Construção de Palavras Vivas

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Alfabetização e escrita correta

Nesta atividade, intitulada Construção de Palavras Vivas, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica que incentiva o aprendizado através do movimento e da colaboração. Os estudantes usarão uma corda para dividir espaços no chão da sala e, com cartões de letras, cada criança ocupará um espaço, colaborando para formar palavras. Esta atividade prática busca promover um entendimento mais claro sobre a separação correta das palavras durante a escrita, além de fornecer uma experiência física que complementa o aprendizado teórico. Ao participarem ativamente do processo de formação de palavras, as crianças aprendem a identificar os espaços entre as palavras, um conhecimento essencial para o progresso na leitura e escrita. A atividade não só estimula o engajamento físico, mas também anima o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais eficaz e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito principal desta atividade é facilitar a compreensão da separação de palavras na escrita, um passo crítico no processo de alfabetização. Além disso, a atividade pretende tornar o aprendizado de estruturas linguísticas mais acessível e interessante para crianças, promovendo a segmentação de palavras em sílabas e o reconhecimento do sistema de escrita alfabética. As práticas interativas incentivam a internalização desses conceitos de maneira significativa.

  • Facilitar a compreensão da separação de palavras na escrita.
  • Promover a segmentação de palavras em sílabas.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se nos fundamentos básicos do sistema de escrita, incluindo a identificação e o uso correto das letras e palavras. Através da atividade, busca-se reforçar a skill de segmentar palavras em sílabas e, adicionalmente, reforçar o papel dos espaços em branco na escrita adequada.

  • Identificação do alfabeto e suas correspondências sonoras.
  • Segmentação silábica de palavras.
  • Reconhecimento de espaços em branco entre palavras.

Metodologia

A metodologia aplicada combina ensino lúdico com atividades práticas, promovendo tanto o aprendizado visual e auditivo quanto o cinestésico. Por meio de atividades em grupo, a prática aprimora a colaboração e a comunicação entre as crianças, integrando os benefícios do aprendizado ativo com as necessidades do ensino inicial em alfabetização.

  • Dinâmicas de grupo.
  • Atividades práticas e interativas.
  • Engajamento físico através da formação de palavras.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade propõe um uso efetivo do tempo para maximizar a aprendizagem. Dividido em duas etapas de 60 minutos, permite uma introdução ao conteúdo, a execução da atividade prática e uma reflexão conjunta, favorecendo processos de aprendizagem e a consolidação do conhecimento.

  • 1ª Aula: Introdução ao tema e início da atividade de formação de palavras.
  • 2ª Aula: Continuação e conclusão das atividades práticas, seguidas por uma discussão de grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será conduzida de maneira contínua e formativa, observando a participação dos alunos e o seu progresso durante a atividade. Critérios específicos incluem a habilidade de formar palavras corretamente, entender e aplicar a separação entre palavras, e colaborar com seus pares. Por exemplo, o uso correto dos cartões de letras para formar palavras com espaços apropriados será observado e registrado. A professora pode utilizar um sistema de pontuação ou feedback verbal como ferramenta adicional para incentivar o desenvolvimento individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários visam a criação de um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Esse ambiente apoia o ensino interativo e facilita a realização das atividades planejadas, utilizando materiais que os alunos podem manipular e interagir diretamente.

  • Corda para delimitação de espaços no chão.
  • Cartões de letras.
  • Espaço amplo e seguro para a realização da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo