Círculo de Histórias Africanas

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Tradições e Cultura Africana

A atividade 'Círculo de Histórias Africanas' propõe uma imersão na rica tradição oral africana através da leitura colaborativa de histórias tradicionais, parlendas, quadras e quadrinhas. Em um círculo colaborativo, o professor conduzirá a leitura compartilhada, permitindo que os alunos ouçam, visualizem e, posteriormente, discutam os temas, valores e personagens apresentados. Seguindo a discussão, os alunos serão incentivados a criar, com apoio do docente, um mural ilustrado que destaque os elementos mais marcantes das histórias. Esta metodologia ativa, Mão-na-massa, não só fortalece a compreensão leitora e a habilidade de associar textos a suas finalidades, mas também fomenta a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito pela diversidade cultural. Através desta atividade prática, os alunos desenvolverão habilidades de escrita, leituras, análise crítica e representação gráfica, abrindo um espaço de dialogo sobre a diversidade cultural e a importância da preservação das tradições orais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a compreensão e apreciação pelas tradições orais africanas no contexto do ensino fundamental, utilizando-se de histórias, parlendas, quadras e quadrinhas. Procura-se estimular a leitura colaborativa, a interpretação textual, a habilidade de escrita e a capacidade criativa dos alunos para representar visualmente o que foi aprendido. Além disso, visamos promover o respeito pela diversidade cultural e o entendimento de diferentes narrativas e suas funções sociais e educativas.

  • Desenvolver a compreensão leitora e interpretação textual
  • Estimular a expressão escrita e visual
  • Promover a apreciação pela cultura e tradição africana
  • Fomentar habilidades de colaboração e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará em histórias tradicionais africanas, explorando sua estrutura narrativa, personagens típicos, valores culturais e ensinamentos. Além da leitura e discussão das histórias, a atividade incluirá a análise de parlendas, quadras e quadrinhas, ampliando a apreciação pela riqueza da tradição oral africana. Este conteúdo propiciará um maior entendimento sobre a diversidade cultural e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos e valores.

  • Histórias tradicionais africanas
  • Parlendas africanas
  • Quadras e quadrinhas africanas
  • Elementos culturais e ensinamentos das histórias

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade será dividida em etapas de leitura colaborativa, discussão em grupo e criação de murais ilustrados. Este método permite que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem, incentivando a interação, a expressão criativa e a reflexão crítica. O ambiente será preparado para estimular a participação ativa, com materiais de arte disponíveis para a criação dos murais, promovendo uma experiência educativa dinâmica e inclusiva.

  • Leitura colaborativa de histórias
  • Discussão em grupo sobre temas e personagens
  • Criação coletiva de murais ilustrados
  • Utilização de materiais artísticos para expressão visual

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Círculo de Histórias Africanas' será realizada em duas etapas, totalizando 2 horas. A primeira aula focará na leitura e discussão das histórias, enquanto a segunda aula será dedicada à criação dos murais ilustrados, consolidando a experiência de aprendizagem.

  • Aula 1: Leitura e discussão das histórias
  • Aula 2: Criação do mural ilustrado

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas. Serão observados o engajamento na leitura e discussões, a capacidade de expressar ideias e sentimentos através da escrita e da criação visual, assim como a habilidade de trabalhar em equipe. A conclusão e apresentação do mural ilustrado servirão como elemento de avaliação da compreensão dos temas abordados e da capacidade de síntese e expressão artística dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários livros ou textos com histórias tradicionais africanas, materiais de papelaria como folhas de papel grandes para os murais, lápis, canetas, giz de cera, tintas e pincéis. Além disso, o espaço físico deve ser adequado para a formação de um círculo colaborativo e para a execução da atividade artística, garantindo a mobilidade e a interação entre os alunos.

  • Textos e livros de histórias africanas
  • Materiais de papelaria (papel, lápis, canetas, giz de cera)
  • Tintas e pincéis
  • Espaço adequado para atividade colaborativa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo