Construtores de Histórias no Trânsito

Desenvolvida por: Vasti … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação para o Trânsito
Temática: Construção de narrativas e segurança no trânsito

Esta atividade prática, dirigida a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, propõe o uso de blocos de construção temáticos, seja em formatos físicos ou digitais, para que os estudantes planejem e construam uma narrativa envolvendo o trânsito seguro. Os blocos representam diferentes elementos da história, tais como personagens, veículos, cenários e eventos. Ao escolher e combinar esses blocos, os alunos iniciam o processo de planejamento da sequência da história que, posteriormente, será escrita e ilustrada em grupo. Este exercício tem o duplo objetivo de estimular a criatividade e introduzir conceitos importantes relacionados à segurança no trânsito de maneira lúdica e engajante, aproveitando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão guiados pelo professor em cada etapa deste processo, desde a concepção da ideia até a elaboração final do texto e das ilustrações, passando pela pesquisa necessária para fundamentar o conteúdo da narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos fundamentais estimular a criatividade dos alunos, apresentar e consolidar conhecimentos sobre segurança no trânsito, além de desenvolver habilidades de planejamento textual, leitura, escrita e de ilustração. Pretende-se que, por meio desta prática, os alunos aprendam a organizar ideias de forma lógica para a construção de narrativas, compreendam a importância do planejamento prévio antes da execução de textos e ilustrações, além de praticar o trabalho em equipe. Por fim, a atividade visa também à conscientização sobre regras de trânsito, de modo a formar pedestres e futuros condutores mais seguros e responsáveis.

  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Desenvolver habilidades de planejamento textual e narrativo.
  • Introduzir e consolidar conhecimentos sobre segurança no trânsito.
  • Fomentar habilidades de leitura, escrita e ilustração.
  • Promover o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a introdução ao planejamento narrativo, com foco na criação de uma história que envolve a temática do trânsito seguro. Inclui a discussão sobre os diferentes elementos que compõem uma narrativa - personagens, cenários, problemas e soluções - e como estes podem ser usados para transmitir mensagens importantes sobre comportamento e segurança no trânsito. Adicionalmente, abordaremos as técnicas básicas de escrita e ilustração, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para expressarem suas ideias de maneira criativa e coerente.

  • Elementos de uma narrativa
  • Planejamento de texto
  • Regras básicas de segurança no trânsito
  • Técnicas de escrita criativa
  • Introdução à ilustração de histórias

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade será dividida em etapas claras, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar a criatividade, trabalhar em equipe e aplicar conhecimentos. Inicialmente, será realizada uma introdução sobre segurança no trânsito, seguida pela apresentação dos blocos de construção temáticos. Em grupos, os alunos selecionarão os blocos que representam os elementos da narrativa, planejando a história em conjunto. Após a estruturação da narrativa, os alunos partirão para a fase de escrita e ilustração, recebendo constante orientação e feedback do professor. A metodologia promove aprendizado ativo e engajamento, permitindo que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem.

  • Introdução à temática do trânsito seguro
  • Escolha e combinação dos blocos temáticos
  • Planejamento coletivo da narrativa
  • Escrita e ilustração em grupo
  • Apresentação das histórias criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, explicação da atividade e início do planejamento das narrativas. Na segunda aula, os alunos continuarão o desenvolvimento das histórias, passando para a escrita e ilustração, finalizando com a apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução e planejamento das narrativas
  • Aula 2: Desenvolvimento, escrita, ilustração e apresentação das histórias

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na criatividade demonstrada na combinação dos blocos temáticos para construir a narrativa, na coesão e coerência do texto escrito, bem como na originalidade e expressividade das ilustrações. Será valorizado o esforço de pesquisa sobre segurança no trânsito incorporado à narrativa, além da habilidade de trabalhar em equipe. Feedback construtivo será fornecido, visando não apenas a avaliar o resultado final, mas também o processo de aprendizagem e colaboração entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários blocos de construção temáticos, que podem ser tanto físicos (como blocos de encaixe) quanto digitais, disponíveis em plataformas de educação. Além disso, papel, lápis, borrachas e materiais de pintura ou coloração, como lápis de cor e canetinhas, serão usados para a fase de escrita e ilustração. Recursos adicionais incluem acesso a pesquisa sobre segurança no trânsito, seja através de livros ou da internet, proporcionando um embasamento sólido para as narrativas criadas.

  • Blocos de construção temáticos
  • Papel, lápis, borracha
  • Lápis de cor, canetinhas
  • Materiais para pesquisa sobre trânsito
  • Dispositivos com acesso à internet (para pesquisas e plataformas digitais)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo