Contadores de Histórias da Natureza

Desenvolvida por: Clea O… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência ambiental e produção textual

A atividade 'Contadores de Histórias da Natureza' é projetada para engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na criação de histórias inspiradas na biodiversidade, enraizando a valorização da natureza e a conscientização ambiental desde cedo. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões ilustrados com imagens variadas de árvores, plantas e animais. Será proposto que eles criem histórias envolventes que incluam esses elementos. Este processo não somente envolverá os estudantes em uma prática de leitura e escrita criativa mas também os incentivará a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. O professor orientará os grupos na organização das ideias e escrita das histórias, focando em aspectos como interlocutores, finalidade, suporte e organização do texto. Após a conclusão e revisão das histórias, cada grupo terá a oportunidade de partilhá-las com a turma. Algumas histórias selecionadas serão expostas pela escola, promovendo a circulação do conhecimento e o reconhecimento do trabalho dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é estimular a criatividade, a colaboração e as habilidades de escrita dos alunos, alinhando-se com importantes habilidades da BNCC para o 1º ano do Ensino Fundamental. Através da criação de histórias baseadas em elementos naturais, espera-se despertar nos alunos uma consciência ambiental precoce, incentivando-os a valorizar e pensar sobre a proteção da natureza. Além disso, o exercício de planejar e escrever uma história em grupo irá desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, preparando os estudantes para diversos contextos de aprendizagem e interação social.

  • Estimular a criatividade e a expressão individual através da escrita criativa.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização textual.
  • Incrementar a consciência e a valorização do meio ambiente.
  • Fomentar habilidades de leitura e interpretação de texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange desde a introdução e exploração do tema da biodiversidade e sua importância para o ambiente até o desenvolvimento de habilidades de planejamento, escrita e revisão textual. Integrando a leitura de imagens e a criação literária, os alunos aprenderão a organizar ideias coletivamente, a redigir narrativas com coerência e a revisar o trabalho colaborativo, habilidades estas cruciais para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

  • Consciência ambiental e a importância da biodiversidade
  • Leitura e interpretação de imagens de fauna e flora
  • Planejamento textual coletivo
  • Escrita criativa e objetivos da narrativa
  • Revisão e edição colaborativa de textos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove uma experiência educativa imersiva e lúdica. Ao dar aos alunos a liberdade de criar histórias a partir de imagens de plantas e animais, incentiva-se não só a imaginação e a criatividade, mas também a reflexão sobre questões ambientais. O aprendizado torna-se mais significativo à medida que os alunos se envolvem ativamente na construção do conhecimento, trabalhando em equipe e participando de discussões guiadas que levam ao aprimoramento das suas habilidades linguísticas e de colaboração.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Distribuição de cartões ilustrados com elementos da natureza
  • Brainstorming em grupo para o desenvolvimento da história
  • Orientação do professor no planejamento e escrita do texto
  • Apresentação das histórias para a turma e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 3 horas, distribuídas em três aulas de 1 hora cada. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos chave e a divisão de grupos. Na segunda, os alunos trabalharão na criação e desenvolvimento das histórias. Na última aula, haverá a revisão, conclusão dos textos e apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aula 2: Criação e desenvolvimento das histórias em grupo
  • Aula 3: Revisão, finalização e apresentação das histórias

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e baseada na participação ativa dos estudantes durante todo o processo. Serão avaliados a criatividade, o empenho na colaboração com os colegas, a habilidade de incorporar elementos naturais às histórias, a clareza e a coerência textual, bem como a capacidade de revisão e aprimoramento do texto colaborativo. O feedback construtivo será dado após as apresentações, ressaltando pontos positivos e áreas para melhoria. Esta avaliação enfatiza o processo de aprendizado colaborativo e o desenvolvimento de competências linguísticas e socioemocionais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização dessa atividade incluem cartões ilustrativos de diferentes plantas, árvores e animais, papel, canetas e lápis de cor para a escrita e ilustração das histórias. A utilização de livros e recursos digitais como complemento à pesquisa dos elementos da natureza presentes nas histórias também será encorajada. O ambiente será preparado para favorecer a interação e a criatividade dos grupos.

  • Cartões ilustrativos de fauna e flora
  • Papel, canetas e lápis de cor
  • Livros e acesso à internet para pesquisas
  • Espaço de aula organizado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo