Esta atividade é projetada para introduzir alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao reconhecimento de letras e à formação de palavras, promovendo uma base sólida para o desenvolvimento da leitura e escrita. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão estimulados a assistir a vídeos curtos em casa, que apresentam palavras simples, suas escritas e pronúncias. Em sala de aula, eles terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, utilizando conjuntos de letras móveis para construir as palavras que aprenderam. A atividade enfatiza a comparação entre as palavras formadas com imagens correspondentes, proporcionando um ambiente rico para a discussão sobre as semelhanças e diferenças na escrita e pronúncia das palavras. Esta abordagem prática permite que os alunos explorem a estrutura das palavras de maneira colaborativa, estimulando o reconhecimento de sílabas e letras, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades fundamentais de leitura e escrita.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e interativa das letras do alfabeto, sílabas, e como essas se combinam para formar palavras. Ao realizar as tarefas propostas, os alunos terão a chance de consolidar o conhecimento prévio obtido através dos vídeos disponibilizados, e praticar a associação entre palavras, suas escritas, e imagens correspondentes. Através desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades importantes para a leitura e escrita, como a identificação de semelhanças e diferenças entre letras e sílabas, além de promover a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas de forma colaborativa.
Este plano de aula aborda conteúdos fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização e letramento, centrando-se no reconhecimento das letras e na formação de palavras simples. O conteúdo programático é construído de maneira a oferecer aos alunos uma base sólida que os habilite a compreender relações entre fonemas e grafemas, além de promover práticas de escrita e leitura colaborativa. A natureza interativa e prática da atividade visa fomentar o interesse e a curiosidade dos alunos pelo mundo da escrita e leitura, estabelecendo conexões significativas com seu cotidiano e experiências visuais através de imagens.
Para implementar esta atividade pedagógica, empregaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão preparar-se em casa, assistindo a vídeos que introduzem o conceito de letras, sílabas e formação de palavras. Em sala, eles serão desafiados a aplicar o conhecimento adquirido, utilizando conjuntos de letras móveis para construir palavras. Essa abordagem promove não apenas o reconhecimento e a prática da escrita, mas também a interação entre os alunos, ao estimularem uns aos outros na construção do conhecimento coletivo, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.
A atividade será dividida em seis aulas de 50 minutos cada, totalizando 5 horas de duração. Iniciaremos com a visualização dos vídeos em casa, seguido pela aplicação prática em sala de aula, onde os alunos utilizarão as letras móveis e participarão de atividades de comparação e discussão. Cada etapa é desenhada para consolidar o conhecimento e promover a interação entre os alunos.
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, sua capacidade de trabalhar em equipe, a articulação entre o conhecimento prévio e as novas aprendizagens, assim como o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Serão avaliadas tanto as etapas individuais de reconhecimento e formação de palavras quanto as atividades grupais de discussão e comparação. Exemplos específicos de avaliação incluem a correta formação de palavras usando letras móveis e a habilidade de associar palavras a imagens correspondentes.
Os recursos necessários incluem vídeos curtos que apresentem palavras simples, suas escritas e pronúncias, conjuntos de letras móveis para cada aluno, imagens impressas de objetos e animais que correspondam às palavras estudadas, além de materiais para anotação e registro das atividades em sala. A utilização desses materiais propicia um aprendizado dinâmico e interativo, reforçando a conexão entre a teoria e a prática.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula