Contadores de Histórias Mirins

Desenvolvida por: Polian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Reconto de Histórias

A atividade 'Contadores de Histórias Mirins' é uma proposta pedagógica que emprega a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos para fomentar o desenvolvimento da oralidade e habilidades de narrativa entre alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com uma sessão de leitura compartilhada, esta atividade propõe que os alunos sejam divididos em pequenos grupos para recontar as histórias ouvidas. Eles poderão fazer uso de imagens ou recursos teatrais para enriquecer suas narrativas, numa dinâmica que promove a expressão oral e a capacidade de síntese. Um aspecto central da atividade é o foco na identificação e uso de palavras que contenham a vogal 'I', visando reforçar o aprendizado fonético de maneira lúdica e interativa. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua versão da história para a classe, incentivando a escuta ativa e o espírito colaborativo entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem o objetivo de estimular a oralidade e a habilidade de recontar histórias entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, aproveitando os benefícios da Aprendizagem Baseada em Jogos. Busca-se, através desta atividade, promover a identificação e prática de palavras contendo a vogal 'I', reforçar o entendimento do sistema de escrita alfabética, e distinguir letras de outros sinais gráficos. Além disso, visa-se aprimorar a capacidade de síntese e expressão oral dos alunos, bem como incentivar a participação ativa e a escuta ativa entre os pequenos aprendizes. Este projeto educativo almeja também despertar o gosto pela leitura e a apreciação literária desde os primeiros anos de escolaridade.

  • Desenvolver a oralidade e capacidade de narração de histórias.
  • Reforçar a identificação e uso de palavras com a vogal 'I'.
  • Entender o sistema de escrita alfabética e distinguir letras de outros sinais.
  • Promover a escuta ativa e colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a expressão oral e a capacidade de síntese.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se em habilidades linguísticas fundamentais como a oralidade, a compreensão auditiva, a leitura e a escrita. A metodologia ativa empregada, especificamente a Aprendizagem Baseada em Jogos, é ideal para estimular o engajamento dos alunos e proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Oralidade e expressão oral
  • Reconto de histórias
  • Identificação de palavras com a vogal 'I'
  • Compreensão auditiva e leitura compartilhada
  • Jogos teatrais e expressão corporal

Metodologia

A metodologia deste plano de aula combina leitura compartilhada, discussão em grupo, jogos teatrais e reconto de histórias, visando uma aprendizagem significativa e colaborativa. Essa abordagem incentiva os alunos a se expressarem criativamente enquanto consolidam conhecimentos linguísticos e fonéticos, fazendo uso de recursos lúdicos e interativos que favorecem a memorização e compreensão do conteúdo.

  • Leitura compartilhada pelo professor e discussão
  • Divisão dos alunos em grupos para preparação do reconto
  • Utilização de imagens e outros recursos teatrais na narração
  • Apresentação das histórias pelos grupos e feedback coletivo
  • Jogo de identificação de palavras com a vogal 'I' após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em 10 aulas de 30 minutos cada, totalizando uma carga horária de 5 horas. Este cronograma permite uma imersão gradual no conteúdo, com tempo suficiente para a preparação, prática e avaliação das habilidades de narrativa e oralidade.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e leitura compartilhada.
  • Aulas 2 e 3: Discussão em grupo e divisão para o reconto.
  • Aulas 4 a 7: Preparação e ensaio dos grupos.
  • Aulas 8 e 9: Apresentações dos grupos e exercícios de identificação de vogais.
  • Aula 10: Feedback coletivo e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e progresso dos alunos ao longo do projeto. Será dada especial atenção à capacidade de expressão oral, criatividade nas apresentações, compreensão e uso correto das palavras, especialmente aquelas com a vogal 'I'. Além disso, a habilidade de trabalhar em equipe, escuta ativa e contribuição para o reconto também serão avaliados. Exemplos de demonstrações de aprendizado podem incluir a melhoria na confiança ao falar em público, o número de palavras com 'I' identificadas corretamente e a qualidade do reconto das histórias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários livros ou textos literários adaptados para a faixa etária, imagens ou cartões com ilustrações que remetam às histórias lidas, materiais para cenário ou fantasias que possam ser utilizadas nas apresentações, além de um espaço adequado para as apresentações teatrais. Esses recursos contribuem para uma experiência de aprendizado rica, dinâmica e multisensorial.

  • Livros e textos literários
  • Imagens e cartões ilustrativos
  • Materiais para cenários e fantasias
  • Espaço para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo