Construtores de Palavras

Desenvolvida por: Roniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Conhecimento das Letras e Formação de Palavras

Esta atividade é projetada para introduzir alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao reconhecimento de letras e à formação de palavras, promovendo uma base sólida para o desenvolvimento da leitura e escrita. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão estimulados a assistir a vídeos curtos em casa, que apresentam palavras simples, suas escritas e pronúncias. Em sala de aula, eles terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, utilizando conjuntos de letras móveis para construir as palavras que aprenderam. A atividade enfatiza a comparação entre as palavras formadas com imagens correspondentes, proporcionando um ambiente rico para a discussão sobre as semelhanças e diferenças na escrita e pronúncia das palavras. Esta abordagem prática permite que os alunos explorem a estrutura das palavras de maneira colaborativa, estimulando o reconhecimento de sílabas e letras, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades fundamentais de leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e interativa das letras do alfabeto, sílabas, e como essas se combinam para formar palavras. Ao realizar as tarefas propostas, os alunos terão a chance de consolidar o conhecimento prévio obtido através dos vídeos disponibilizados, e praticar a associação entre palavras, suas escritas, e imagens correspondentes. Através desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades importantes para a leitura e escrita, como a identificação de semelhanças e diferenças entre letras e sílabas, além de promover a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas de forma colaborativa.

  • Reconhecer letras do alfabeto.
  • Formar palavras a partir de letras móveis.
  • Comparar palavras formadas com imagens correspondentes.
  • Identificar semelhanças e diferenças na escrita e pronúncia de palavras.
  • Estimular a leitura e escrita colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conteúdos fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização e letramento, centrando-se no reconhecimento das letras e na formação de palavras simples. O conteúdo programático é construído de maneira a oferecer aos alunos uma base sólida que os habilite a compreender relações entre fonemas e grafemas, além de promover práticas de escrita e leitura colaborativa. A natureza interativa e prática da atividade visa fomentar o interesse e a curiosidade dos alunos pelo mundo da escrita e leitura, estabelecendo conexões significativas com seu cotidiano e experiências visuais através de imagens.

  • Alfabeto: reconhecimento de letras.
  • Formação de palavras.
  • Comparação entre escrita e imagem.
  • Sons de sílabas iniciais e suas diferenças.
  • Escrita compartilhada.

Metodologia

Para implementar esta atividade pedagógica, empregaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão preparar-se em casa, assistindo a vídeos que introduzem o conceito de letras, sílabas e formação de palavras. Em sala, eles serão desafiados a aplicar o conhecimento adquirido, utilizando conjuntos de letras móveis para construir palavras. Essa abordagem promove não apenas o reconhecimento e a prática da escrita, mas também a interação entre os alunos, ao estimularem uns aos outros na construção do conhecimento coletivo, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.

  • Visualização prévia de vídeos educativos.
  • Uso de letras móveis para formação de palavra.
  • Associação de palavras à imagens correspondentes.
  • Discussão em grupo sobre semelhanças e diferenças.
  • Atividade colaborativa de escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em seis aulas de 50 minutos cada, totalizando 5 horas de duração. Iniciaremos com a visualização dos vídeos em casa, seguido pela aplicação prática em sala de aula, onde os alunos utilizarão as letras móveis e participarão de atividades de comparação e discussão. Cada etapa é desenhada para consolidar o conhecimento e promover a interação entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e visualização dos vídeos em casa.
  • Aula 2: Primeira sessão prática com letras móveis.
  • Aula 3: Atividade de formação de palavras em grupo.
  • Aula 4: Associação de palavras com imagens.
  • Aula 5: Discussão sobre semelhanças e diferenças nas palavras.
  • Aula 6: Reforço da atividade e revisão dos conceitos aprendidos.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, sua capacidade de trabalhar em equipe, a articulação entre o conhecimento prévio e as novas aprendizagens, assim como o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Serão avaliadas tanto as etapas individuais de reconhecimento e formação de palavras quanto as atividades grupais de discussão e comparação. Exemplos específicos de avaliação incluem a correta formação de palavras usando letras móveis e a habilidade de associar palavras a imagens correspondentes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem vídeos curtos que apresentem palavras simples, suas escritas e pronúncias, conjuntos de letras móveis para cada aluno, imagens impressas de objetos e animais que correspondam às palavras estudadas, além de materiais para anotação e registro das atividades em sala. A utilização desses materiais propicia um aprendizado dinâmico e interativo, reforçando a conexão entre a teoria e a prática.

  • Vídeos educativos com palavras simples.
  • Letras móveis para formação de palavras.
  • Imagens impressas correspondentes às palavras.
  • Materiais para anotação e registro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo