A atividade 'Círculo das Letras' é projetada para introduzir e reforçar a compreensão do alfabeto, tanto no sistema de escrita alfabética tradicional quanto na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Sentados em círculo, os alunos participam de uma dinâmica de grupo interativa, onde uma bola é passada de um colega para outro. Ao receber a bola, o aluno tem a tarefa de escolher uma letra do alfabeto, representá-la em LIBRAS, e em seguida, anunciar uma palavra que comece com a letra escolhida. Isso estimula o reconhecimento fonético e visual das letras, além de expandir o vocabulário dos estudantes em duas línguas. Por meio desta atividade, os alunos poderão entender a relação fonema-grafema e o correspondente em LIBRAS, além de fomentar a interação social e a tradição oral.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam desenvolver a familiarização dos alunos com o alfabeto e os sons correspondentes às letras, bem como promover o uso consciente de sinais em LIBRAS, incluindo o reconhecimento inicial de palavras e o aumento do repertório lexical. Além disso, a atividade encoraja a prática da linguagem oral e o uso da linguagem de sinais de forma integrada, oferecendo uma compreensão mais rica e diversificada do espectro linguístico do Brasil.
Este conteúdo programático focaliza na identificação das letras do alfabeto e na aplicação prática desses conhecimentos em contextos de comunicação cotidiana. Aborda ainda o uso da Língua Brasileira de Sinais como forma de enriquecer a aprendizagem das crianças e promover a inclusão social. A integração entre linguagem falada e LIBRAS permite que o aprendizado ocorra de uma maneira holística, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
A metodologia utilizada nesta atividade promove a aprendizagem ativa e interdisciplinar. O aprendizado em círculo com a passagem da bola instaura um ambiente lúdico e dinâmico, convidando os alunos a participarem ativamente. Através de jogos e prática repetidas, as crianças assimilam conceitos enquanto estão envolvidas em interações sociais significativas. Como resultado, elas desenvolvem uma maior consciência fonológica e visual das letras e seus usos.
O cronograma da atividade foi estruturado para cobrir uma carga horária de duas horas, divididas em dois encontros de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos vão se familiarizar com as regras do jogo e começar a prática inicial das letras do alfabeto e sua representação em LIBRAS. Na segunda aula, o foco será revisar e fortalecer o que foi aprendido, com ênfase na fluência e precisão, tanto na escolha das palavras quanto na representação das letras em sinais.
A avaliação dos alunos nesta atividade será contínua e processual, observando principalmente a participação, interesse e progresso individual e em grupo. Os critérios incluem a precisão na escolha das letras e palavras, a clareza na representação dos sinais em LIBRAS e a capacidade de trabalhar em equipe. Por exemplo, o professor pode anotar quais letras os alunos têm mais dificuldade e fazer intervenções direcionadas em aulas futuras. Além disso, autoavaliações e feedbacks entre os pares podem ser incorporados para estimular a reflexão sobre a aprendizagem. A observação direta durante a atividade também permitirá que o professor avalie o envolvimento dos alunos com o material e a metodologia proposta.
Para a execução desta atividade, são necessários recursos básicos e de fácil acesso. O uso de uma bola promove a dinâmica do envolvimento dos alunos, enquanto cartelas de alfabeto e sinais em LIBRAS servem como suporte visual essencial. Esses materiais são complementados por animações ou aplicativos que facilitam a demonstração de sinais, maximizando o entendimento dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula