Construindo Palavras e Histórias

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Literatura

Nesta atividade, denominada 'Construindo Palavras e Histórias', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à prática da escrita espontânea e ao desenvolvimento da criatividade literária. Utilizando quadrinhos sem diálogos, as crianças terão a oportunidade de criar suas próprias histórias ao preencher, individualmente ou em pequenos grupos, os balões de diálogo com frases e palavras. Esta abordagem permite uma ampla exploração das possibilidades narrativas, fomentando um ambiente rico em imaginação, interpretatividade e capacidades linguísticas. Depois de completarem os quadrinhos, os alunos participarão de uma Roda de Debate, na qual compartilharão suas criações, discutirão as diferentes ideias e perspectivas apresentadas, e receberão feedback tanto dos colegas quanto do educador. Este processo visa não apenas promover a escrita refletiva e a leitura crítica, mas também incentivar a expressão oral e a capacidade de ouvir ativamente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de escrever espontaneamente palavras e frases alfabéticas, utilizando letras e grafemas que representem fonemas. Além disso, os estudantes irão trabalhar a identificação dos elementos que compõem uma narrativa, como personagens, enredo, tempo e espaço, bem como planejar e produzir conteúdos literários colaborativamente. O uso dos quadrinhos sem diálogos como recurso pedagógico facilita a inserção da criança no processo de criação textual, promovendo um ambiente de aprendizagem diversificado e estimulante, que incentiva a expressão criativa e o desenvolvimento das competências linguísticas em um contexto significativo e lúdico.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita criativa.
  • Promover a expressão oral e a habilidade de ouvir ativamente.
  • Estimular a capacidade de interpretação e imaginação.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Fomentar o pensamento crítico e a reflexão sobre a narrativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP26: Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a introdução à escrita espontânea, às estruturas narrativas básicas e ao desenvolvimento da expressão criativa através de histórias em quadrinhos. Por meio da análise e criação de balões de diálogo, os alunos explorarão as diversas formas de comunicação escrita, bem como os elementos constituintes de uma história, enfatizando o enredo, os personagens e a configuração espacial e temporal.

  • Introdução à escrita espontânea e criativa.
  • Elementos de uma narrativa: personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Estruturas de histórias em quadrinhos sem diálogos.
  • Criação e interpretação de balões de diálogo.
  • Técnicas para promover a expressão oral e o debate.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa com foco na prática 'mão-na-massa' e na Roda de Debate. Esta abordagem tem como objetivo fazer com que os alunos sejam os principais agentes de seu processo de aprendizagem por meio da participação ativa. Inicialmente, será apresentada a atividade e os recursos disponíveis. Em seguida, os alunos terão a oportunidade de criar os diálogos dos quadrinhos, individualmente ou em pequenos grupos, permitindo-lhes expressar suas ideias de maneira criativa. A Roda de Debate será um momento de compartilhamento e discussão das criações. O professor atuará como facilitador, orientando as atividades e promovendo um ambiente de apoio e colaboração.

  • Apresentação da atividade e objetivos.
  • Distribuição dos quadrinhos sem diálogos para os alunos.
  • Sessão de criação dos diálogos.
  • Preparação e realização da Roda de Debate.
  • Feedback coletivo e reflexão sobre as criações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a trabalhar em seus quadrinhos. A segunda aula será dedicada à conclusão dos diálogos, seguida pela Roda de Debate, onde discutirão os trabalhos realizados e compartilharão suas criações.

  • Aula 1: Introdução e início da criação dos diálogos (60 minutos).
  • Aula 2: Conclusão dos diálogos e Roda de Debate (60 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e reflexão sobre o trabalho realizado. Será dada atenção ao processo de desenvolvimento das ideias, à originalidade dos diálogos criados e à capacidade de argumentação durante a Roda de Debate. O professor observará a integração dos elementos da narrativa nos diálogos, o uso adequado das palavras e como os alunos aplicam o feedback recebido para refinar suas criações. Exemplos específicos de diálogos interessantes e discussões produtivas durante a Roda de Debate podem ser destacados como demonstrações de sucesso.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos quadrinhos sem diálogos, que serão impressos e distribuídos para os alunos. Materiais como lápis, canetas coloridas e borracha serão necessários para que os alunos possam escrever e, se desejado, colorir seus diálogos. Além disso, é importante ter um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, permitindo que todos os alunos participem ativamente das discussões. Recursos adicionais como projetor ou quadro branco podem ser utilizados para apresentação e discussão das criações.

  • Quadrinhos sem diálogos impressos.
  • Lápis, canetas coloridas e borrachas.
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.
  • Projetor ou quadro branco (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo