Contadores de Histórias Mágicas

Desenvolvida por: Érika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa colaborativa e criatividade

A atividade 'Contadores de Histórias Mágicas' é uma proposta de estimular a criatividade, articulação de ideias em grupo e a escuta ativa em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será entregue um saco mágico contendo diversos objetos pequenos. Eles deverão retirar um objeto sem olhar, e esse objeto servirá de gatilho para o início de uma história. A narrativa será construída coletivamente, com cada aluno adicionando elementos e detalhes à história com base no objeto que selecionou. Esse processo promove não apenas a criatividade, mas também o trabalho em equipe, a escuta ativa e a capacidade de articulação de ideias em um contexto coletivo. Ao final, cada grupo apresentará a história criada para a classe, permitindo a prática da oralidade e a valorização das contribuições de cada aluno no processo criativo. A atividade utiliza metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate para engajar os alunos e promover um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades importantes como a escuta ativa, criatividade, trabalho em equipe, oralidade e recontar narrativas. Os alunos aprenderão a ouvir atentamente as ideias de seus colegas, a construir coletivamente narrativas criativas usando objetos como gatilho para a imaginação e a apresentar suas histórias, promovendo a autoconfiança e a capacidade de articulação oral. Estes objetivos são fundamentais para o desenvolvimento da competência comunicativa e colaborativa dos alunos no ambiente escolar, bem como para estimular a imaginação e a capacidade de expressão.

  • Promover a criatividade e a imaginação.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Desenvolver a escuta ativa e a capacidade de síntese.
  • Praticar a oralidade e a capacidade de apresentar ideias.
  • Estimular o reconto de histórias de maneira colaborativa.

Conteúdo Programático

A atividade integra conteúdos programáticos relacionados à oralidade, produção textual e interpretação, tais como narrativa, elementos da história, criatividade e trabalho em equipe. Ao criar histórias a partir de objetos, os alunos trabalham com a estrutura narrativa de forma lúdica, aprendendo sobre começo, meio e fim, personagens, cenários e conflitos, além de refletir sobre a importância da colaboração e da escuta para a construção coletiva do conhecimento.

  • Estrutura narrativa: início, meio e fim
  • Elementos da história: personagens, cenários, conflitos
  • Criatividade e imaginação
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Escuta ativa e reconto de histórias

Metodologia

Utilizaremos as metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate' para estimular a participação ativa dos alunos na construção de narrativas coletivas. A abordagem Mão-na-massa permitirá que os alunos interajam com os objetos e uns com os outros de forma prática, enquanto a Roda de Debate propiciará um momento de discussão e de troca de ideias, onde cada grupo poderá apresentar sua história e receber feedback dos colegas. Essas metodologias fornecem um ambiente dinâmico e interativo, favorecendo a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Seleção de objetos do saco mágico de forma aleatória
  • Construção coletiva da narrativa
  • Apresentação das histórias pelo grupo
  • Roda de Debate para discussão e feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá a divisão dos grupos, a explicação da atividade e o início da construção das histórias. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a turma, seguido por um momento de Roda de Debate sobre as narrativas criadas.

  • Aula 1: Divisão de grupos e início da criação de histórias
  • Aula 2: Finalização e apresentação das histórias, seguido de Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, criatividade, capacidade de trabalho em equipe e na qualidade da apresentação das histórias. Será dado destaque à participação ativa de cada aluno durante a construção coletiva da narrativa e à capacidade de escuta durante as apresentações dos grupos. Feedbacks construtivos serão oferecidos após as apresentações, visando o reconhecimento do esforço coletivo e individual, e a valorização da criatividade e da expressão oral dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários sacos mágicos contendo objetos variados, que servirão de estímulo para a criação das histórias. Além disso, um espaço adequado para acomodar os alunos em grupos e realizar as apresentações finais é essencial. Materiais como papel e lápis podem ser úteis para que os alunos esbocem suas ideias antes da apresentação.

  • Sacos mágicos com objetos variados
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações
  • Papel e lápis para esboço das histórias
  • Câmera ou celular para registrar as apresentações (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo