Construtores de Palavras

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção de palavras e reconhecimento de sílabas

Esta oficina criativa propõe transformar os pequenos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em verdadeiros construtores de palavras. Por meio do uso dos blocos de montar, comumente conhecidos como LEGO, os estudantes serão encorajados a compor palavras de maneira divertida e interativa. Cada bloco de montar representará uma sílaba, vogal, ou consoante específica, distinguíveis por cores diferentes. O objetivo é desafiar os alunos a criarem o maior número de palavras possíveis dentro de um intervalo de tempo estimulado. Através dessa atividade, busca-se incentivar a segmentação oral das palavras em suas respectivas sílabas, bem como o reconhecimento do alfabeto de forma lúdica. Para fomentar um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos, os alunos serão estimulados a trabalhar em pequenos grupos. Essa dinâmica visa também o desenvolvimento de habilidades sociais, como o trabalho em equipe e compartilhamento de ideias, essenciais para o processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica tem como finalidade primordial estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a capacidade de distinguir letras do alfabeto, reconhecer o sistema de escrita alfabética e segmentar oralmente palavras em sílabas, de forma que estejam engajados e motivados pelo caráter lúdico da atividade. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades de colaboração e compartilhamento entre pares, fundamentais no processo educacional. Pretende-se, com esta abordagem mão-na-massa, facilitar o reconhecimento de padrões silábicos, a associação fonema-grafema e consequentemente, consolidar uma base sólida para a alfabetização dos alunos.

  • Distinguir letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e o pensamento lógico na construção de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

A oficina Construtores de Palavras é uma proposta enriquecida para dinamizar o processo de alfabetização, permitindo aos alunos explorarem a segmentação de palavras em sílabas de maneira lúdica e colaborativa. O conteúdo programático abrange o reconhecimento de letras e sílabas, segmentação silábica, formação de palavras e o estímulo ao trabalho coletivo, aprimorando as competências linguísticas dos alunos de forma integrativa.

  • Identificação de letras do alfabeto
  • Conceitos básicos de sílabas e fonemas
  • Construção e segmentação de palavras
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através do jogo

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada nessa oficina, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa. Os alunos serão agrupados e receberão conjuntos de blocos coloridos representando sílabas e letras, com os quais deverão formar palavras através da experimentação e colaboração dentro dos grupos. Essa abordagem favorece o desenvolvimento cognitivo pela manipulação concreta dos objetos de aprendizagem e a interação com os colegas, crucial para assimilar os conceitos propostos.

  • Distribuição de blocos de montar por cor/sílaba
  • Formação de grupos para atividades colaborativas
  • Criação de palavras utilizando os blocos
  • Tempo determinado para construção e discussão das palavras criadas
  • Apresentação das palavras aos colegas e professores

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução ao conceito da atividade e distribuição dos materiais. Os alunos serão divididos em grupos para iniciar a construção de palavras. Na segunda aula, os grupos continuarão a criar palavras e ao final haverá uma sessão de compartilhamento das palavras construídas e reflexão sobre o processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da construção de palavras
  • Aula 2: Continuação da construção de palavras e compartilhamento das criações

Avaliação

A avaliação da oficina Construtores de Palavras será realizada observando-se o engajamento dos alunos nas atividades de construção de palavras, bem como a capacidade de trabalhar colaborativamente. Será dado um enfoque especial na habilidade de segmentação oral das palavras em sílabas pelos alunos. A avaliação também considerará a criatividade na criação de palavras e o uso correto das letras e sílabas, propiciando um feedback construtivo que visará o estímulo à aprendizagem contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, serão necessários blocos de montar coloridos, preferencialmente Lego, com cores distintas representando diferentes vogais, consoantes ou sílabas. Além disso, espaço adequado para acomodação dos grupos de alunos de forma que possam interagir e colaborar entre si é essencial. Recomenda-se a utilização de lousa ou flip chart para a apresentação das palavras construídas, facilitando assim o compartilhamento de ideias e discussões.

  • Blocos de montar tipo LEGO de diferentes cores
  • Espaço de aula adaptado para trabalho em grupo
  • Lousa ou flip chart
  • Timer ou cronômetro para controle do tempo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo