A atividade 'Contadores de Histórias Mágicas' é uma proposta de estimular a criatividade, articulação de ideias em grupo e a escuta ativa em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será entregue um saco mágico contendo diversos objetos pequenos. Eles deverão retirar um objeto sem olhar, e esse objeto servirá de gatilho para o início de uma história. A narrativa será construída coletivamente, com cada aluno adicionando elementos e detalhes à história com base no objeto que selecionou. Esse processo promove não apenas a criatividade, mas também o trabalho em equipe, a escuta ativa e a capacidade de articulação de ideias em um contexto coletivo. Ao final, cada grupo apresentará a história criada para a classe, permitindo a prática da oralidade e a valorização das contribuições de cada aluno no processo criativo. A atividade utiliza metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate para engajar os alunos e promover um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Esta atividade visa desenvolver habilidades importantes como a escuta ativa, criatividade, trabalho em equipe, oralidade e recontar narrativas. Os alunos aprenderão a ouvir atentamente as ideias de seus colegas, a construir coletivamente narrativas criativas usando objetos como gatilho para a imaginação e a apresentar suas histórias, promovendo a autoconfiança e a capacidade de articulação oral. Estes objetivos são fundamentais para o desenvolvimento da competência comunicativa e colaborativa dos alunos no ambiente escolar, bem como para estimular a imaginação e a capacidade de expressão.
A atividade integra conteúdos programáticos relacionados à oralidade, produção textual e interpretação, tais como narrativa, elementos da história, criatividade e trabalho em equipe. Ao criar histórias a partir de objetos, os alunos trabalham com a estrutura narrativa de forma lúdica, aprendendo sobre começo, meio e fim, personagens, cenários e conflitos, além de refletir sobre a importância da colaboração e da escuta para a construção coletiva do conhecimento.
Utilizaremos as metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate' para estimular a participação ativa dos alunos na construção de narrativas coletivas. A abordagem Mão-na-massa permitirá que os alunos interajam com os objetos e uns com os outros de forma prática, enquanto a Roda de Debate propiciará um momento de discussão e de troca de ideias, onde cada grupo poderá apresentar sua história e receber feedback dos colegas. Essas metodologias fornecem um ambiente dinâmico e interativo, favorecendo a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento.
A atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá a divisão dos grupos, a explicação da atividade e o início da construção das histórias. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a turma, seguido por um momento de Roda de Debate sobre as narrativas criadas.
A avaliação será formativa e baseada na participação, criatividade, capacidade de trabalho em equipe e na qualidade da apresentação das histórias. Será dado destaque à participação ativa de cada aluno durante a construção coletiva da narrativa e à capacidade de escuta durante as apresentações dos grupos. Feedbacks construtivos serão oferecidos após as apresentações, visando o reconhecimento do esforço coletivo e individual, e a valorização da criatividade e da expressão oral dos alunos.
Para a realização da atividade serão necessários sacos mágicos contendo objetos variados, que servirão de estímulo para a criação das histórias. Além disso, um espaço adequado para acomodar os alunos em grupos e realizar as apresentações finais é essencial. Materiais como papel e lápis podem ser úteis para que os alunos esbocem suas ideias antes da apresentação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula