O 'Circo das Palavras' é uma atividade planejada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na prática da oralidade e do enriquecimento do vocabulário, de maneira lúdica e colaborativa. Transformando a sala de aula em um picadeiro de circo, onde cada aluno, adornado com um chapéu de palhaço, terá a oportunidade de contar uma história autoral, usando um microfone (real ou de brinquedo) para simular uma apresentação circense. Durante a narrativa, os estudantes serão incentivados a incorporar palavras novas, aprendidas recentemente, incentivando o uso da linguagem oral e a expansão do vocabulário. A expressividade por meio de gestos e expressões faciais também será incentivada, cultivando habilidades de comunicação não verbal importantes. Após cada apresentação, a turma, num esforço colaborativo, poderá oferecer feedback construtivo, sugerir melhorias para as histórias ou propor novas palavras, fomentando um ambiente interativo de aprendizado.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver e enriquecer as habilidades orais e o vocabulário dos alunos, fazendo uso de um contexto lúdico e interativo. A narrativa pessoal, apoiada no uso de palavras recentemente aprendidas, visará não apenas a melhoria da fluidez verbal, mas também a capacidade de memorizar e aplicar novo vocabulário de forma criativa. Além disso, pretende-se trabalhar a comunicação não verbal, através da expressão corporal e facial, e fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos podem aprender uns com os outros por meio do feedback e da troca de ideias.
A narrativa oral será o pilar central desta atividade, envolvendo a prática de contar histórias como um meio de explorar e expandir o uso da língua portuguesa. Além disso, a interação entre os alunos oferecerá uma vivência prática de como dar e receber feedback, uma habilidade social valiosa. O conteúdo programático engloba, então, a narrativa oral, expansão do vocabulário, comunicação não verbal e aprendizado colaborativo.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade envolve a transformação da sala de aula em um ambiente lúdico que simula um circo, incentivando cada aluno a ser o protagonista ao contar uma história. Esta abordagem busca estimular a espontaneidade e a expressão individual, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, através da interação e colaboração entre os alunos. A metodologia ativa colocada em prática nesta atividade facilita o engajamento, a participação ativa e o aprendizado significativo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao projeto, explicação das regras e um breve workshop sobre como contar histórias e usar expressões faciais e gestos. No segundo encontro, os alunos realizarão suas apresentações no 'picadeiro', seguidas de feedbacks e sugestões dos colegas.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa e no engajamento dos alunos durante as apresentações e as sessões de feedback. O critério será a eficácia com que o aluno consegue utilizar novas palavras em sua história, a clareza da narração, a expressividade (gestual e facial), assim como a capacidade de oferecer e receber feedback construtivo. Exemplos de desempenhos observados podem incluir a originalidade da história, a fluência da expressão oral, e a qualidade do feedback fornecido aos colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários chapéus de palhaço para todos os alunos, a fim de criar uma atmosfera lúdica de circo. Também será indispensável um microfone sem fio ou de brinquedo para simular as apresentações. Além disso, é recomendável ter à disposição materiais para anotações de feedbacks e sugestões durante as apresentações, como papel e caneta, e um espaço apropriado que possa ser adaptado como 'picadeiro'.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula