Construtores de Palavras

Desenvolvida por: Lilian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Construtores de Palavras' foi elaborada para facilitar o processo de alfabetização e letramento das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma abordagem lúdica e interativa. Os alunos serão incentivados a usar blocos de construção, onde cada peça representa uma letra do alfabeto, para formar palavras que iniciem com a letra 'L'. Essa escolha metodológica visa estimular o reconhecimento das letras, a formação de palavras e o ritmo da aprendizagem de forma divertida e significativa. Depois de construírem suas palavras, as crianças terão a oportunidade de apresentá-las aos colegas, pronunciando as palavras em voz alta e compartilhando o significado, caso saibam ou tenham interesse. Esta apresentação é estratégica para reforçar a aprendizagem auditiva e verbal, além de incentivar a socialização entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover o reconhecimento das letras do alfabeto, incentivando especialmente a identificação e o uso da letra 'L'. Além disso, busca-se estimular a habilidade de formar palavras, reforçando a base para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através do aspecto lúdico e da interação com os pares, pretende-se também fomentar o interesse pela aprendizagem, melhorando a capacidade de comunicação e interação social dos alunos. Esses objetivos são fundamentais para a consolidação da alfabetização inicial, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto
  • Identificação e uso da letra 'L' na formação de palavras
  • Desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita
  • Estímulo ao interesse pela aprendizagem e leitura
  • Fomento à capacidade de comunicação e socialização

Conteúdo Programático

Esta atividade está inserida no contexto da alfabetização, focando no reconhecimento das letras do alfabeto e formação inicial de palavras. Utilizando uma estratégia mão-na-massa, os alunos aprendem de forma ativa, o que contribui para uma memorização mais eficaz das letras e palavras. Além disso, esta experiência contribui para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, uma vez que inclui momentos de apresentação e compartilhamento dos aprendizados.

  • Letras do alfabeto
  • Formações de palavras iniciadas com 'L'
  • Apresentação e significado das palavras
  • Desenvolvimento socioemocional através da participação

Metodologia

A atividade aproveitará abordagens de metodologia ativa, como Atividade Mão-na-massa, para o engajamento direto dos alunos na construção de palavras, e Roda de Debate, para o momento de apresentação e compartilhamento das palavras construídas. Essas metodologias são escolhidas por promoverem um ambiente de aprendizado mais dinâmico, interativo e participativo, onde o aluno é o protagonista do seu processo educacional.

  • Uso de blocos de construção para a formação de palavras
  • Apresentação das palavras e compartilhamento de seus significados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total destinada à atividade será de 1 hora, dividida em uma única sessão de 60 minutos.

  • Introdução e explicação da atividade - 10 minutos
  • Construção de palavras com os blocos - 30 minutos
  • Apresentação das palavras e Roda de Debate - 20 minutos

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, observando a participação, o engajamento e a criatividade dos alunos durante a atividade. Será considerado o esforço de cada aluno em formar palavras com a letra 'L', bem como a capacidade de memorização das letras, formação de palavras e sua apresentação oral. Não será adotado um sistema de pontuação tradicional, mas sim um acompanhamento individualizado, fornecendo feedbacks construtivos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade envolvem blocos de construção com letras do alfabeto (como LEGO ou blocos de madeira), um espaço adequado para a interação entre os alunos e materiais para a organização da roda de debate. É fundamental que haja suficientes blocos para que todos os alunos possam participar ativamente da construção de palavras.

  • Blocos de construção com letras do alfabeto
  • Espaço adequado para a atividade
  • Material de apoio para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo