A atividade 'Ciranda das Palavras' tem como propósito imergir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no universo literário através da leitura compartilhada de parlendas e trava-línguas. Iniciaremos com a formação de pequenos grupos, promovendo um momento de exploração e familiarização com diversos textos. Em sequência, será feita uma leitura compartilhada dirigida pelo professor, enfatizando a direção da leitura e a disposição dos textos na página. Posteriormente, cada grupo selecionará um texto para praticar a leitura em voz alta para o restante da classe, visando não apenas a fluência leitora, mas também a compreensão de que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo. Para finalizar, uma roda de debate será formada, onde os alunos poderão compartilhar as dificuldades encontradas e as estratégias adotadas durante a atividade, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de expressão.
Esta atividade planeja estimular a competência leitora dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, enfocando o reconhecimento da disposição e direção dos textos na página, assim como a fluidez na leitura. Através da prática de leitura de parlendas e trava-línguas, os alunos desenvolverão a habilidade de compreender e interpretar textos considerando a situação comunicativa e o assunto, além de se familiarizarem com a estrutura linguística e o ritmo desses gêneros literários. O debate posterior à atividade de leitura visa promover o diálogo entre os alunos sobre suas experiências de aprendizagem, favorecendo assim o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de socialização.
A 'Ciranda das Palavras' integra noções básicas de leitura e compreensão textuais, enfatizando a leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo. Além disso, alia a prática leitora ao lúdico, por meio da exploração de parlendas e trava-línguas. Esses gêneros são particularmente valiosos por sua estrutura rítmica e rimada, que favorece o desenvolvimento da fluência leitora. A atividade se completa com um momento reflexivo, onde o compartilhamento de experiências e estratégias de leitura enriquece o processo educativo, estimulando o aluno a pensar criticamente sobre sua aprendizagem.
Para realizar a 'Ciranda das Palavras', adotaremos uma metodologia que privilegia a interação e o envolvimento ativo dos alunos. A leitura compartilhada incentiva a participação coletiva e a atenção ao texto. Já a leitura em voz alta pelos grupos favorece a prática e a autoconfiança dos alunos enquanto leitores. O uso da roda de debate permite que compartilhem suas vivências de leitura, debatendo dificuldades e estratégias adotadas, em um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta abordagem promove não apenas a compreensão textual mas também habilidades sociais e comunicativas importantes.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a leitura compartilhada e a seleção dos textos pelos grupos. Na segunda aula, ocorrerá a leitura em voz alta pelos grupos e a roda de debate final.
A avaliação desta atividade será formativa, baseada na participação ativa dos alunos durante as leituras e o debate. Serão observados critérios como: engajamento na leitura compartilhada, disposição em ler em voz alta, contribuição na roda de debate, e a capacidade de refletir sobre as dificuldades e estratégias de leitura. A ênfase estará na progressão individual do aluno em relação à confiança para ler em público e na compreensão do processo de leitura. Exemplos específicos de participação e contribuições significativas serão destacados como forma de reconhecimento e encorajamento.
Para a realização da 'Ciranda das Palavras', necessitaremos de uma coleção de parlendas e trava-línguas, que pode ser composta por livros ou impressões. Além disso, será importante contar com um espaço confortável que permita a formação de um círculo (roda), favorecendo a interação entre os alunos durante a atividade. Recursos adicionais como quadro branco e marcadores serão úteis para anotar pontos chaves da discussão, e um dispositivo de som pode ser empregado caso queiramos incluir parlendas cantadas ou música de fundo durante a leitura.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula