função social da leitura e da escrita, assim como o uso das letras em diferentes contextos. Esta abordagem integrativa entre linguagem e saúde pública objetiva uma conscientização mais ampla sobre o papel das vacinas, ao mesmo tempo que expande o repertório linguístico dos alunos.

  • Alfabetização e letramento.
  • Função social da escrita e leitura.
  • Importância da vacinação no contexto social.

Metodologia

Para o desenvolvimento desta atividade, será utilizada uma metodologia ativa que fomenta a participação e a colaboração dos alunos. A atividade começa com uma roda de debate para discutir a importância das vacinas, seguida pela tarefa prática de criação de cartazes. Esta abordagem promove a vivência de uma aprendizagem experiencial significativa, onde os alunos são desafiados a aplicar conhecimentos adquiridos em atividades práticas e colaborativas. As etapas permitem não apenas o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, mas também facilitam a integração de saberes através de um trabalho em grupo, estimulando o desenvolvimento socioemocional e a prática da empatia e respeito mútuo. Durante todo o processo, a mediação do professor é fundamental para guiar as atividades e oferecer apoio onde necessário.

  • Roda de debate sobre vacinação.
  • Trabalho em grupo na criação de cartazes.
  • Apresentação dos cartazes à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contempla uma aula de 200 minutos, planejada para proporcionar uma experiência de aprendizagem aprofundada e envolvente. A aula inicia-se com o debate, que ocupa aproximadamente 50 minutos, proporcionando uma introdução ao tema e estimulando o pensamento crítico dos alunos. Na sequência, são alocados 90 minutos para o trabalho colaborativo na elaboração dos cartazes, momento em que os alunos exercitarão a criatividade e a prática da escrita. Finalmente, os 60 minutos restantes são destinados às apresentações e reflexões finais, permitindo que os alunos compartilhem suas produções e pratiquem habilidades de oralidade, bem como escuta ativa. Este tempo abrangente viabiliza um aprendizado significativo e concreto dentro do tema proposto.

  • Aula 1: Roda de Debate sobre a importância da vacinação, criação de cartazes e apresentação.
  • Momento 1: Introdução ao Tema - Importância da Vacinação (Estimativa: 30 minutos)
    Comece a aula com uma introdução breve sobre o tema da vacinação. Utilize recursos audiovisuais como pequenos vídeos ou imagens que mostrem crianças sendo vacinadas e a importância disso para a saúde pública. Explique de maneira simples por que as vacinas são importantes para evitar doenças. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem o que já sabem.

    Momento 2: Roda de Debate (Estimativa: 40 minutos)
    Organize a turma em um círculo para facilitar a participação de todos no debate. Estimule os alunos a falarem sobre suas experiências pessoais ou familiares com vacinação. Faça perguntas orientadoras, como: Por que achamos que vacinas são importantes?\

Avaliação

A avaliação da atividade pode ser realizada de forma formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos e a participação em todas as etapas da atividade. Uma opção é utilizar rubricas que avaliem a contribuição individual no debate, a criatividade e clareza do cartaz produzido, bem como a eficácia da comunicação durante a apresentação. Critérios claros, como a compreensão do tema, a colaboração no grupo e o uso de recursos linguísticos apropriados, podem ser adotados para mensurar o desempenho. Exemplo prático inclui registrar observações durante o debate e a produção dos cartazes para um feedback posterior. Adaptações para alunos com necessidades específicas podem envolver critérios diferenciados, como o foco em interações e progressos individuais. O feedback deve ser construtivo, buscando sempre apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

  • Engajamento e participação durante o debate.
  • Criatividade e clareza na produção dos cartazes.
  • Eficácia de comunicação durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais comuns de sala de aula, como papel, lápis de cor, tesoura e cola, além de cartolinas para a elaboração dos cartazes. A presença de recursos visuais sobre a vacinação pode enriquecer a discussão e facilitar a compreensão do tema pelos alunos. O uso de um projetor ou televisão pode ser incorporado para mostrar pequenos vídeos explicativos sobre vacinas, estimulando uma contextualização visual do tema. Ferramentas digitais simples, como tablets ou computadores, podem ser usadas para ampliar a pesquisa e exploração de imagens e conteúdos relacionados. A intenção é utilizar recursos didáticos que sejam de fácil acesso e baixo custo, garantindo que todas as escolas possam implementar a atividade de maneira eficaz.

  • Papéis e materiais de escrita e desenho.
  • Materiais visuais sobre vacinação.
  • Tecnologias audiovisuais para apresentação de vídeos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os docentes enfrentam muitos desafios, mas é vital garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade. Para alunos com transtorno do espectro autista, adaptaremos a metodologia para uma abordagem mais visual e estruturada, com uso de pictogramas durante o debate e na elaboração dos cartazes. Podem-se utilizar intervalos regulares e previsíveis para minimizar a sobrecarga sensorial. Para facilitar a comunicação, técnicas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) podem ser incorporadas. Estratégias como pares de apoio, onde um colega serve de guia para o aluno com espectro autista, podem ser eficazes. É crucial monitorar sinais de comportamento não verbal de desconforto e ajustar as estratégias conforme necessário, sempre mantendo aberto o canal de comunicação com a família para atualização sobre o progresso e ajustes necessários. A inclusão é uma parte integral do aprendizado, e adaptar as atividades para se adequar às necessidades individuais não só apoia os alunos com necessidades especiais, mas enriquece o ambiente de aprendizado para todos.

  • Uso de pictogramas para comunicação visual.
  • Intervalos regulares e previsíveis.
  • Estratégias de comunicação alternativa e aumentativa (CAA).
  • Pares de apoio para interação social.

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