Círculo dos Contadores de Histórias

Desenvolvida por: Evelin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual Colaborativa

Nesta atividade pedagógica, denominada 'Círculo dos Contadores de Histórias', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a participar de uma experiência criativa de escrita compartilhada. Inicialmente, formarão uma grande roda na sala de aula, e cada um trará consigo um pedacinho de história inventada previamente em casa. A atividade iniciará com um aluno escolhido aleatoriamente, que contará sua parte da história. Em seguida, passará a vez ao colega ao lado, que irá adicionar sua contribuição ao conto, e assim sucessivamente. Este processo continuará até que todos os estudantes tenham compartilhado suas partes, entrelaçando-as num conto coletivo. Após a construção oral do conto, o professor auxiliará na transcrição do texto, para seu registro escrito. Esta etapa será crucial para a discussão e reflexão sobre ortografia e pontuação, além de ensinar técnicas de revisão textual. Posteriormente, cada aluno terá a oportunidade de ilustrar a parte da história que contribuiu, agregando ao projeto final um componente visual. O culminar desta atividade será a criação de um livro coletivo, que combinará texto e arte, criado com a participação de todos os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano na prática de escrita colaborativa, fomentando tanto a criatividade quanto a habilidade comunicativa. Através da contação coletiva, espera-se que os alunos desenvolvam não somente competências linguísticas, como a capacidade de narrativa, ortografia e uso correto da pontuação, mas também habilidades socioemocionais, incluindo cooperação, escuta ativa e respeito pelas ideias dos outros. Além disso, o exercício de ilustração visa estimular a expressão artística e visual de cada estudante, permitindo uma compreensão mais ampla da história criada coletivamente.

  • Fomentar a criatividade e a imaginação através da escrita e ilustração.
  • Desenvolver habilidades de escrita, como ortografia e pontuação.
  • Estimular a prática da revisão textual colaborativa.
  • Promover a cooperação, escuta ativa e o respeito mútuo.
  • Integrar a arte visual como forma de expressão e complemento à escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa trabalhar habilidades de leitura, escrita, oralidade, além do desenvolvimento social e emocional por meio da criação de um texto narrativo colaborativo. Os alunos serão introduzidos às noções de sequência lógica, coesão e coerência em textos, bem como ao respeito pelas normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa. As atividades de ilustração complementarão o conteúdo programático, unindo as artes visuais à literatura, para uma experiência de aprendizado multidisciplinar.

  • Narrativa colaborativa e sua estrutura.
  • Ortografia e pontuação básica.
  • Revisão textual em grupo.
  • Expressão artística por meio de ilustrações.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade será a Roda de Debate, adaptada para permitir que cada aluno compartilhe sua parte da história, promovendo uma experiência de criação coletiva. A interação será guiada pelo professor, que facilitará a revisão colaborativa do texto, discutindo pontos de ortografia e pontuação. A atividade será dividida em etapas claras: contação da história, registro escrito, revisão e ilustração, seguindo uma abordagem prática e participativa que incentiva a colaboração e a criatividade dos alunos.

  • Formação de roda para contação e expansão da história.
  • Transcrição e registro da história criada.
  • Revisão colaborativa do texto escrito.
  • Atividade de ilustração para cada parte da história.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão da etapa de contação de histórias e início da transcrição do texto coletivo. A segunda aula será dedicada à revisão do texto, discussão sobre ortografia e pontuação, e às ilustrações das partes da história, preparando o material para a composição do livro coletivo.

  • Aula 1: Contação de histórias e início da transcrição.
  • Aula 2: Revisão textual, ortografia, pontuação e ilustração.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizado e na contribuição individual e coletiva dos alunos à construção do texto narrativo e das ilustrações. Será dada ênfase à participação ativa, criatividade na narrativa, capacidade de trabalhar em grupo, habilidades de revisão textual e esforço na ilustração. Feedbacks construtivos serão fornecidos, ressaltando pontos de melhoria e reconhecendo os avanços e a criatividade dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, borracha e uma variedade de materiais de arte para a etapa de ilustração, como lápis de cor, marcadores e tintas. Além disso, o acesso a dicionários e recursos de aprendizado digital pode enriquecer a discussão sobre ortografia e gramática.

  • Papel e material para escrita (lápis, canetas, borracha).
  • Materiais de arte (lápis de cor, marcadores, tintas).
  • Dicionários e recursos didáticos digitais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo